Veja dicas para economizar água em casa

Adotar hábitos simples ajuda a otimizar o uso do recurso e a diminuir a conta d’água

por HAUS

22/03/2018

compartilhe

Tomar banho, lavar a louça, cozinhar e limpar os ambientes. Praticamente tudo o que se faz para manter a higiene e a organização doméstica demanda água, o que faz acender o sinal de alerta para o uso consciente do recurso natural em casa.

Afinal, um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, apontou que, se a gestão da água não for melhorada, em 2030 o planeta enfrentará um déficit de 40% no abastecimento.

A HAUS separou dicas que você pode adotar para utilizar melhor o recurso e ainda economizar na conta. Confira!

Dê tchau para a louça na pia

economia-agua-1

Lava-louças usa até seis vezes menos água do que a lavagem manual. Fotos: Pixabay

Entre lavar a louça na pia e utilizar uma lavadora, fique sempre (que possível) com a segunda opção. A lavagem na lava-louças gasta até seis vezes menos água do que a manual, o que pode gerar uma economia de 27 mil litros de água por ano, o equivalente a 55 caixas d’água de 500 litros.

Use arejadores

Baratos e fáceis de instalar, os arejadores, também conhecidos como “peneirinhas”, misturam ar à água, dando a sensação de maior volume na vazão. Assim, a eficiência da água é a mesma, mas se evita o desperdício decorrente dos respingos. Para instalar a peça, basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e dos chuveiros.

Planeje a lavagem das roupas

Mesmo nas máquinas de lavar que contam com diferentes níveis de ajuste de água, a sugestão é aproveitar ao máximo a capacidade dos eletrodomésticos. A dica, então, é acumular as roupas para lavá-las todas de uma vez, ao invés de lavar poucas peças diversas vezes na semana.

Feche o registro

economia-agua-3

Verificar vazamentos previne o desperdício de água.

Periodicamente, feche o registro e verifique se o relógio continua girando. Desta forma é possível detectar vazamentos, que podem fazer com que muitos litros d’água sejam desperdiçados (e cobrados na conta).

Reutilize a água do banho

Com um balde, recolha a água que iria para o ralo enquanto você espera que ela atinja a temperatura adequada. Esta prática economiza cerca de oito litros d’água por dia, que podem ser utilizados na lavagem de roupas, do quintal e do banheiro, por exemplo. Você também pode armazenar a água do banho. Para isto, basta colocar uma bacia sob os pés.

Aproveite a água da chuva

Com baldes e bacias, ou até mesmo cisternas, é possível armazenar a água da chuva. Ela pode ser utilizada para regar o jardim, lavar o quintal ou em descargas, por exemplo.

Regue o jardim à noite

economia-agua-2

Regar as plantas à noite reduz as perdas com a evaporação.

Prefira os períodos noturnos para regar o jardim, o que minimiza as perdas com a evaporação. Prefira o regador à mangueira para molhar as plantas. Ele auxilia a direcionar o fluxo de água, evitando o desperdício.

Use a vassoura, não a mangueira

Ao limpar a calçada, use um balde com água e uma vassoura, ao invés de “varrer” a sujeira com a mangueira. Ligada por cerca de 15 minutos, uma mangueira gasta quase 300 litros de água. Um balde, por sua vez, comporta cerca de 20 litros, em média.

Via SustentArqui

LEIA TAMBÉM

5 dicas para deixar sua casa pronta para o outono

Use espelhos de tamanhos diferentes para uma decoração simples e barata

Queridinhas do momento: saiba como cuidar e decorar com samambaias

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você