Designers criam poltrona de avião que se ajusta ao corpo do passageiro

Luciane Belin*
27/02/2019 18:49
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Depois da cama que se move para manter cada pessoa em seu lugar, agora é a vez das poltronas de avião com ajustes personalizados.
Dessa vez, a iniciativa comprometida com o conforto veio do estúdio de design Layer, de Londres, na Inglaterra, que criou o Move – um protótipo de assento para a Airbus que utiliza tecnologias e tecidos inteligentes para aprimorar a experiência de voo em trajetos de curta e média distância.
Conectado a um aplicativo para smartphone, o Move usa uma malha tricotada aliada a sensores instalados para monitorar critérios como tensão, temperatura, pressão e movimento para identificar os ajustes necessários à poltrona. A partir do momento em que os sensores são ativados, a regulagem é automática e feita pelo próprio sistema.
Outra vantagem do Move é que a estrutura de assento leve e adaptável reduz o peso a bordo da aeronave, resultando em economias significativas de combustível, resultando em uma abordagem mais ecológica ao voo.
Esta funcionalidade inovadora é o resultado, segundo os designers da Layer, de um extenso programa de pesquisa conduzido para destacar e resolver os principais “pontos problemáticos” do vôo. Por trás do projeto está o diretor criativo da empresa, o designer Benjamin Hubert, nome reconhecido na Inglaterra e premiado mundialmente. Ainda não existe uma data para a invenção chegar às aeronaves comerciais.

Veja mais fotos

*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!