Para salvar abelhas da extinção, cidade transforma pontos de ônibus em santuários para os insetos

Gazeta do Povo
02/08/2019 18:21
Thumbnail

Foto: Reprodução/Clear Channel

A quarta maior cidade da Holanda, Utrecht, está empenhada em salvar as abelhas da extinção. A situação não está fácil: o país é habitat para 358 espécies de abelhas, das quais mais da metade estão ameaçadas, segundo a Lista Vermelha de espécies da Europa publicada pela Agência Europeia de Meio Ambiente. Por isso, a prefeitura da cidade se sensibilizou e transformou, até agora, 316 pontos de ônibus em “santuários de abelhas”.
Foto: reprodução/Clear Channel
Foto: reprodução/Clear Channel
A lógica é simples: a mudança consiste, basicamente, em criar um ‘telhado verde’ com flores silvestres que atraiam abelhas e estimulem a polinização. Assim, elas conseguem se reproduzir em um habitat menos ameaçador, podendo se alimentar e ajudando a fertilizar diferentes pontos da cidade.
Foto: reprodução/Clear Channel
Foto: reprodução/Clear Channel
O projeto é coordenado pelas empresas Clear Channel e RBL Outdoor, que são responsáveis pela manutenção dos pontos. Além de proteger as espécies ameaçadas, outras vantagens pensadas pelas empresas para proporcionar um ambiente mais saudável para seus habitantes são a purificação da poluição do ar, o aproveitamento da água de chuva e a diminuição das temperaturas médias nas cidades — as chamadas ilhas de calor.
Foto: reprodução/Clear Channel
Foto: reprodução/Clear Channel
A sustentabilidade não para nos telhados. Além dos jardins, os novos pontos de ônibus contam com assentos de bambu e iluminação de LED. 96 deles ainda são equipados com painéis fotovoltaicos que produzem energia solar para a cidade.
A iniciativa faz parte de um projeto da Prefeitura de Utretcht para se tornar a região mais saudável da Europa. Entre os planos, está criar, ainda em 2019, o maior hotel para abelhas do mundo. A cidade também estimula os moradores a trocar seus carros por bicicletas e terem, em suas casas, jardins e telhados verdes.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Utretcht.

LEIA MAIS:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!