Haus

Paris quer se tornar uma cidade verde em quatro anos

HAUS
26/04/2016 13:33
Thumbnail

O programa "Du vert prês de chez moi" (Verde perto de mim) quer mudar o paisagismo de Paris. Fotos: Prefeitura de Paris/ reprodução

O projeto é ambicioso: Paris quer ter um quarto de sua superfície coberta por vegetação daqui a quatro anos. E uma das ações que pretende realizar isso é de vital importância. O programa “Du vert prês de chez moi” (Verde perto de mim) tem como um dos focos as crianças. Por isso, cada uma das escolas recebeu um kit de jardinagem para criar um espaço verde. Em outras, que já o tem, a prefeitura de Paris se comprometeu a ajudar a melhorá-lo.
Em 2020, a cidade luz quer ter 30 hectares de jardins abertos ao público, 20 mil novas árvores plantadas, 200 projetos de revegetação, desenvolvimento de pomares e hortas nas escolas e 100 hectares de vegetação em paredes e telhados.
As crianças vão servir como disseminadores da nova cultura de paisagismo que a prefeitura quer implantar
As crianças vão servir como disseminadores da nova cultura de paisagismo que a prefeitura quer implantar
Já existem jardins e hortas educacionais em 350 escolas e pré-escolas da cidade. Um exemplo é o colégio Henri Matisse, que conta com uma horta no topo do prédio.
Outra meta do programa Du vert prês de chez moi é ter 100 hectares de vegetação especificamente em paredes e telhados. Em primeiro lugar haverá um amplo programa para edifícios municipais e na sequência a prefeitura vai propor medidas para que parceiros públicos e privados implementem espaços verdes em seus edifícios.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!