Costume de alimentar pássaros faz bem gigantesco para cidades britânicas

Impacto ecológico massivo foi observado ao longo de 50 anos de análise nos espaços urbanos britânicos

50 anos de pesquisa revelou, para pesquisadores britânicos, que o hábito de ter comedouros em espaços urbanos traz benefícios para a cidade. Foto: Bigstock

por HAUS

25/06/2019

compartilhe

Quem disse que cidade e natureza são diametralmente opostos? Cada megalópole tem sua própria selva urbana e cabe aos habitantes também zelarem por ela. Foi o que fizeram cidadãos britânicos nas últimas décadas, como atesta dados do Fórum Econômico Mundial. E quem sai ganhando é a própria cidade e a qualidade de vida de seus moradores.

Aos fatos: uma em cada duas pessoas do Reino Unido passou a alimentar os pássaros da fauna local em seus jardins com bebedouros e comedouros. E o resultado impressiona: os animais nas áreas urbanas explodiu, e a variedade de espécies também aumentou, gerando um impacto ecológico positivo e massivo. Todos os dados foram retirados de pesquisa publicada na revista Science em 2017.

Em tempo: as pombas não fazem parte do estudo e são consideradas por diversos especialistas uma das pragas urbanas do mundo contemporâneo.

>>> Sabe o granilite dos pisos antigos? Ele voltou repaginado em produtos de design

O simples gesto de alimentar os passarinhos não só auxilia no cuidado com a natureza, como torna a cidade mais simpática e acolhedora.

No caso da Inglaterra, verificou-se que uma espécie, ao longo de 50 anos da pesquisa, sofreu alteração no bico, favorecendo a alimentação por comedouros. Outros grupos agora permanecem também no inverno e não precisam mais migrar para a Espanha ou África em busca de alimentos.

Como exemplo, a pesquisa revela que, em 1972, a espécie goldfinches era vista em apenas 8% dos comedouros do país. Em 2012, esse número passou para 87%. Em números totais, o número de pássaros triplicou no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM:

Brasileiros criam mobiliário urbano futurista com iluminação e som ativados com energia solar

Disney lança coleção de móveis inspirada em Star Wars

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você