Urbanismo

Projeto de designer propõe zona de paz na fronteira entre as Coreias

Stephanie D'Ornelas*
14/12/2017 21:00
Thumbnail

Entre as 25 propostas arquitetônicas, há este espaço com piscinas. Fotos: Reprodução

Muitas famílias separadas pela divisão das Coreias em 1945 nunca mais puderam se encontrar. É praticamente impossível para os sul-coreanos visitar o país vizinho – e vice-versa. E se a população dos dois países pudessem interagir em uma zona neutra de paz? Essa é a proposta de Soyoun Kim, designer coreano que reside em Eindhoven, na Holanda.
Café e restaurante.
Café e restaurante.
Kim desenvolveu um projeto que prevê uma série de estruturas arquitetônicas ao longo da zona desmilitarizada que separa os países. Ao todo, são 25 edifícios e monumentos onde os cidadãos das nações rivais poderiam dialogar em harmonia. O designer inclusive criou uma agência de viagem fictícia para encorajar visitas à zona pacífica.
Salão de beleza.
Salão de beleza.
“Isso ajudaria a redefinir a relação entre a Coreia do Sul e do Norte em uma coexistência harmoniosa, possivelmente até abrindo caminho para a unidade”, afirmou o designer ao Dezeen. A ideia surgiu após a pesquisa de Kim sobre Panmunjeom, uma antiga vila onde foi assinado o armistício de 1953 que interrompeu a Guerra da Coreia.
Parque de diversões.
Parque de diversões.
Chamado Blue Neutralized Zone (Zona de Neutralidade Azul, em tradução livre), o projeto inclui destinos inesperados com arquitetura incomum, como um café e restaurante esférico, um parque de diversões, santuários religiosos e até um salão de beleza. Todos os locais são azuis, cor que resulta da união das logos das duas nações, usada também na bandeira de unificação em 2000, quando os países marcharam juntos durante os Jogos Olímpicos.
Shopping da faixa de paz.
Shopping da faixa de paz.
“A cor azul poderia ser o símbolo da neutralidade e paz nesta zona”, diz o designer. Ele reconhece que o projeto provavelmente não se tornaria uma realidade a curto prazo, mas não acredita que é irrealista. “Sou uma pessoa otimista, e este é um cenário futuro otimista”, conta. A ideia, exibida durante a Dutch Design Week 2017, será apresentada aos governos.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!