Haus

Evite dor de cabeça: confira dicas para não errar na hora de pintar a casa

Felipe Gonçalves
10/09/2016 22:47
Thumbnail

Erros comuns na hora de pintar a casa podem gerar bastante dor de cabeça (Acervo/BigStock)

Toda residência precisa de manutenção, e a pintura das paredes é um dos principais detalhes a se prestar atenção na hora de reformar e cuidar da casa. Mas o universo em torno dos rolos e latas de tinta envolve muitos mitos e verdades. A HAUS reuniu dicas importantes que precisam ser consideradas para quem estiver planejando repaginar as paredes do lar.
Acerte na cor!
Embora seja óbvio que uma cor não aumenta ou diminui o tamanho de um cômodo, é também certo que a escolha por um pigmento pode causar a impressão de um quarto maior ou uma sala mais ampla, por exemplo. É importante saber que a tonalidade da cor escolhida pode alterar conforme a incidência de luz, tanto natural como artificial.
Dê preferência por tons mais claros quando quiser ‘iluminar’ um ambiente. Se quiser a sensação de um espaço mais aconchegante, a dica é que o teto tenha uma tonalidade mais escura que as paredes. Para não ter surpresas, muitas empresas disponibilizam simuladores que permitem ao comprador testar as cores escolhidas em diferentes momentos do dia, que influenciam na luminosidade.
Tintas especiais
Alguns ambientes requerem atenção especial, e existem opções de tinta que vão além apenas da decoração. Em ambientes externos, em que as paredes sofrem com a ação do tempo e do clima, a opção é de usar tintas acrílicas, por serem mais resistentes ao sol e chuva e por terem tratamento anti-bactérias e mofo. Para pintura de forro, a sugestão apropriada é a tinta PVA.
Nos ambientes com azulejo, a opção é por tintas à base de água. Além de serem práticas e de aplicação fácil, evitam a dor de cabeça de ter que quebrar paredes.
Atenção com o planejamento!
Outros importantes detalhes são tanto o material utilizado como a época que a pintura vai ser feita. Além de planejar dias menos úmidos, preste atenção na hora de diluir a tinta: a proporção informada pela empresa é importante para que não haja surpresas desagradáveis no resultado. Também é importante utilizar mexedores próprios para misturar a tinta; chaves de fenda ou cabos de vassoura oferecem risco de alterar a tonalidade ou as propriedades da tinta.
E não se preocupe com o cheiro forte, pois aqui cabe um mito: as tintas de hoje em dia, além de secarem mais rápido do que antes, não deixam o ambiente com o odor característico. Por fim, não hesite em procurar ajuda profissional se for necessário. Evita dores de cabeça e sujeira, e pode evitar que o ‘barato saia caro’!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!