• Carregando...
Não é seguro andar pelas ruas: Em meio a um aumento da desordem na cidade de Nova York, jovens mulheres estão sendo aleatoriamente agredidas no rosto
Não é seguro andar pelas ruas: Em meio a um aumento da desordem na cidade de Nova York, jovens mulheres estão sendo aleatoriamente agredidas no rosto| Foto: Pixabay

Nos últimos dias — dias mortais em Nova York —, outra tendência alarmante aparentemente surgiu na cidade: ataques violentos e repentinos contra jovens mulheres.

As vítimas, todas relativamente jovens e brancas, relatam que estavam andando na rua ao sul de Manhattan quando um transeunte as agrediu no rosto.

Vídeos no TikTok são feitos no momento, imediatamente após o ataque, e mostram mulheres em estado de choque, algumas com hematomas, algumas chorando, algumas simplesmente perplexas.

"Eu estava literalmente apenas andando, e um homem veio e me deu um soco no rosto. Meu Deus, dói tanto… eu nem consigo falar, eu literalmente caí no chão", diz uma criadora popular chamada Halley. Ela ri nervosamente, perplexa por essa interação horrível.

Pelo menos uma dúzia de vídeos semelhantes foi produzida enquanto o agressor (ou agressores) fazia suas rondas, aparentemente na vizinhança ao redor da Union Square.

Não está claro se a polícia foi chamada; de qualquer forma, como o dano em muitos casos parece ser mínimo, é improvável que acusações graves sejam feitas.

Esse tipo de crime, na melhor das hipóteses, pode ser registrado como um delito menor. Há alguns anos, depois que fui agredido por um bêbado na calçada, o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) me desencorajou a prosseguir com as acusações. A polícia acabou acusando meu agressor de assédio, apenas uma violação.

A cidade de Nova York está em meio a uma onda de violência. Um policial do NYPD foi assassinado há duas semanas no mesmo dia em que um homem foi empurrado para a morte na frente de um trem do metrô. Ainda no mesmo dia, houve múltiplos esfaqueamentos no sistema de metrô.

A liderança política da cidade está em negação sobre o que está acontecendo. O presidente do distrito de Manhattan, Mark Levine, diz que um recente tiroteio no metrô indica a necessidade de "abordar melhor a crise de doença mental de NYC", e reclama que "o incidente já se tornou material para a guerra cultural nacional".

O problema da violência na cidade de Nova York, de acordo com Levine e outros funcionários eleitos de esquerda, é que ele pode ser usado pela mídia conservadora para concluir que políticas progressistas de justiça criminal não funcionam. Bem, elas não funcionam.

Os últimos dez anos de liderança progressista em Nova York viram a decomposição constante e metódica da máquina da ordem pública. A Câmara Municipal aprovou leis que efetivamente legalizam o consumo de álcool em público, o lixo, a pichação e a até o ato de urinar na rua.

O conselho municipal interveio entre a polícia e o público impondo uma série de requisitos, cujo objetivo em primeiro lugar é dissuadir os policiais de interagir com as pessoas.

As abordagens de parada e revista, uma prática permitida pela constituição, foram praticamente eliminadas, e o NYPD foi colocado sob monitoramento federal. A legislatura estadual instituiu uma reforma das leis de fiança e custódia que resultou na libertação automática de criminosos perigosos pegos em flagrante.

O furto em lojas foi praticamente legalizado, e os funcionários de lojas agora são encarregados de tentar impedir que os ladrões despojem as prateleiras das lojas porque a polícia provavelmente não se incomodará em fazer nada se for chamada.

E isso é um grande "se" em si mesmo. A cultura progressista promoveu a ideia perniciosa de que chamar a polícia, especialmente em relação a um criminoso negro, é um ato violento.

O advogado público Jumaane Williams disse isso em 2020 quando discursou sobre "os riscos de pedir a aplicação da lei contra um homem negro" e exigiu a prisão e acusação de uma mulher branca, "confortável em seu próprio privilégio", que havia chamado a polícia após ser ameaçada por um homem negro no Central Park.

Da mesma forma, a vereadora socialista Tiffany Caban tem minimizado a violência no metrô como um "evento de um em um milhão". Ela aconselha pessoas a não chamar a polícia, mas a se tornarem "defensoras", distraindo criminosos violentos derramando seu refrigerante ou perguntando se frequentaram a mesma escola.

Os esquerdistas criaram uma dinâmica útil para si mesmos. Eles têm atrapalhado o trabalho policial e desencorajado as pessoas a chamar a polícia. Assim, muitas atividades criminosas, sem dúvida, passam despercebidas.

Então, autoridades eleitas, ativistas e outros agentes do caos social podem apontar para os dados vazios e proclamar que suas políticas reduziram a criminalidade.

Enquanto isso, jovens mulheres caminham pelas ruas do sul de Manhattan, perguntando-se se alguém as socará no rosto. O autor ou autores devem ser vigorosamente perseguidos e presos.

Mas perseguir o culpado com vigor seria admitir que está acontecendo — e isso significaria, por sua vez, ter de reconhecer que algo está errado na cidade. Isso não é algo que a liderança atual está disposta a fazer.

Seth Barron é editor-chefe da publicação 'The American Mind' e autor do livro 'The Last Days of New York' ['Os Últimos Dias de Nova York'].

© 2024 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: Not Safe to Walk the Streets

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]