Área tem 250 mil metros quadrados. Foto: ICON / Divulgação
Área tem 250 mil metros quadrados. Foto: ICON / Divulgação| Foto:

Chicago está prestes a ganhar um bairro que vai agregar espaço residencial, comercial, recreativo e cultural em um centro de pesquisas para as três maiores universidades locais. É o projeto The 78, apresentado recentemente pelo governador de Illinois, Bruce Rauner, juntamente com o presidente do Sistema da Universidade de Illinois, Timothy Killeen, em uma parceria de pesquisa público-privada de 1,2 bilhão de dólares que estabelecerá o Discovery Partners Institute (DPI).

Apoiado pela Universidade de Illinois, Universidade de Chicago e Universidade Northwestern, o The 78 foi projetado como uma incubadora de pesquisa destinada a manter os estudantes de Illinois no estado e a ajudar a ligar os diversos campi universitários em Chicago. Novo empreendimento da Related Midwest, uma vez concluído o centro de inovação comportará até 1,8 mil estudantes em uma área de 250 mil metros quadrados.

Área de 250 mil metros quadrados comportará até 1800 universitários. Foto: ICON / Divulgação
Área de 250 mil metros quadrados comportará até 1800 universitários. Foto: ICON / Divulgação

O nome faz referência aos 77 bairros oficialmente reconhecidos da cidade, e espera que o projeto seja visto como um bairro completo e integrado, semelhante ao Hudson Yards, em Nova York. Aos residentes potenciais e usuários do espaço também não faltarão opções de transporte, já que o local tem estações de metrô localizadas nas proximidades, além de uma parada de táxi aquático.

Parceria público privada ainda não tem cronograma do início das obras no local. Foto: ICON / Divulgação
Parceria público privada ainda não tem cronograma do início das obras no local. Foto: ICON / Divulgação

Planejado pela empresa de engenharia e arquitetura Skidmore, Owings and Merrill LLP (SOM), o vasto esquema receberá contribuições de outras empresas de arquitetura, como 3XN, Hollwich Kushner e AS+GG.

“O The 78 será um bairro transformador projetado para responder às demandas das gerações futuras, tornando-o o local ideal para um instituto dinâmico como o DPI”, explicou Curt Bailey, presidente da Related Midwest em entrevista ao portal de arquitetura e design Designboom.

Foto: ICON / Divulgação
Foto: ICON / Divulgação

Apesar de terem amplo apoio das autoridades estaduais e municipais, bem como líderes da Universidade de Illinois, nenhum dinheiro público ou privado foi destinado ao projeto por enquanto. Com financiamento ainda incerto, o cronograma do projeto deve ser anunciado no decorrer de 2018 .

*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]