
Ouça este conteúdo
Contrariando décadas de queda, jovens da Geração Z estão reaquecendo o interesse pelo cristianismo nos EUA e na Europa. Pesquisas recentes mostram uma estabilização no número de fiéis, impulsionada pela busca por comunidade, identidade e um contraponto à geração anterior.
Qual é a nova tendência religiosa?
Após décadas de declínio, o número de jovens, especialmente da Geração Z (nascidos entre os anos 1990 e 2012), que se identificam como cristãos parou de cair e, em alguns lugares, está crescendo. O movimento quebra um ciclo em que cada nova geração se mostrava menos religiosa que a anterior.
Existem números que comprovam esse movimento?
Sim. Nos Estados Unidos, o número de cristãos se estabilizou entre 60% e 64% desde 2020. Na França, os batismos de católicos aumentaram 45% durante a última Páscoa, em comparação a 2024, e 42% dos batizados eram jovens adultos. Tendências parecidas de "avivamento silencioso" são observadas em países como Reino Unido, Bélgica e Irlanda.
Por que isso está acontecendo agora?
Especialistas apontam três motivos principais. Primeiro, o isolamento social da pandemia despertou uma busca por laços reais e comunitários. Segundo, o movimento pode ser uma forma de "rebeldia invertida" contra a geração anterior, muitas vezes agnóstica ou ateia. Por fim, a polarização política tem feito da religião uma marca de identidade.
Essa nova religiosidade é diferente da anterior?
Sim, ela é fortemente influenciada pelo mundo digital. A fé é vivida e compartilhada nas redes sociais, com padres, freiras e pastores se tornando influenciadores no TikTok e em outras plataformas. A experiência religiosa não acontece apenas na igreja, mas também em ambientes on-line, onde a estética e a linguagem digital são exploradas.
O que os jovens buscam na religião hoje?
Acima de tudo, eles procuram acolhimento e um senso de pertencimento em uma comunidade concreta. Em uma era onde as relações são cada vez mais digitais, as instituições religiosas oferecem espaços de socialização real e de partilha de valores. Para muitos, isso representa um caminho para encontrar estabilidade emocional e propósito.
Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.




