Haus

Relaxamento: 5 dicas de decoração para criar um cantinho zen em casa

*Camila Machado
12/01/2019 16:56
Thumbnail

Foto: Bigstock

Menos estresse e uma vida mais focada está na lista de resoluções para o ano novo de muita gente. Mas por onde começar? HAUS reuniu algumas dicas para você transformar um cantinho da sua casa em um ambiente relaxante, seja para meditar, praticar ioga ou simplesmente descansar.
Confira e permita-se relaxar!

Ambiente

Para começar, escolha um cômodo da casa onde consiga ficar em silêncio. A dica da professora de ioga e meditação, Patricia Thomaz, é ter um espaço fixo para tentar relaxar. “Escolha um local da casa onde possa ficar sozinho, sem barulho de televisão, sem pessoas passando. Quando vamos ´desligar´ precisamos de concentração e tudo o que é externo pode atrapalhar”, explica.
Se você não tiver um cômodo inteiro livre, não se preocupe. Um cantinho organizado na sala ou no quarto já é suficiente. “Biombos podem ajudar a separar os ambientes e torná-los ainda mais aconchegantes”, garantem as arquitetas Alessandra Samuelle Barros e Gabriela Fredrizzi, do escritório Trama Arquitetura.
Definido o ambiente onde vai ser o seu cantinho zen, está na hora de decorar.

Iluminação

Uma luz mais amena auxilia para um tom mais intimista. “Trocar uma lâmpada branca por uma amarela já ajuda. Outra ideia é colocar luminárias ou velas no ambiente. Se quiser investir um pouco, uma opção é a instalação de dimmers, que regulam a intensidade da luz [no interruptor]”, sugere Gabriela. “As fairy lights, que são aquelas luzinhas no estilo pisca-pisca também trazem aconchego”, acrescenta Alessandra.
Para a meditação, a dica de Patrícia é a lâmpada roxa. “É uma luz indireta, não é fria. A luz branca nos deixa muito ativos”, explica a professora de ioga. “Manter velas no ambiente também é legal”, destaca.

Cor

“As cores trazem sensações e mexem com o humor das pessoas. Então, tem tudo a ver trazê-las para um espaço de relaxamento. Nossa dica é usar os tons terrosos, seja de forma pontual, em uma parede, ou então nos objetos de decoração”, sugerem as arquitetas Gabriela e Alessandra.
Móveis em marcenaria, neutros, também contribuem para a composição do ambiente. “Eles vão deixar o cantinho agradável”, afirmam.

Plantas

Plantas são sempre bem-vindas, e ainda mais em um espaço de relaxamento. As de interiores não precisam de luz direta e dão um toque especial à decoração do ambiente zen. “O verde traz tranquilidade. Dá frescor. Não economize nas plantinhas”, enfatizam as arquitetas da Trama Arquitetura.

Conforto

É preciso estar confortável para se sentir relaxado. Então, investir em um tapete legal ou em uma boa poltrona pode ser uma forma de trazer aconchego ao espaço. “Uma rede, almofadas no chão ou um tapetinho de ioga também são válidos”, acrescenta Gabriela. Para dar o toque final à decoração, Patrícia sugere a inserção de uma fonte d’água, de mini-jardins ou até mesmo de cristais.
*Especial para HAUS. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!