Haus

Elevador permite acesso de pessoas com deficiência física à piscina

HAUS
22/06/2016 13:55
Thumbnail

O Poolpod permite que pessoas com dificuldades de locomoção possam entrar e sair de uma piscina. O usuário pode controlar o dispositivo estando nele, de dentro ou de fora da piscina. Foto: Divulgação Poolpod Products

A empresa de design industrial Poolpod Products, de Glasgow, no Reino Unido, criou um elevador capaz de ajudar pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção a entrarem em uma piscina da forma mais independente possível. O equipamento já está presente em lugares como o Zaha Hadid’s London Aquatics Centre, em Londres, e o Tollcross International Swimming Centre, centro de jogos aquáticos de Glasgow.
Foto: Divulgação Poolpod Products
Foto: Divulgação Poolpod Products
Vencedor da competição internacional lançada pela organização das Olimpíadas e Paralimpíadas para os jogos de 2012 em Londres – para encontrar um mecanismo inclusivo que permitisse o fácil acesso de todos às piscinas -, o elevador Poolpod não foi usado na época durante as competições por decisão do designer e fundador, Josh Reid. Segundo ele, alguns componentes do equipamento estavam reagindo com os químicos das piscinas.
Resolvido esse contratempo, o Poolpod é hoje uma solução para uma sociedade mais inclusiva. As pessoas podem usá-lo de pé ou sentadas em uma cadeira de rodas submersível desenhada especialmente para o elevador. O usuário pode controlar o dispositivo estando no próprio Poolpod, de fora ou de dentro da piscina. E não há cabos, porque o elevador é alimentado por baterias recarregáveis. Uma carga completa permite 50 movimentos completos (descida e subida).
Foto: Divulgação Poolpod Product
Foto: Divulgação Poolpod Product
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!