Urbanismo

Maior ciclovia elevada do mundo é inaugurada na China. Veja vídeo

HAUS*
05/03/2017 16:51
Thumbnail

Projeto da maior ciclovia elevada do mundo, inaugurada recentemente na cidade de Xiamen, na China. Foto: Dissing + Weitling / Divulgação

No fim de fevereiro, a cidade de Xiamen, na costa sudeste da China, inaugurou a primeira ciclovia elevada do país. Com cerca de oito quilômetros de extensão, a estrutura é a maior do gênero no mundo.
A construção foi financiada pela prefeitura local com o objetivo de oferecer aos habitantes outras alternativas de transporte, limpo e que evitem congestionamentos e poluição.

Veja vídeo da ciclovia

O projeto é do escritório dinamarquês Dissing + Weitling. Eles explicam que a ciclovia foi desenvolvida “com uma visão que inspira as pessoas a priorizarem as alternativas sustentáveis, como a bicicleta, em vez do automóvel.”
Do ponto de vista urbanístico, ao longo da ciclovia há a inteligente ligação com 13 outros sistemas de transporte público (BRT e metrô), o que facilita a intermodalidade nos deslocamentos. Toda a estrutura liga três centros financeiros e cinco bairros residenciais da cidade.
Estrutura enquanto estava em construção.<br>Foto:  Dissing + Weitling / Divulgação
Estrutura enquanto estava em construção.<br>Foto: Dissing + Weitling / Divulgação
Para completar, há 11 acessos em forma espiral para facilitar a subida montado na bicicleta; estações de bikes públicas e 30 mil pontos de iluminação para garantir a segurança.
Embora o espaço tenha sido pensado para os ciclistas, prevê-se o trânsito de pedestres, sinalizado com cores diferentes.
A estimativa é que apenas no primeiro semestre de 2017 circulem pela ciclovia mais de 3,5 milhões de pessoas.

No vídeo, acompanhe um ciclista na nova construção

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!