Haus

Painéis geométricos vermelhos criam fachada escultural em casa na Itália

Luan Galani
16/02/2016 10:00
Thumbnail

Cidade do sul da Itália ganha edifício com vestes esculturais e futurísticas. Fotos: GG-loop/Divulgação

Quem disse que prédios também não podem ser obras de arte? Utilizando superfícies geométricas vermelhas, o escritório holandês GG-loop emprestou um caráter escultural ao exterior de uma casa na cidade italiana de Altamura. O projeto foi apelidado de Gênio Gentil.
O edifício abriga a casa dos pais do arquiteto e o coletivo de arte Elefantes e Vulcões. Os arquitetos receberam cartão verde para criar e foram chamados para resolver dois problemas: melhorar a eficiência energética do prédio e arranjar uma maneira de unificar as duas partes da construção, que tinham identidades visuais completamente diferentes.
A solução foi criar uma superfície tridimensional que explora o contraste entre luz e sombra. O vermelho foi deliberadamente escolhido por fazer o edifício se destacar. “Ele toca os instintos do observador”, explica o arquiteto responsável pelo projeto Giacomo Garziano. “Não é linear, é uma percepção multifacetada que salta das paredes, transformando a construção em uma escultura.”
Os painéis sólidos com cobertura gliterizada são feitos a partir de plástico, tinta e resina, e são bastante empregados no sistema para insolação e isolamento térmico, que oferece proteção adicional contra intempéries e auxilia o prédio a reter calor, dispensando a utilização de aquecedores e, consequentemente, reduzindo o consumo de energia elétrica.
No interior, a residência manteve todas as suas características anteriores. Apenas uma pequena área para hóspedes foi reformada. O espaço segue a mesma linguagem escultural e futurística do exterior, com padrões geométricos integrando mobílias e espaços de armazenamento.
O arquiteto nomeou essa parte do projeto de A Infecção, pelas formas utilizadas lembrarem alguns padrões orgânicos de bactérias.
“Tudo está integrado pelas estruturas. As células de madeira pré-fabricada contém a cozinha, o sistema de iluminação LED, os closets, as prateleiras de livros e o sistema de áudio”, lembra o arquiteto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!