TV gigante e robô zelador: os lançamentos para a casa da maior feira de tecnologia do mundo

HAUS
07/01/2020 22:23
Thumbnail

Foto: divulgação

Primeiro grande evento do calendário de 2020, a Consumer Eletronics Show (CES) abriu suas portas nesta terça-feira (7) com lançamentos que estão dando o que falar. Maior evento de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA), a feira traz novidades que vão além dos notebooks, smartphones e carros elétricos e chegam também às casas, cada vez mais inteligentes e conectadas, o que faz com que as gigantes do setor invistam pesado em inovações para a área.
Como era de se esperar, alta resolução de vídeo e áudio, robôs auxiliares e possibilidade de acionar dispositivos apenas por aproximação estão entre as características presentes nos lançamentos apresentados. Confira na seleção de HAUS quais são eles e se inspire para trazer o universo hi-tech para dentro de casa.

Sala smart

As TVs são o centro das atenções quando o assunto é a sala de estar. Além da The Sero, televisão giratória que tem dado o que falar, a Samsung apresenta na feira outras duas novidades. A primeira delas e, literalmente, mais notável, é a maior televisão comercial do mundo. E quando se fala em maior, significa maior mesmo: são 292 polegadas, que fazem com que a tela chegue aos impressionantes 7,4 metros na diagonal. O modelo é uma versão aprimorada da “The Wall Luxury” e permite que a tela ocupe toda uma parede e seja utilizada como um telão único, múltiplas telas ou mescle as funções decorativas e de exibição, por exemplo. A TV ainda conta com assistente de voz e pode se camuflar ao ambiente, tudo com resolução em 8K.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
A mesma qualidade de projeção aparece nos novos modelos da Qled, Q800T e Q950TS, outras das novidades da marca sul-coreana. Com controle de brilho adaptativo (que se ajusta automaticamente de acordo com a quantidade de luz do ambiente), OTS+ (sistema que reconhece a posição do espectador no ambiente para distribuir melhor o som), áudio de cena inteligente (que se move na tela de acordo com a movimentação do objeto do filme) e mais de 1 bilhão de tons de cores, os modelos são sem borda ou com tela infinita, respectivamente. O Q950TS ainda conta com conexão invisível, com fios ultrafinos e transparentes.

Cozinha inteligente

Coração da casa, a cozinha agora também será o local de onde os moradores poderão controlar todos os cômodos e compartilhar ainda mais momentos em momentos. Pelo menos é isto o que promete a edição 2020 do refrigerador Family Hub, apresentado pela Samsung. Isto porque, além de controlar os produtos disponíveis da geladeira, atualizando os moradores sobre os que foram comprados e os que precisam ser repostos, e sugerir receitas a partir deles e/ou de acordo com as preferências da família, o eletrodoméstico inteligente permite monitorar e controlar mais de 1 mil produtos compatíveis com Smart Things.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Isto inclui acender e apagar luzes, trancar portas, controlar a temperatura do ar-condicionado ou verificar quem está batendo à porta da frente. Na tela do refrigerador, também é possível acompanhar diversas câmeras de segurança ao mesmo tempo.
O Family Board (quadro de família) também foi atualizado e agora permite que vídeos sejam compartilhados direto do smartphone para a tela do refrigerador. Além disso, o modo retrato possibilita a visualização de vídeos verticais e a apresentação do conteúdo de redes sociais em tela cheia. No Brasil, a previsão é a de que o equipamento esteja disponível no segundo semestre deste ano.

Banheiro hi-tech

Nem o banheiro ficou de fora das soluções tecnológicas apresentadas pelas marcas na CES 2020. Somente a Kohler, que desenvolve produtos para cozinha e banheiro, está apresentando cinco produtos na feira. Entre eles está o sistema de chuveiro digital no modo DTV, que cria predefinições de banho personalizadas e aciona remotamente o chuveiro ou a banheira por meio do app.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
O Touchless Toilet (Banheiro sem Toque, em tradução livre) é outra das novidades da marca. Com o objetivo de evitar que as bactérias se espalhem pelo banheiro, ela permite que o usuário dê a descarga do vaso sanitário sem tocar na válvula ou alavanca, que é acionada a partir de um sensor que reconhece a aproximação das mãos.
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Para a casa toda

Como você pode perceber, a Samsung domina os lançamentos para casa na CES 2020. O mais compacto (e simpático) deles é o Ballie, um mini robô em formato de bola utilizado para controle doméstico, quase como um zelador eletrônico.
Assim, ele é capaz de ativar a abertura de cortinas, ligar a TV e acionar aspiradores autônomos, além de seguir seus “donos” pela casa. Além disso, ele também é capaz de identificar se alguém caiu e não consegue se levantar, ou não está se movendo, e chamar ajuda.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!