Trashtag Challenge: desafio do lixo toma conta das redes sociais e incentiva limpeza de áreas degradadas

Luciane Belin*
18/03/2019 20:35
Thumbnail

Foto: Reprodução/Instagram

Uma nova hashtag tomou conta do Instagram neste final de semana e já reúne quase 40 mil publicações mundialmente: a #trashtag, uma brincadeira com as palavras trash (lixo, em inglês) e hashtag. O desafio do lixo, ou Trashtag Challenge, convida os usuários da rede social a juntar uma galera, organizar um mutirão e limpar um terreno que estava tomado pelo lixo.
Antes de retirar todo o plástico, papel e toda a sorte de objetos dispensados por lá, no entanto, é preciso registrar o momento com uma foto para, ao final, compartilhar o resultado da limpeza. Em menos de uma semana, o Trashtag Challenge lotou o Instagram com registros de antes e depois de terrenos que pareciam estar condenados, revelando belas paisagens onde antes pareciam haver grandes depósitos de lixo.
Embora não seja uma tag extremamente nova, foi nos últimos dias que ela ganhou força, impulsionando os usuários para a ação fora das redes. Veja algumas postagens feitas no mundo todo!

Bélgica

O Greenpeace da Bélgica lançou o desafio com uma postagem que dizia: “Um desafio que importa. Limpando nossa terra passo a passo. Como indivíduo, você pode fazer a diferença! Ajude-nos a criar consciência para a poluição plástica. Nós desafiamos você!”

Colômbia

Na Colômbia, a tag #basurachallenge acompanhou a hashtag em inglês, convidando os colombianos a fazerem a sua parte.

Timor Leste

No Timor Leste, este grupo de amigos limpou a área à beira da praia durante uma atividade educacional.

Estados Unidos


Mas, além das fotos do tipo “antes e depois”, houve quem preferiu chamar a atenção para o tipo de lixo que era recolhido. Na Flórida, nos Estados Unidos, esse grupo percorreu mais de 130 km de praia e se assustou com o resultado.
“Nós nos aventuramos na estrada hoje para limpar uma seção da praia de Hiles Boulevard e Ocean Club North (82 milhas) que nós pensamos que podem ter sido negligenciados … e infelizmente achamos tudo isto. 70 tampas de garrafa, brinquedos de praia de plástico, plástico e garrafas de vidro, canudos, talheres de plástico, embalagens de chips e doces e, como sempre, copiosas quantias de micro plástico 😢”, dizia a legenda da foto.

Ucrânia

Já esse grupo na postagem acima se comprometeu a limpar uma floresta inteira, a floresta Izyaslav, na Ucrânia. Ninguém acreditou quando eles disseram que iam conduzir essa empreitada, mas não é que deu certo? Três pessoas, mais de 30 sacos de lixo cheios em poucas horas. “Há de tudo: garrafas de plástico e vidro, latas, xícaras, sacos de diferentes tipos e diferentes panos de lubrificação, embalagens, fraldas e absorventes, calcinhas e meias”.

Hungria

A região de Tatabánya, perto de Budapeste, capital da Hungria, também sofreu uma bela limpeza.

Argélia

Mas nem todo mundo consegue percorrer centenas de quilômetros coletando o lixo. Que tal começar pelo seu próprio quintal ou pela sua rua?

República Tcheca

Também teve gente que se dedicou a coletar tipos de lixo bem específicos. Esse perfil publicou uma foto mostrando a quantidade de bitucas de cigarro encontrou pelo caminho.
Conhece alguma iniciativa na sua cidade? Manda para a gente pelo e-mail haus@gazetadopovo.com.br
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!