Entenda como funciona a cadeira elevatória para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção

Luciane Belin*
03/10/2018 13:52
Thumbnail

Foto: Divulgação

Uma tecnologia que já é consolidada em países como o Japão é uma alternativa para melhorar a acessibilidade de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção também aqui no Brasil, adaptada pela empresa paranaense Daiken Elevadores. Trata-se de uma cadeira elevatória que, instalada em escadas com até cinco metros de extensão, funciona como uma espécie de elevador aberto.
De acordo com Osmar Yamawaki, presidente da Daiken Elevadores, o móvel adaptado tem como objetivo reduzir a quantidade de acidentes domésticos de pessoas da terceira idade, que possuam osteoporose, varizes ou qualquer tipo de complicação neurológica que influencie o movimento.
A preocupação é cabível, uma vez que, segundo com o Ministério de Saúde, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem uma queda a cada ano. Entre as pessoas com mais de 65 anos, um em cada três sofreram quedas no período de um ano e que, destes, um em cada 20 tiveram fratura ou precisaram ser internados.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
No entanto, este acessório não é recomendado para cadeirantes, já que a troca entre a cadeira de rodas e a elevatória deve demandar o apoio de uma segunda pessoa. “Neste caso, é mais recomendado o uso de um elevador”.
Com um motorredutor, uma espécie de motor, a cadeira se move de um ponto a outro da escada em pouco mais de 30 segundos, comandada pelo próprio usuário. Ela possui um botão que, ao ser pressionado, faz o arranque para subir ou descer as escadas. “Ela inicia o movimento suavemente, para que a pessoa não tenha desequilíbrio ou incômodo pela aceleração, e finaliza da mesma forma. Se a pessoa se sentir desconfortável ou sentir tontura durante o processo, a própria pode soltar o botão e interromper o processo a qualquer momento”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com cinto de segurança e apoio de pés, a cadeira elevatória também oferece sensores de movimento com o objetivo de impedir que outras pessoas se machuquem ou sejam atingidas pela cadeira. A tecnologia também é exclusiva para residências e não é aplicável em áreas coletivas ou abertas, como condomínios ou centros comerciais, por exemplo, onde os elevadores se colocam como alternativa de mais amplo alcance para gerar acessibilidade também para cadeirantes.
Embora seja um item já consolidado em países como o Japão, segundo Yamawaki, a tecnologia ainda não alcançou um público muito amplo no Brasil, onde ainda é recente. A limitação se encontra no preço, já que a instalação da cadeira elevatória custa aproximadamente R$ 17 mil.
A cadeira elevatória pode ser entregue em qualquer cidade do Paraná e em todas as capitais brasileiras, adquirida diretamente no site da Daiken.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!