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Hyundais e Kias tornaram-se recentemente os principais alvos dos ladrões de carros nos EUA
Hyundais e Kias tornaram-se recentemente os principais alvos dos ladrões de carros nos EUA| Foto: Bigstock

A esquerda encontrou o seu mais novo bode expiatório implausível para uma onda de crimes que começou em 2020: empresas de automóveis estrangeiras.

Uma coluna editorial recente no jornal The New York Times, dizendo que “Kia e Hyundai ajudaram a permitir uma onda de crime. Eles deveriam pagar por isso”, fez parte de uma série de reportagens da mídia nacional e local culpando a montadora coreana pelo aumento maciço de roubos de carros (a Kia é propriedade da Hyundai.)

Várias cidades azuis [N.t. na política dos EUA, a cor azul representa os democratas] assoladas pelo crime e roubos de automóveis decidiram processar as montadoras após o sucesso de uma ação coletiva no início deste ano. Na lista de cidades que processam Kia e Hyundai estão Chicago, São Francisco, Seattle e Nova York.

A alegação aqui é que a culpa é das montadoras sul-coreanas por tornarem alguns de seus veículos muito fáceis de roubar.

“Os carros visados ​​não tinham imobilizadores – dispositivos de segurança eletrônicos concebidos para impedir o arranque dos motores, a menos que seja utilizada uma chave adequada do carro”, informou o Korea Herald. “Os veículos eram carros Hyundai e Kia fabricados de 2011 a 2021, sem mecanismos de partida por botão e imobilizadores.”

Os ladrões de carros – inspirados nos vídeos do TikTok – aparentemente descobriram que é muito mais fácil fazer ligação direta nesses veículos do que na maioria dos outros, usando apenas ferramentas simples.

De acordo com o Korea Herald, os fabricantes de automóveis disseram que têm seguido a lei dos EUA e também “prometeram fornecer atualizações de software gratuitas para 8,3 milhões de veículos sem imobilizadores que instalariam um recurso de ignição que impede o método popularizado de roubo”.

A coluna editorial do New York Times, escrita por Farhad Manjoo, disse que era uma “bizarra transferência de culpa” atribuir a questão ao TikTok e não às montadoras.

“Não sou contra as empresas de tecnologia moderarem suas plataformas para conter a disseminação de informações potencialmente perigosas”, escreveu Manjoo. “Mas você sabe o que seria melhor? Fazer carros que não podem ser roubados com um cabo USB.”

Portanto, os pobres sul-coreanos também devem estar sobrecarregados com crimes e roubos de veículos, certo?

Não, de jeito nenhum.

Na verdade, não só os números de roubo de automóveis parecem ser extremamente baixos na Coreia do Sul em comparação com os EUA, como a criminalidade diminuiu em geral desde a pandemia da Covid-19.

Você sabe o que seria uma ideia melhor do que procurar uma ou outra empresa para culpar? Punir as pessoas por roubarem carros e aplicar a lei diligentemente. Ideia nova, eu sei.

Isso é o que realmente significa. A esquerda quer desesperadamente tecer uma narrativa de que uma onda de crimes nunca aconteceu – mas, se aconteceu, a culpa é das empresas ou de alguém ou de alguma outra coisa, e não da sua perversão da justiça.

Um jornalista progressista da ProPublica [veículo independente de jornalismo investigativo] tentou vincular todo o aumento de roubos de carros desde 2020 à Kia e à Hyundai.

Certo, alguns outros eventos notáveis ​​​​não aconteceram em 2020? Eu sei que isso foi há muito tempo, mas parece que me lembro de alguns tumultos e de conversas sobre tirar fundos da polícia.

Houve ótimas respostas ao tuíte de MacGillis que valem a pena compartilhar:

"É tão engraçada a ginástica mental que as pessoas fazem para evitar o óbvio. Os motins de 2020 trouxeram picos de criminalidade à medida que as pessoas perceberam que poderiam infringir a lei sem consequências e os policiais recuaram por medo de serem difamados. Isso não é ciência de foguetes", dizia um tuíte.

"Nenhuma diferença entre esta afirmação e a afirmação de que o aumento nos estupros se deve quase inteiramente às saias curtas", escreveu outro usuário da rede social.

"Eu sei que 'carros autônomos' estão surgindo, mas não tinha ideia de que Kia e Hyundai haviam desenvolvido 'carros que se roubam sozinhos', aparentemente dirigem por conta própria e ficam na posse de outra pessoa", ironizou outro tuíte.

Deveriam a Kia e a Hyundai melhorar as medidas anti-roubo nos automóveis para lidar com o aumento da criminalidade nos EUA? Sim. Mas é de alguma forma culpa deles que os esquerdistas americanos tenham feito das nossas cidades refúgios para a criminalidade? Não, e a ideia de que serão punidos pelos fracassos dos nossos políticos é vergonhosa.

Esses tipos de abalos financeiros são a razão pela qual as empresas não querem fazer negócios em países desonestos e perdidos. Você não apenas será roubado pelos habitantes locais, mas também será roubado novamente pelo governo.

Acho que vamos apenas nos inclinar para o nosso novo estatuto de república das bananas.

Os democratas e a esquerda estão apegados à ideia de que punir o crime é o que causa o crime. Eles farão qualquer coisa para evitar a alegação de que o mau comportamento, a disfunção cultural e a aplicação insuficiente da lei poderiam ser a razão pela qual tivemos mais problemas com a criminalidade.

É por isso que pressionaram em 2020 para retirar fundos ou mesmo abolir a polícia – um fato histórico inconveniente que tentaram fingir que nunca aconteceu quando essa ideia se revelou instantaneamente catastrófica.

Eles certamente preferem culpar as empresas automobilísticas ou as armas ou qualquer que seja a pista falsa do dia, em vez de encarar a realidade.

Alguns membros da esquerda, por exemplo, culparam as lojas pelo aumento do roubo no varejo porque dizem que as empresas não estão tomando medidas suficientes para impedir esse tipo de crime.

Na cidade de Nova York, quase todos os milhares de casos de furtos em lojas são causados ​​pelas mesmas 327 pessoas. Ei, eu poderia resolver o problema dos furtos em lojas de Nova York com um truque fácil.

Infelizmente, a realidade nos atingiu na cara e o crime explodiu em todos os níveis. As taxas de criminalidade violenta regressaram a números nunca vistos desde o início da década de 1990. Na sequência deste caos, as cidades deixaram de retirar fundos da polícia e passaram a implorar ao governo federal por mais dinheiro e a preocupar-se com o declínio do número de agentes da polícia, que se demitiam em massa.

O aumento da criminalidade violenta pode ter abrandado, mas outros crimes – como o roubo de automóveis e a criminalidade no comércio varejista – estão, em muitos casos, aumentando.

Isto está causando uma crise para muitos políticos democratas que enfrentam eleitores furiosos, mas a esquerda ativista ainda está pressionando fortemente em favor de procuradores desonestos e de outras formas de iniciativas de justiça social que encorajaram a onda de crimes em massa em nível nacional.

Num certo sentido, é verdade que, se não houver justiça, também não haverá paz. As más políticas e uma inversão da justiça criaram a onda de crimes. A culpa por esta confusão recai sobre os criminosos e os ideólogos que distorceram o nosso sistema de justiça, e não sobre a Hyundai e a Kia.

© Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Left Blames Foreign Automakers—Rather Than Criminals—for Car Theft Surge

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