Curitiba terá mutirão de intervenções urbanas e semana de palestras e oficinas no Rebouças

Laboratório de Inovação Urbana oferece oficinas, ateliês e mutirão entre os dias 22 e 26 de outubro para capacitar e engajar as pessoas na promoção de melhorias para o bairro

Vista aérea do Vale do Pinhão, que integra áreas do Rebouças e do Prado Velho. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

por Sharon Abdalla

21/10/2019

compartilhe

Reunir a sociedade em torno do objetivo de enfrentar os problemas, pensar soluções e se apropriar do espaço urbano que faz parte do seu dia a dia. Este é o objetivo do Laboratório de Inovação Urbana, evento que será realizado a partir desta terça-feira (22) e segue até sábado (26) com uma programação focada na capacitação dos atores sociais para a transformação da região do Rebouças.

“O ideal é que as pessoas participem de todas as atividades, pois criamos um formato [similar] ao de uma jornada, [com metodologia] para introduzir a temática, sensibilizar sobre à percepção em relação ao ambiente urbano, conceber ações e colocar a mão na massa. Ou seja, é uma supercapacitação. Mas também há a possibilidade de as pessoas se inscreverem em atividades [isoladas]”, lembra Marina Gennari, diretora de projetos da Sociedade Global, organização da sociedade civil responsável pela realização do laboratório.

Após décadas sem uso, em 2006 o local se tornou sede da Fundação Cultural de Curitiba. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

A partir dela, a intenção é que as pessoas — não apenas acadêmicos, profissionais das áreas da arquitetura e urbanismo e representantes dos órgãos públicos, mas também comerciantes, moradores da região e demais interessados — participem das discussões e contribuam com a formulação de ações que possam melhorar a rotina de quem vive ou transita pelo bairro.

Para o sábado (26), inclusive, está programado um mutirão de intervenções urbanas para colocar em prática algumas das que serão formuladas durante a semana.

Programação

A programação do evento inclui painéis, oficinas temáticas e ateliê de cocriação. Na sexta-feira (25), o evento será integrado à “Charrete Criativa do Rebouças”, organizada pelo Exponencidade em parceria com o iCities com o objetivo de subsidiar as primeiras diretrizes e áreas de atuação do Laboratório Urbano Experimental sediado no CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração.

A programação completa do Laboratório de Inovação Urbana pode ser acessada no site do evento. Nele também é possível se inscrever (gratuitamente) para participar das atividades, que têm vagas limitadas.

LEIA TAMBÉM

Projeto propõe preservação de 12% da antiga fábrica da Ambev na nova Cidade da Polícia

Pela 2ª vez consecutiva, Curitiba é finalista em prêmio mundial de cidades inteligentes

Arquitetos apresentam solução para unificar Shopping Estação e Praça Eufrásio Correa

Teatro Guaíra vai ganhar um café-bar próprio de quase 500 m²

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você