André Trigueiro é atração do Smart City Expo Curitiba nesta quinta-feira; confira programação

Stephanie D'Ornelas*
28/02/2018 20:32
Thumbnail

Foto: Divulgação

O jornalista André Trigueiro, uma das maiores referências em sustentabilidade no Brasil, será uma das principais atrações desta quinta-feira (1) no Smart City Expo Curitiba. Trigueiro é apresentador e editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews, que destaca iniciativas para um mundo sustentável. Além disso, é repórter da TV Globo, comentarista da Rádio CBN no programa Mundo Sustentável, colunista do G1 e da Folha de S.Paulo. O repórter especializado em jornalismo ambiental é autor de diversas obras reconhecidas sobre o tema. No congresso, irá comandar uma palestra que abordará propostas para um futuro sustentável para as cidades.
Outras discussões de destaque que o congresso irá receber em seu último dia contarão com a presença de nomes de peso, como Tia Kansara, fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos. Além da programação oficial da Fira Barcelona Internacional (veja aqui), que chancela o evento, também haverá palestras com especialistas internacionais promovidas pelo Sebrae e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em mostra paralela (confira aqui a programação). O acesso às exposições, que conta com 22 estandes de empresas nacionais e internacionais, é gratuito.
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução

Reação Urbana

O Reação Urbana, movimento colaborativo que busca auxiliar o município de Curitiba nos enfrentamentos de requalificação urbana da região do Vale do Pinhão, será apresentado ao público da Smart City Expo nesta quinta-feira, às 14h.  A palestra será feita no estande do Vale do Pinhão, um espaço exclusivo para o debate de projetos desenvolvidos no programa da Prefeitura de Curitiba para o fortalecimento do desenvolvimento de negócios inovadores na capital.
O movimento Reação Urbana foi fundado pela HAUS e a Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) Reurbanizar (Reurb), formada por arquitetos e outros profissionais de áreas afins, e conta com o apoio da Agência Curitiba, órgão de fomento ligado à Prefeitura de Curitiba. Orlando Ribeiro, arquiteto e presidente da Reurb, será o responsável pela apresentação da iniciativa na exposição.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Programação oficial

Anote na agenda as principais palestras do Smart City Expo Curitiba que acontecem nesta quinta-feira (01):
Um futuro sustentável para nossas cidades
Das 9h30 às 10h15 na Plenária Principal
Palestrante: André Trigueiro, jornalista, apresentador e escritor
Desenvolvimentos urbanos sustentáveis
Das 11h45 às 13h na Paralela 02
Palestrantes: Juan Pablo Negro, arquiteto e planejador urbano do Instituto de Vivienda de la Ciudad (Argentina); Regina Monteiro, assessoria do presidente da SP Urbanismo; Jorge Luiz Numa, coordenador geral do programa Cidades Sustentáveis; Pedro Alcantra, diretor comercial do Citelum Groupe e Rodrigo de Matos, chefe do departamento de gestão pública do BNDES.
Moderador: Gustavo Taniguchi, diretor presidente da Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria
Cidades sustentáveis: mobilidade e energia como condutores da mudança
Das 14h30 às 15:45 na Paralela 01
Palestrantes: Alberto Silva, consultor da Un-Habitat; Paula Manoela, coordenadora de mobilidade ativa da WRI Brasil; Lourival Lippmann, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento dos Institutos Lactec e Silvia Barcik, diretora executiva do Instituto Renault.
Moderador: Rui Sedor, CEO e designer global sênior da Sedor.
Blockchain x Cidades Inteligentes
Das 16h às 16h45 na Plenária Principal
Palestrante: Tia Kansara, diretora do Replenish Earth (Reino Unido)
Situar os cidadãos no centro das políticas e serviços urbanos
Das 16h45 às 18h na Plenária Principal
Palestrantes: Edgar Eduardo Mora, prefeito de Curridabat (Costa Rica); Maria Paz Uribe, da Findeter (Colômbia) e Alexandre Teixeira, assistente do diretor geral brasileiro da Itaipu.
Moderador: André Turbay, professor e coordenador adjunto da área estratégica de cidades da PUCPR

Programação paralela

Sebrae – Porque o Paraná é o lugar certo para empreender em tecnologia e inovação
Das 13h às 14:30h
Participam da discussão o engenheiro civil Cláudio Sérgio Tedeschi (case Ecossistema de Londrina), André Scandolo (Case Norte Pioneiro do Paraná) e o farmacêutico Luiz Donaduzzi (case Biopark de Toledo). A moderação é de Julio Cesar Agostini, do Sebrae.
GIZ – Implementação dos Conceitos de Smart City: Experiências, oportunidades e desafios no contexto local
Das 13h às 14:30h
Mediada por Günther Wehenpohl, ao lado do secretário de planejamento urbano de Joinville (SC), Danilo Conti, de Roberto Astor Moschetta e Adriana Aceves Fernández, representantes dos departamentos de inovação das cidades de Porto Alegre (RS) e Guadalajara (México).
Confira aqui a agenda completa do evento.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!