Entorno da Vila Capanema pode mudar de cara com centro de agricultura urbana

André Nunes*
28/09/2017 17:00
Thumbnail

Crédito: Ippuc/Divulgação

Anunciado no início da semana pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em seu perfil no Facebook, o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa da Prefeitura de Curitiba começa a ganhar forma. Mas até o início de suas atividades, previsto para março de 2018 – mês do aniversário da cidade – o projeto elaborado pela Secretaria de Abastecimento junto ao Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) ainda precisa de investidores que viabilizem sua construção.
É o que adianta o Secretário de Abastecimento Luiz Gusi, em entrevista para a HAUS. “O prefeito nos deu essa missão de iniciar as atividades do Centro de Referência em março do ano que vem. Para isso, estamos avaliando e quantificando os recursos necessários e buscando parceiros para o projeto, que também faz parte dos esforços pela revitalização da região do Vale do Pinhão”, afirma Gusi, antecipando que o repasse do terreno ao município já foi solicitado à União.

Vizinho da Vila Capanema

O trecho, em questão, tem 9.860 m² de um terreno sem ocupação na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária e ao Estádio Durival de Brito (Vila Capanema), localizado entre os viadutos Colorado e do Capanema. Entre os parceiros do projeto estão as quatro universidades signatárias do Vale do Pinhão – PUC, Universidade Positivo, UTFPR e UFPR – e o Royal Institute of Technology (KTH), da Suécia, que contribuiu com as áreas de separação de resíduos, compactação e reposição do solo em que será erguido o Centro de Referência.
Divulgação IPPUC
Divulgação IPPUC
“O Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa vai reunir diversas técnicas de plantio sustentável de hortifrutigranjeiros (como cultivo protegido, plantio elevado, aquaponia e hidroponia), espaço para grandes culturas e hortas comunitárias. O projeto prevê ainda o uso de energias renováveis, como a eólica e captação de água de chuva para a irrigação e também solar, além de composteira própria”, detalha o arquiteto Paulo França, do setor de Projetos Especiais do Ippuc.
O espaço contará ainda com uma sede em construção modular em nove contêineres e vagões, com telhados verdes destinados ao plantio, onde haverá atividades administrativas, centros de apoio, auditório e restaurante-escola. “Nosso objetivo é incentivar a agricultura urbana de todas as formas, unindo esforços com as universidades parceiras, com a agricultura familiar, o aproveitamento de alimentos, consumo consciente e a redução de resíduos”, elenca França.
Divulgação IPPUC
Divulgação IPPUC

Consciência alimentar

O secretário Luiz Gusi lembra que boa parte da população nas cidades tem contato com o alimento apenas na hora da compra, mas que há outras questões que precisam ser disseminadas e incorporadas no dia a dia.
“Com o Centro de Referência, também queremos trabalhar questões como a valorização dos produtos da agricultura familiar na Grande Curitiba, dentro da proposta de criação do Mercado Comum Metropolitano; o aumento do consumo de frutas e hortaliças, que ajuda na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes e hipertensão); o aproveitamento total dos alimentos e, em consequência, a redução de resíduos orgânicos e o consumo consciente de alimentos e da água”, reforça Gusi.

Confira mais imagens do projeto do Centro de Referência

Crédito: Ippuc/Divulgação
Crédito: Ippuc/Divulgação
Crédito: Ippuc/Divulgação
Crédito: Ippuc/Divulgação
Divulgação IPPUC
Divulgação IPPUC

*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!