Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ACORDO

Após performance com homem nu e criança, MAM restringe uso de celulares

Medida faz parte de acordo junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo

Durante performance La Bête no museu, em setembro, uma criança interagiu com um artista nu | Reprodução
Durante performance La Bête no museu, em setembro, uma criança interagiu com um artista nu (Foto: Reprodução)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) assinou um acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo no qual se compromete a restringir o uso de celulares e outros aparelhos digitais em instalações interativas entre visitantes e performers ou artistas, mediante avisos ao público. 

O acordo se deve à polêmica provocada pela performance La Bête, do artista carioca Wagner Schwartz, em setembro, em que uma criança interagiu com o bailarino nu. A apresentação foi alvo de investigação do MP após protestos nas redes sociais.

Leia também: STF barra condução coercitiva de artista que ficou pelado no museu

No âmbito do acordo, o museu se prontificou a doar 15% da bilheteria da exposição 35º Panorama da Arte Brasileira ao Fumcad - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para a realização de ações voltadas à proteção da liberdade artística. 

O MAM também se comprometeu a realizar, nas suas dependências, uma jornada de discussões sobre esse tema. Desse modo, diz a nota oficial do MAM, o museu "reafirma a sua missão educadora de formação e relacionamento com o público, neste contexto em que se torna cada vez mais necessária a mediação com diferentes setores da sociedade".  

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.