Sustentabilidade

Saiba como economizar água para enfrentar a redução do consumo mínimo da Sanepar

HAUS
02/06/2017 14:00
Thumbnail

Foto: Brunno Covello / Arquivo Gazeta do Povo | GAZETA

A partir deste mês de junho, a Sanepar irá reduzir pela metade o volume mínimo de água cobrado dos consumidores residenciais. Desta forma, os anteriores 10 m³ cairão para apenas 5 m³ (o equivalente a cinco mil litros de água), o que exigirá cautela por parte de quem não quiser ver a conta d’água aumentar na proporção inversa.
Isso pode acontecer, principalmente, nas residências cuja média de consumo costumava ficar abaixo dos 10 m³. Afinal, como este era o valor mínimo cobrado pela companhia de saneamento, muitos destes consumidores acabavam não adotando medidas de economia de água.

Economia

Um dos principais desafios para se economizar água em casa está na sua presença em praticamente todas as tarefas domésticas, que vão de cozinhar e limpar os ambientes aos cuidados com a higiene pessoal.
A estratégia, então, está em utilizar o recurso de forma consciente e fazer da reutilização uma aliada contra os “giros” do hidrômetro. Confira as dicas que HAUS separou para te ajudar nesta tarefa.

Feche a torneira

VB MEIO AMBIENTE - CURITIBA, 26/05/2011 - VIVER BEM - Casal Martin Ewert e Rafaelle Mendes tomam atitudes no cotidiano que ajudam na sustentabilidade do planeta. Na foto mão na torneira de agua (economia de água) - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
VB MEIO AMBIENTE - CURITIBA, 26/05/2011 - VIVER BEM - Casal Martin Ewert e Rafaelle Mendes tomam atitudes no cotidiano que ajudam na sustentabilidade do planeta. Na foto mão na torneira de agua (economia de água) - Foto: Daniel Castellano / AGP / Agência de Notícias Gazeta do Povo
O desperdício de água está entre os principais vilões do consumo. Por isso, ao lavar as mãos, feche a torneira enquanto as esfrega. O mesmo vale para quando se escova os dentes, se faz a barba ou se ensaboa a louça.

Saiba quanto você gasta

Deixar de acompanhar o histórico de consumo é o primeiro passo para ver aumentar a conta de água. Além de registrar a média do volume utilizado a cada mês pela família, o histórico permite avaliar se ele está alinhado ao número de pessoas que moram no imóvel. A quantidade de água consumida atual e de doze meses anteriores está impressa na parte inferior da fatura enviada pela Sanepar.

Acumule roupas para lavar

Acumular as roupas para lavá-las todas de uma vez, aproveitando a capacidade dos eletrodomésticos, é outra alternativa para economizar no consumo de água. Lavar poucas peças diversas vezes na semana, ao contrário, contribui para elevar a conta. A lavagem planejada ainda permite que a água que iria para o ralo seja reaproveitada na lavagem das calçadas, otimizando ainda mais o uso do recurso.

Tome banhos rápidos

Tomar banhos rápidos é uma das melhores formas de se economizar água. Afinal, a cada cinco minutos ligado, um chuveiro consome 70 litros d’água, em média. Utilizar equipamentos, como o Aguawell, para fazer a coleta da água até que ela atinja a temperatura ideal para o banho é outra alternativa. Com um design que facilita o manuseio, ele permite que o líquido seja reaproveitado para outros fins.

Detecte vazamentos

Vazamentos são os maiores “ladrões” de água nas residências. Torneiras pingando, descarga vazando, manchas de umidade nas paredes ou consumo além do habitual devem ser checados para que a água e o dinheiro da conta não sejam desperdiçados.

Diga não para a louça na pia

Pode soar estranho, mas lavar a louça em uma lavadora economiza mais água do que fazê-lo na pia. A lavagem no equipamento utiliza até seis vezes menos água do que a manual, o que resulta em uma economia de cerca de 25 mil litros d’água em um ano. A lava-louças “Ciclo”, desenvolvida pelo estudante de Design Robson Pereira de Carvalho, da Universidade Anhanguera, promete ir além e higienizar louças a partir do dióxido de carbono, sem utilizar uma única gota d’água.

Abuse da tecnologia

Preocupados com a sustentabilidade, muitos fabricantes de louças e metais têm investido em tecnologias que reduzem o consumo de água de seus produtos. Depois das descargas com duas opções de acionamento, os chuveiros que sinalizam a quantidade de litros utilizados durante o banho e avisam quando ele está extrapolando o limite ideal são opções para reduzir o consumo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!