i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

As democracias ocidentais precisam contra-atacar a máquina de propaganda chinesa

  • PorHelen Raleigh
  • City Journal
  • 09/04/2020 09:45
Zhao Lijian: postura agressiva estimulada e recompensada pelo Partido Comunista.
Zhao Lijian: postura agressiva estimulada e recompensada pelo Partido Comunista.| Foto: Reprodução/ Twitter

A palavra “diplomata” sugere imagens de homens e mulheres sofisticados, cientes do sentido das palavras e de suas ações. Eles são discretos e se esforçam para não chamar a atenção. Eles tentam aparar arestas entre as nações, não criá-las.

Mas a China produziu uma nova safra de “diplomatas-lobos”, combativos e virulentos, que não têm medo de impor as narrativas de Pequim, mesmo que isso lhes custe relações. Eles ameaçam jornalistas e organizações de direitos humanos, exploram a liberdade de expressão ocidental para desinformar e perseguir as democracias, entre elas os Estados Unidos. Eles viraram manchetes ao se comportarem de uma forma que rompe com as normais diplomáticas. As democracias ainda terão de descobrir como reagir.

No começo de janeiro, enquanto Pequim estava silenciando dissidentes e menosprezando os riscos de um surto de coronavírus, o Ministério do Exterior da Suécia repreendeu o embaixador da China, Gui Congyou, por causa de seu comportamento antidiplomático. No ano anterior, Gui tinha enviado mais de 50 cartas e e-mails para a imprensa sueca, criticando-a por falarem sobre os dissidentes chineses e sobre as violações de direitos humanos em Pequim. Numa entrevista para uma televisão sueca, Gui descreveu a cobertura da imprensa sueca como “ataques frequentes ao Partido Comunista e ao governo chinês”. Ele comparou a imprensa sueca a um boxeador peso leve tentando vencer um rival peso pesado. Ele também ameaçou negar vistos de entrada para jornalistas suecos que cobriam temas ligados aos direitos humanos na China. A ministra das Relações Exterior da Suécia, Ann Linde, chamou as palavras de Gui de “uma ameaça inaceitável”, mas não exigiu que a China substituísse o embaixador.

Enquanto isso, a embaixada da China em Praga enviou uma carta ao presidente da República Tcheca dizendo que Pequim iria punir as empresas tchecas na China se um deputado tcheco visitasse Taiwan, uma vez que Pequim considera Taiwan uma de suas províncias. O deputado morreu antes de realizar a viagem, mas o primeiro ministro tcheco, Andrej Babis, considerou a carta da embaixada da China “inaceitável” e exigiu que Pequim substituísse o embaixador. A China ignorou a exigência.

O mais agressivo dos “diplomatas-lobos” chineses é Zhao Lijian, que ficou famoso no verão passado, trabalhando numa missão da China no Paquistão. Depois que 22 embaixadores nas Nações Unidas, de países como Estados Unidos e Reino Unido, assinaram uma carta aberta exigindo que Pequim parasse de prender arbitrariamente milhões de membros da etnia Uyghur, Zhao se expressou pelo Twitter, chamando-os de “hipócritas deslavados” e citando a invasão do Iraque em 2003.

Zhao, então, acusou os Estados Unidos de racismo, tuitando: “Em Washington DC, nunca vá para a região sudoeste, porque é uma região para negros e latinos. Há uma placa ‘negros sim, brancos não’, que significa que, sempre que uma família negra entra, uma branca sai, e o preço dos imóveis despencará”. Ele deletou o tuíte depois que Susan Rice, a ex-conselheira de segurança nacional, chamou Zhao de “um desgraçado racista. E incrivelmente ignorante também. Em tempos normais, você seria considerado persona non grata por isso”.

Zhao voltou para a China, mas, em vez de ser repreendido, foi promovido a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. Em meio à pandemia que teve origem na China, Zhao é o melhor nome para a função de tirar a responsabilidade de Pequim pela omissão nas primeiras semanas do surto de coronavírus. Foi Zhao que, no Twitter, sugeriu a teoria da conspiração segundo a qual o coronavírus foi criado pelo exército dos Estados Unidos e plantado na China. É inconcebível que uma autoridade do alto escalão como Zhao possa fazer uma afirmação dessas sem a aprovação do Partido Comunista.

A promoção de Zhao levou seus colegas diplomatas a criarem contas no Twitter. Eles têm amealhado muitos seguidores, o que os transformou em armas eficientes na propaganda de guerra de Pequim durante a pandemia. Os tuítes deles são cheios de instruções governamentais, defendem as medidas de Pequim e mostram a China como uma heroína humanitária, além de promoverem a teoria da conspiração que Zhao inventou quanto às origens norte-americanas do vírus.

A ironia é que o Twitter, juntamente com outras redes sociais ocidentais, é bloqueado na China, então os chineses comuns não têm acesso a ele. Na verdade, vários jornalistas-cidadãos chineses que tentaram publicar vídeos de Wuhan, o epicentro da epidemia, nas redes sociais ocidentais desapareceram, supostamente presos pelo governo. Ao mesmo tempo em que restringe a liberdade de expressão de seu povo, Pequim encoraja seus diplomatas-lobos a disseminarem propaganda e desinformação, semeando confusão e divisão no Ocidente.

O Ministério das Relações Exteriores da China, onde Zhao trabalha, também está travando uma guerra midiática com os Estados Unidos. Zhao anunciou recentemente que o ministério retiraria as credenciais de imprensa de todos os cidadãos norte-americanos que trabalhavam para o Wall Street Journal, New York Times e Washington Post. Uma expulsão de repórteres estrangeiros assim aconteceu pela última vez em 1949, quando da fundação da República Popular da China.

Essa hostilidade é uma forma de esconder a insegurança do Partido Comunista, sobretudo de seu líder, Xi Jinping. Xi entrou numa guerra comercial de 20 meses com os Estados Unidos. A guerra afetou a economia chinesa, que já dava sinais de perder força. Por fim, Xi chegou a um acordo que previa um aumento na compra de produtos norte-americanos e várias mudanças importantes na forma de se firmar contratos. O acordo foi uma vitória tão grande para os Estados Unidos que Pequim se recusa a expor os detalhes dele para a população.

Mas o maior problema da liderança de Xi é a forma como ele lida com o coronavírus. Tanto a cronologia do surto de coronavírus criado pela consultoria Axios quando o mapa interativo do New York Times mostram que o acobertamento por parte das autoridades chinesas os levou a perderem um tempo crucial que podia ter sido usado para impedir a disseminação da doença. Hoje os casos confirmados ao redor do mundo já passaram dos 1,2 milhão, e cerca de 2 bilhões de pessoas estão sob alguma forma de quarentena. Uma recessão econômica mundial aparece no horizonte.

As autoridades chinesas, cientes da raiva cada vez maior contra o Partido Comunista, estão tentando reverter as críticas, se vendendo como heróis e pondo a culpa nos outros. As democracias ocidentais e as redes sociais deveriam desenvolver uma estratégia conjunta para enfrentar a máquina de propaganda chinesa. Se o Ocidente não reagir, Pequim ganhará ainda mais coragem para suprimir a liberdade de expressão – na China e internacionalmente

Helen Raleigh é colaboradora do Federalist e escritora.

© 2020 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês
50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Anna

    ± 158 dias

    Malditos. Comem o que resta da fauna em extinção. Chifres de rinoceronte, marfim, bilis de ursos. De sopa de morcegos, pangolins a festival de carne de cães em Yulin. Tudo consumido descaradamente. Quase sempre pra aumentar a virilidade. Procriar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSE MUNIZ SOBRINHO

      ± 161 dias

      O perigo vem da raça amarela. Repitam como um mantra

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • H

        Hélio

        ± 173 dias

        A China depende do Brasil para alimentar os chineses. A população chinesa é a maior do planeta, e o Brasil é o maior produtor de alimentes. Não podemos baixar as calças para esses chineses. Precisamosfechar as portas para a China em todas as atividades relativas ao agronegócio, infra estrutura, tecnologia, logística, etc. E vamos vender a eles nossa soja, milho, carnes, etc., mas não ao preço que eles quiserem pagar. Há dois grandes produtores de alimento no mundo: Brasil e Estados Unidos. Nos juntemos aos americanos. Sugiro a todos que vejam os artigos do Rural Business !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Michele Nogueira da Rocha

          ± 174 dias

          Excelente reportagem! Parabéns!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            João Carlos Carvalho

            ± 176 dias

            Por motivo de trabalho viajei para o continente africano por 19 anos ! Estou impressionado com a destruição que os chineses estão fazendo lá ! Estão acabando com os elefantes, leões , rinocerontes e madeiras nobres !

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              JOSMAR PORTUGAL VAZ

              ± 176 dias

              O ocidente transferiu um grande número de fábricas para a China por causa da mão de obra barata. Hoje, o mundo depende da China praticamente de tudo e o tiro saiu pela culatra. Os comunistas são traiçoeiros e arrogantes e querem o mundo sob seu controle . Após esta pandemia que parece ser proposital o ocidente precisa trazer de voltar às suas fábricas que estão localizadas naquele perigoso país comunista que sonha dominar o planeta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                salcutrim

                ± 176 dias

                O pior é que esquerdistas a inda defendem essa ditadura. Alias, esquerdistas amam ditadura. Quando estao fora do poder, clamam por liberdade e democracia, mas quando tomam o poder, a primeira coisa que fazem é instalar a ditadura e eliminar opinioes contrarias. Mas ainda bem que o Bolsonaro botou eles pra correr e o Trump esta fazendo a China gemer. Trump vai ser reeleito e vai trazer de volta a mairia da industria americana e a China vai ficar tranquila. O Brasil nao pode ficar dependente de uma ditadura dessas

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Willian Cardoso de Souza Jesus

                  ± 177 dias

                  Ele, Dória, acabou de determinar que as OPERADORAS DE CELULAR NOS MONITORE 24 HORAS POR DIA, sob o pretexto de evitar aglomerações, afirmando que irá MULTAR E ATÉ MESMO PRENDER quem descumprir. AUTORITARISMO PURO!!! E a grande ironia nisso é que vários juízes estão SOLTANDO PRESOS, sob a alegação de evitar o contágio pelo vírus chinês nas prisões. Ou seja, MAT.AR, ESTUP.RAR, ROUB.AR, para os nossos governantes e juízes OK, mas fazer aglomerações é motivo de ir pra CADEIA, com vírus chinês e tudo...HIPÓCRITAS E OPORTUNISTAS!!! Ou fazemos algo para IMPEDIR A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS AUTORITÁRIAS COMO ESSA, ou estaremos fadados a vermos nossas LIBERDADES INDIVIDUAIS IREM PARA O ESPAÇO!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                    ± 177 dias

                    Matéria EXCELENTE!!! Ela retrata boa parte do que eu já venho falando há SEMANAS!!! Eu vou além...A CHINA DISSEMINOU O VÍRUS AO REDOR DO MUNDO INTENCIONALMENTE, omitiu informações sobre a epidemia e a gravidade do vírus INTENCIONALMENTE; e tudo com TOTAL APOIO DA OMS, e por consequência da ONU. Está claro que a China está buscando promover CAOS ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL no Ocidente, numa evidente tentativa de criar recessão e instabilidade, para que possam ajudar a estabelecer REVOLUÇÕES em todas essas áreas, implementando seu "modus operandi" nas nações ocidentais. E, infelizmente, tem dado certo! Vejam oq o Dória acabou de fazer: *CONTINUA:

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Leonel Filho

                      ± 177 dias

                      Já que um desmonte da dependência criada pelo ocidente em relação à produção fabril chinesa de componentes e peças levará décadas, se acaso feito, ao menos deve haver um boicote às marcas deles: Volvo, Aliexpress, Huawei, App 99, Xiaomi, Lenovo, Chery, Jac e por aí vai.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Admar Luiz

                        ± 177 dias

                        Ainda bem que temos um Chapolin Colorado, ops, Donald Trump, né? Só ele poderá nos salvar, eheheh... Deem moleza pra China e verão o que é bom pra tosse. O ocidente - principalmente por causa dessa esquerda hipócrita e calhorda - corre sério risco. Mas, quem resolve mesmo quando a coisa tá preta? Os gringos, claro!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • N

                          Neto

                          ± 177 dias

                          O contra-ataque deve ser junto à juventude chinesa. O PC chinês é um resquício absurdo do século XX que a própria juventude chinesa terá de expurgar. Quanto a nós, boicotar produtos chineses seria um bom começo. Nunca viu esquecer quem nos colocou nesse pesadelo: o PC chinês.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luis Paulo teles de Oliveira

                            ± 177 dias

                            São esses artigos que ainda me mantém na gazeta

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              elisangela alves laranjeira

                              ± 177 dias

                              A Gazeta resolveu ajudar a China a retaliar o agronegócio paranaense. Não bastava as enlouquecidas d Gabinete do Ódio, agora temos um jornal comprado ideias que interessam unicamente aos concorrentes na comercialização do soja. Os argumentos utilizados contrastam com a realidade brasileira. A China, representada pelo seu embaixador no país, tem tido muita complacência com as idiotices e otarices proferidas pelos interlocutores direto do pseudo-presidente BOLSONERO. Olha que esse codinome sai da imprensa internacional. Lamentável!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • M

                                Marcus Vinicius de Andrade

                                ± 177 dias

                                Lamentável. O agronegócio se vende para uma das mais sanguinárias ditaduras do mundo por 2 vinténs.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carmo Augusto Vicentini

                                ± 177 dias

                                ****** ou desonesta

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Ana Lucia

                                ± 177 dias

                                Lamentável e você, com comentários irrelevantes.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • V

                              VBSB

                              ± 177 dias

                              Fora porcarias Made in China! Viva o Fabricado, com orgulho, no Brasil !!! Esta peste chinesa é a nossa chance de nos livramos destes porcos-comunas!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Ana Luiza

                                ± 177 dias

                                Agora que nos damos conta de que a China já comprou o Congresso e a mídia do Brasil. Que a Gazeta sobreviva o quanto puder.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Maria Fatima de Moura

                                  ± 177 dias

                                  Cada país tem que fazer o impossível para se livrar da dependência da China. Permitiram que o governo chinês chegasse longe demais.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcio Martins Cordeiro

                                    ± 177 dias

                                    Resumindo, temos que romper logo com essa dependência de produtos chineses, antes que seja tarde demais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Ana Lucia

                                      ± 177 dias

                                      Vamos boicotar tudo o que for chinês, emissoras de tvs e radios, utilitários, comida etc...etc. com nossas atitudes podemos fazer trabalho de formigas até todos se conscientizarem que o Brasil e dos brasileiros. Fora China.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Austríaco-PR

                                        ± 177 dias

                                        Bom, por ora, a maioria dos governadores brasileiros seguem os protocolos do PCC, com Doriana, inclusive, monitorando o celular das pessoas, no melhor estilo 1984. Na maior parte do jornalismo da Gazeta, existe apoio à este tipo de comportamento, se opondo as liberdades individuais. Recomendam uma quarentena que não tem respaldo na ciência, bem como não fazem campanha para que o Paraná adote o protocolo da Prevent Senior e salve vidas...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Jorge Dias

                                          ± 177 dias

                                          Recomendo a Gazeta que para ajudar, pare de chamar a PESTE CHINESA de Covid19 e sim pelo que eh: PESTE CHINESA.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MAURO JOSE KUMMER

                                            ± 177 dias

                                            A Band firmou contrato de cooperação com a estatal chienesa, e eles apresentam matéria do partido deles e do presidente aqui para nós, fiquei enojado ao ver isto, agora a b*st*gl*b*al também assinou contrato para produção de conteúdos. Tá na hora de caçar a licença deles

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • A

                                              Ana Lucia

                                              ± 176 dias

                                              Se está a favor a China e contra a pátria Brasil. Boicote a band.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fernando Cavalcante

                                            ± 177 dias

                                            O Ocidente, especialmente os progressistas, a UE, os democratas americanos e a esquerda latina-americana, fecham os olhos para a falta de democracia, o desrespeito aos direitos humanos, o descaso com o meio-ambiente, a perseguição religiosa, a pirataria, o bullying estatal. Tudo por uns trocados. A China está longe de ser invencível. É ilusão considerar que o povo está unido em favor do governo, ou que são esta fortaleza de eficiência, militar e científica.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Maquiavel

                                              ± 177 dias

                                              A maior ameaça aos países não é o vírus chinês, mas sim a China que está se aproveitando dele para dominar o mundo, quebrando a economia mundial para depois comprar tudo a preço de banana de xepa de feira.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                joão José Augusto Mendes

                                                ± 177 dias

                                                Muito bom, lembram do estudante na Praça da Paz parando o tanque? O estudante não se fala mais mais e acho que a praça mudos de nome. Temos o nossa AC Antes do Coronavírus e teremos o nosso DC depois do Coronavírus, que nesse DC o mundo avalia muito bem suas relações com a Chine, seguindo por exemplo segundo li, o exemplo da Samsung que fechou sua fábrica na China.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • J

                                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                                  ± 177 dias

                                                  Por isso, sempre critiquei a "Globalização" exacerbada. Hoje não acendemos uma lâmpada, não usamos um casaco, um eletrodoméstico que não seja feito na China. Há uma infinidade de outros itens que utilizamos no dia a dia, cuja fabricação acontece lá, tais como computadores, demais eletrônicos, móveis, roupas de baixo e utensílios domésticos diversos. Quero ver como os "espertos" que pregavam que "tudo devia ser feito na China por ser mais barato" irão resolver essa!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Rodrigo Bertozzi

                                                ± 177 dias

                                                Excelente artigo. Quando fui a Moçambique e, posteriormente a Angola a trabalho, pude constatar o domínio Chinês. Empresas, negócios, operações de todos os tipos. A cada quadra, uma construção chinesa. No aeroporto Diversos 777-300 Levando trazendo funcionários chineses. Foi impressionante. O Governo alinhado com os países. A África como um todo está sob influência.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Decio mango

                                                  ± 177 dias

                                                  Ou o mundo acaba com a china ou sera engolida por ela...morte ao comunismo

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • I

                                                    Irineu Berestinas

                                                    ± 177 dias

                                                    Gostaria de saber a opinião dos colunistas Nogy e Razzo sobre esta matéria... É muito importante, imagino, para os leitores da Gazeta, conhecer o grau de comprometimento que eles têm com a liberdade. De quebra, poderiam explicar como funciona o regime da Coreia do Norte, apoiado e sustentado pelos chineses. Não vale blá-blá-blá e trololó... Dispensamos justificativas de que os seus escritos não cobrem nenhum dos dois países...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • V

                                                      VOTO IMPRESSO JÁ

                                                      ± 176 dias

                                                      Irineu: A opinião desses colunistas não importa a ninguém e eles não deveriam ter espaço na GP

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • W

                                                      WILSON ZETI

                                                      ± 177 dias

                                                      Moron.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MGarcia

                                                    ± 177 dias

                                                    A China age como um gangster internacional que ameaça a todos para que se curvem aos seus interesses expansionistas. A recente ameaça à compra de nossa soja é um claro exemplo disso. Se tivéssemos reagido com a mesma energia, ameaçando sobretaxar e cancelar compras de bens chineses, eles provavelmente teriam recuado. Mas nosso governo está fragilizado pelo corona vírus, e aos nossos ilustres congresso e senado falta-lhes patriotismo, preferindo lamber as botas do diplomata chinês.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      J L

                                                      ± 177 dias

                                                      Enquanto isto eles vão comprando empresas por aqui e se alastrando como o covid-19.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Pzig

                                                        ± 177 dias

                                                        Lendo este artigo fico apavorado, pois acreditava ser exagero esse tal plano expansionista da China. Pelas alegações aqui, vemos que a coisa está mais desenfreada possível. Urge postura firme dos países ainda independentes desse dragão.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • V

                                                          VBSB

                                                          ± 177 dias

                                                          Brasil acorde contra esses porcos comunistas: Maia, Alcolumbre, STF, Doria, etc.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                                            ± 177 dias

                                                            Luiz B, que é uma ratazana petista, parasita de sindicato, vem aqui defender o indefensável. Vai para a Venezuela seu ***.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Pzaina

                                                              ± 177 dias

                                                              Excelente artigo, finalmente denunciaram a máquina comunista chinesa, que só faz lutar para acabar com o ocidente . Guerra total contra eles , antes que seja tarde

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • D

                                                                DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                ± 177 dias

                                                                A tradução do artigo em si não compromete o alerta, mas deve-se atentar que houve tempo sim para os paises ocidentais em tomar medidas impeditivas de contaminação. Era só se espelhar na Coreia do Sul ou Taiwan. Não o fizeram porque a capacitação tecnológica para a saúde foi desprezada. E a terceirização de insumos farmacêuticos já antecipava a catastrofe. Lembro de há dez anos que a Roche, a gigante farmacêutica, teve lotes de heparina contaminadas de sua planta chinesa. Pasmem, eram porcos chineses a materia-prima, criados em chiqueiros tal como no Brasil de antigamente. Pagamos o preço da ganância.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  All Jr

                                                                  ± 177 dias

                                                                  Que sirva de exemplo para o Brasil! Acorda povo brasileiro!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    FRANCIELY

                                                                    ± 177 dias

                                                                    Que isso sirva de exemplo para o mundo e ninguém aceite o comunismo na face da Terra!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      Luiz B

                                                                      ± 177 dias

                                                                      porcaria de artigo!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      3 Respostas
                                                                      • P

                                                                        Pzig

                                                                        ± 177 dias

                                                                        Vai pra lá...

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                                                        ± 177 dias

                                                                        Ratazana petista detectada

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Maquiavel

                                                                        ± 177 dias

                                                                        Assim como o seu comentário também

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Maquiavel

                                                                      ± 178 dias

                                                                      Só existe uma forma de combater a China: deixar de comprar os lixos Made in China e deixar de investir neste chiqueiro também!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        JoJr

                                                                        ± 178 dias

                                                                        ALÉM DISSO, COMEÇAR A TIRAR AS INDÚSTRIAS OCIDENTAIS DA CHINA E SOLICITAR UMA REPARAÇÃO PECUNIÁRIA PELOS DANOS CAUSADOS NA ECONOMIA MUNDIAL

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        Fim dos comentários.