Sustentabilidade

Cápsulas como as de café e venda por assinatura são aposta de marca de produtos de limpeza naturais

Sharon Abdalla
28/08/2018 00:12
Thumbnail

Foto: Yvy/Reprodução

E se alguém dissesse que boa parte dos itens de limpeza que constam na sua lista de compras são compostos por uma matéria-prima que você tem em casa ao abrir a torneira? Parece surpreendente, mas sim, cerca de 90% do conteúdo das embalagens dos produtos destinados à limpeza doméstica é água. Os outros 10% são, em geral, compostos por ativos como cloro, fosfato e outros derivados do petróleo.
Estes dois pontos, aliados à forma de distribuição desses produtos (por redes de atacado ou varejo), foram o ponto de partida para o desenvolvimento da Yvy, marca de uma linha de produtos 100% naturais que aposta na venda direta ao consumidor final como forma de se diferenciar no mercado e de promover a sustentabilidade do setor.
Foto: Yvy/Divulgação
Foto: Yvy/Divulgação
“As formulações [dos produtos de limpeza convencionais] são complicadas sob o ponto de vista ambiental e de saúde, pois [algumas pessoas têm] alergia aos produtos, os animais podem ter intoxicação. Além disso, há um transporte de água desnecessário e a grande quantidade de plástico utilizada na produção e no descarte das embalagens”, detalha Marcelo Ebert, sócio-fundador da empresa, ao listar os “problemas” que a marca pretende solucionar.

Os produtos

Criada em fevereiro de 2018, a Yvy oferece quatro produtos destinados à limpeza doméstica: multiuso (para pisos, paredes, mesas e utensílios domésticos), limpador para banheiros, limpeza pesada desengordurante e lava roupa (que, segundo a empresa, não endurece as fibras dos tecidos, dispensando o uso de amaciantes).
Todos eles são fabricados a partir de insumos 100% naturais, como óleos essenciais (utilizados nas fragrâncias) e terpenos, cítricos, de eucalipto e de pinho. “Os terpenos são substâncias presentes em todos os vegetais. Na natureza, são responsáveis pela limpeza e assepsia do meio natural. São eles que produzem aquela sensação de ar puro que se tem em meio à floresta”, explica Marcelo.
Foto: Yvy/Divulgação
Foto: Yvy/Divulgação
Mas a sustentabilidade da linha vai além da fórmula e chega, também, à embalagem e ao transporte dos produtos. Como boa parte deles é composta por água, a empresa comercializa cápsulas, como as de café, que trazem os ativos naturais hiperconcentrados e borrifadores, que servem de apoio à mistura da solução.
“O cliente pega o borrifador, enche-o com água até determinado nível e insere a cápsula. Quando a tampa é fechada, ela rompe o lacre e o produto é diluído na dosagem correta”, detalha o sócio-fundador da Yvy. Quando o produto acabar, basta adicionar água, uma nova cápsula e iniciar o ciclo novamente.

Comercialização

Foto: Yvy/Reprodução
Foto: Yvy/Reprodução
A venda é realizada diretamente no e-commerce da marca por meio de assinaturas mensais em kits dimensionados de acordo com o número de moradores/frequentadores do imóvel. Há opções para até duas pessoas (com 14 cápsulas), para ambientes com três ou quatro pessoas (com 21 cápsulas), e espaços para quatro ou mais pessoas (com 28 cápsulas), com valores que variam de R$ 119,99 a R$ 189,99 – todos incluem três borrifadores. No site, ainda é possível realizar a compra avulsa dos produtos.
“As pessoas não sabem que existem produtos naturais que podem ser industrializados para a limpeza doméstica. E quando falam do uso deles para esta finalidade, só pensam em vinagre e bicarbonato de sódio. Além disso, com o nosso modelo de produto, uma família de quatro pessoas terá 120 quilos a menos de água e plástico sendo transportados por ano, isso sem falar na redução da quantidade de lixo, o que reduz o impacto na natureza, resume Marcelo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!