i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
PRECONCEITO

Boticário é criticado por comercial com família negra e caso retoma pergunta: existe racismo reverso?

Vídeo publicitário gerou reações negativas e críticas por ter a presença apenas de negros

  • PorHelen Mendes, com Folhapress
  • 31/07/2018 21:38
Cena do comercial do Boticário que causou polêmica | Reprodução/ O Boticário/ Youtube
Cena do comercial do Boticário que causou polêmica| Foto: Reprodução/ O Boticário/ Youtube

Um típico comercial que vemos na época que antecede o Dia dos Pais: um homem conta para a câmera que nasceu para ser pai e fala sobre como os seus filhos amam as suas brincadeiras, enquanto as imagens mostram cenas familiares, como o pai dançando desajeitado e tirando sarro do filho adolescente. O filme termina com mensagens bonitas e as crianças entregando um presente para o pai. 

A peça publicitária foi publicada pelo Boticário no dia 26 de julho e já teve mais de 6,9 milhões de visualizações no YouTube. 

A diferença entre esse e a maioria dos comerciais é que a família retratada é negra. E por isso o vídeo atraiu reações negativas: mais de 17 mil pessoas marcaram o vídeo com a opção “Não Gostei”, e muitos comentários criticaram a presença só de negros no comercial. 

“Pouco criativa e racista. Vamos misturar essa família aí”, diz um comentário. 

“O Boticário só fabrica perfume para afros? Acho que estou usando a marca errada”, afirma outro. 

“Ué. Nem pra colocar pelo menos a empregada branca em, (sic) faltou diversidade. Racismo inverso existe, isso é a prova”, escreveu um usuário. 

“É tanto vitimismo que acham que os deslikes são racismo, quero ver um vídeo nesse YouTube que não tem deslike”, dizia outro comentarista.

A maioria das reações foi positiva, no entanto: mais de 107 mil pessoas “curtiram” o vídeo no YouTube, e a maioria dos comentários tem defendido a peça. Mesmo assim, a situação reacendeu o debate sobre preconceito no Brasil e sobre a existência do chamado “racismo reverso”. 

Leia também: Cantora desiste de interpretar Dona Ivone Lara em musical, após ser considerada ‘branca demais’

A situação não surpreendeu Lucimar Rosa Dias, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal do Paraná. “Toda vez que temos uma ação que priorize uma família negra, sempre há quem discorde, questione e problematize. A norma é ter sempre famílias brancas fazendo propaganda de qualquer coisa, e isso não incomoda. Mas quando colocam a centralidade em famílias ou pessoas negras, isso provoca polêmicas. O que explica isso é o racismo na sociedade”, afirmou Lucimar. 

Para o cientista social Eduardo Baroni Borghi, o episódio mostra as consequências do racismo no Brasil, que dificulta os negros de ocuparem espaços de poder, e também faz com que os brancos não se reconheçam como responsáveis pelo racismo na sociedade brasileira. “As pessoas não se chocam quando veem negros nos programas policiais. O racismo faz com que as pessoas acreditem que o lugar das pessoas negras seja esse”, disse Borghi.

Racismo reverso

Episódios como esse retomam o debate sobre o chamado racismo reverso, que seria o preconceito de negros contra brancos. É comum ouvir alguém falando que já sofreu racismo por ser branco. E aí surge a dúvida: é correto considerar como racismo atitudes discriminatórias sofridas por pessoas brancas? 

Lucimar afirma que não existe racismo reverso, porque o racismo está intrinsecamente ligado às relações de poder. “Não existem condições sociais e políticas de existir racismo reverso”, afirmou. “As pessoas brancas ocupam todos os espaços de poder da sociedade brasileira, elas não são preteridas no mercado por causa da sua cor de pele. Então, acho quase improvável que a pessoa sofra racismo nessa perspectiva em que estamos trabalhando”, acrescentou. 

Ou seja, na sociedade brasileira, o racismo discrimina os negros, que acabam tendo menos oportunidades educacionais, financeiras, sociais e culturais. Um negro pode se dirigir a um branco, por exemplo, e chamá-lo de branquelo, e mesmo assim esse branco vai continuar tendo os privilégios acumulados durante a sua vida. 

Régis Elisio, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia, concorda que o racismo reverso não se aplica no Brasil. “O racismo no Brasil é estrutural, construído ao longo de séculos de escravidão e marginalização”. Para ele, existe uma confusão entre racismo e injúria racial, que seria atacar outra pessoa por causa da sua cor. 

“As pessoas acham que o racismo reverso seria colocar o branco em uma situação vexatória, de agressão verbal. Mas, por mais que essa pessoa fosse menosprezada, ela jamais estaria sofrendo racismo, porque assim que ela saísse dessa situação, toda a estrutura do país estaria se movimentando de modo a beneficiá-la e o mesmo não acontece com o negro”, comparou Elisio.

Leia também: Einstein era racista? Se fosse, seus acusadores também seriam

Na opinião de Borghi, as pessoas podem ter preconceito contra pessoas brancas, mas os negros não teriam poder na sociedade brasileira para praticar racismo. “O racismo é um sistema de opressão que exige poder para acontecer”. 

Borghi conta que o episódio do comercial do Boticário o lembrou do conceito de “fragilidade branca”, cunhado pela acadêmica americana Robin DiAngelo, que explicaria a reação negativa das pessoas ao vídeo. “As pessoas brancas vivem em uma zona de conforto, onde nunca são colocadas para pensar o racismo. E quando isso acontece, às vezes não reagem muito bem. Acho que esse caso revela que muitas pessoas não estão preparadas para lidar com o racismo, por mais que o país tenha avançado muito nessa questão”.

Racismo à brasileira

O antropólogo Roberto DaMatta, em seu livro “O que é o Brasil?”, de 2004, faz uma comparação entre o racismo nos Estados Unidos e no Brasil, e ajuda a elucidar o “racismo à brasileira”. No país norte-americano, uma pessoa com ascendência negra – ou com aquilo que os americanos costumavam chamar de de “sangue negro” – mas aparência branca, passa a ser considerada preta. 

“O racismo americano [...] revela um preconceito racial aberto à discriminação e à segregação, um prejuízo que considera básicas as “origens” das pessoas, e não as suas “marcas” (ou aparências) raciais, como ocorre no caso brasileiro. Nos Estados Unidos, liga-se a aparência a uma “essência” (a origem), fazendo com que um “branco” seja classificado como “negro”, caso um dos seus ascendentes tenha sido “negro”.” 

Já no caso do Brasil, tudo depende da situação e do contexto. A consequência disso, aponta DaMatta, é a dificuldade de enfrentar ou mesmo de perceber o nosso preconceito, que tem enorme invisibilidade. 

“Primeiramente, porque o preconceito racial era muito mais claro, visível e contundente nas sociedades igualitárias. Mas em sociedades hierarquizadas e pessoalizadas como o Brasil, a gradação e o clientelismo diluem o preconceito que sempre pode ser visto como dirigido contra aquela pessoa e não contra toda uma etnia. Daí a nossa crença em que não temos preconceito racial, mas social, o que, tecnicamente, é a mesma coisa. Numa sociedade onde somente agora se admite não existir igualdade entre as pessoas, o preconceito velado é uma forma muito mais eficiente de discriminar, desde que essas pessoas “saibam” e fiquem no seu lugar.” 

É comum ouvir o argumento mencionado pelo antropólogo de que, no Brasil, o preconceito é social, e não racial. Claro, já que as pessoas pobres de qualquer cor têm uma vida de grandes dificuldades no Brasil. Entretanto, não são poucos os casos em que negros ricos sofrem preconceito. Por exemplo, já ouvimos falar de casos em que celebridades ou jogadores de futebol sofreram discriminação, ou casos em que professores chegaram a uma universidade para dar palestra e foram confundidos com trabalhadores braçais. 

“O cotidiano já comprova [que não é verdade] a ideia de que enriquecer é suficiente para romper com o racismo. Todos nós já vimos essas situações, de pessoas que superaram a desigualdade econômica e que continuam sofrendo racismo em diferentes locais porque são negros”, opinou Lucimar. 

Outro sociólogo que fala sobre a diferença entre o racismo no Brasil e nos Estados Unidos é Oracy Nogueira. Ele explica que, nos Estados Unidos, o preconceito é de origem, causado pela segregação racial no país, enquanto no Brasil existe o “preconceito de marca”, ou seja, é sofrido por quem é reconhecido como negro não por suas origens, mas pelas suas características físicas. 

O antropólogo e professor brasileiro-congolês Kabengele Munanga diz que o racismo no Brasil “é um crime perfeito”. Isso seria causado porque “as pessoas não reconhecem o seu próprio racismo, e os negros acreditam em sua inferioridade”, explica Borghi.

117 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 117 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Goncalves

    ± 201 dias

    Gazeta está com muitas NARRATIVAS(não bastava está edição com jornalista Razzo ou RASO. Que Pena. LAMENTO!!! 107 mil Gostei e 17 Mil não Gostei. A população aprovou a video pro família. O resto é narrativa da imprensa distorcendo a informação!!!. Não gosto da marca BOTICARIO, devido a videos do passado. Mas PARABENS pelo video!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Alberto Esteves Gemal

      ± 790 dias

      A impressão que tenho é que grupos de ativistas de coletivos negros se irritaram e transbordaram seu racismo reverso!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        J H R

        ± 790 dias

        Meu Deus.. assisti essa propaganda várias vezes e em nenhum momento percebi a cor dos personagens...sempre vi seres humanos e um PAI demonstrando atenção aos seus filhos...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Jorge

          ± 790 dias

          Empresa hipócrita, que busca evidência através do coitadismo politicamente correto, bancando a empresa "cool" e "boazinha". Simplesmente não consumam nada desta marca.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Jorge

            ± 790 dias

            Boticário = Suporte ao mimimi politicamente correto. Ou seja, em minha casa não entra qualquer produto da marca. Não compro, e não permito aos meus familiares fazê-lo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Herbert Krumheuer

              ± 790 dias

              O problema são os cheios de MIMIMI que ve problema em tudo e reclama de tudo, sendo que a maioria nem se importou com nada na propaganda, resumindo so querem reclamar e mais nada.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Alexandre Santos

                ± 790 dias

                Divida o povo e o conquiste!!!!!!!!! É assim que o Governo e a mídia brasileira trabalha. Um povo dividido é um povo fraco!! Acorda Brasil de diversidades!!!!!!!!!!!!............ Brancos, Negros,Amarelos,Mestiços, etc, etc, etc........

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Patricia de Sampa

                  ± 787 dias

                  Alexandre, parabéns pela sua análise. Concordo: essa divisão entre o nosso povo não existia até o governo petista chegar e Lula começar com o seu discurso de NÓS (os bons, os trabalhadores morenos (sub-entendendo-se: "desprezados" pela "elite" de olhos azuis), e ELES (os maus, a tal "elite"). Daí pra frente, foi o que se viu, e ainda vemos, cada vez mais: povo dividido, ódio para todo lado, e tá instalado o NÓS contra ELES. E salve-se quem puder. Não sobrou nada intacto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                CARLOS FELIX

                ± 790 dias

                A agência é de brancos ou negros ? O(a) diretor(a)(a) branco (a) ou negro(a) ? O(a)contra regras branco(a) ou negro(a)? O(a) iluminador(a) branco(a) ou negro(a)? O(a) maquiador(a) branco(o) ou negro(a) ? Os(as) operadores de câmeras e são brancos(as) ou negros(as). O(a) produtor(a) branco(a) ou negro(a). e OS QUE ASSISTIRAM BRANCOS OU NEGROS ? PAREM COM ESSA DISCRIMINAÇÃO ! EU SOU PARDO ! QUERO COMERCIAL. QUERO COTA! QUERO RECEBER A DÍVIDA !

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Alex Fox

                  ± 790 dias

                  Esse caso ilustra muito bem como os movimentos de "anti-racismo" apenas promovem mais racismo. É tanta imposição, é tanto "mimimi" para inclusão de mais negros à força, que quando surge uma propaganda dessas muita gente vê uma tentativa de lacrar da empresa. Esse é o resultado desses movimentos, quando negros ganham destaque, não é por mérito deles, mas para compensar alguma questão social. Quando o racismo for de fato superado, uma propaganda dessas passará totalmente despercebida...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Euzis

                    ± 790 dias

                    Nossa, sra. Helen, me desculpe a franqueza, mas isso é o que eu chamo de "não notícia". Só mais um texto para manter a pauta ou “reacender o debate” – como os jornais, de maneira geral, deixassem esse debate chato e extremamente ideológico sobre ‘racismo reverso’ “apagar”. Mas, já que você consultou tantos especialistas (e todos dizem a mesma coisa), é bem capaz “...que não existe racismo reverso...” ou “...que o racismo reverso não se aplica no Brasil...”. A Fabiana Cozza que o diga.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      João das Couves

                      ± 790 dias

                      muito mimimi....

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        THIAGO DA CUNHA MEDEIROS

                        ± 790 dias

                        Se a família era de negros, porque diabos teria de ter um branco no meio?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Diz

                          ± 790 dias

                          Quanto mais se fala mais fede.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MAM

                            ± 790 dias

                            fazem comercial com pessoas negras (criticam porque só tem negros) ...fazem comercial com pessoas brancas (criticam porque não tem negros) ...puxa vida, quanta bobagem tudo isso!! Eu vi várias vezes esse comercial e nem tinha percebido que só tinha negros !!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • V

                              Vanderli Camorim

                              ± 790 dias

                              Na verdade a coisa toda não tem nada a ver com racismo mas sim com revolução semântica que é a característica da nossa época quando as palavras tomam outro sentido diferente do que é se prestando a uma ideologia política. Racismo, por exemplo, é doutrina que prega a supremacia de uma raça sobre as demais e só pode funcionar se por acaso existe o poder do Estado dando ênfase impondo este ponto de vista. Como não existe uma política que imponha uma raça sobre a outra como se pode observar em outros países onde as raças eram divididas por lei, este modo como se aplica a palavra racismo só tem uma única razão, a de se prestar a promover a teoria da lutas de classe.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sandro P

                              ± 790 dias

                              Eu também! Vi o comercial e gostei e nem me tinha dado conta de que todos eram negros. Para mim uma família como qualquer outra.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eduardo Soares

                            ± 790 dias

                            O raciocínio dos movimentos contra discriminações apostam em dar mais para quem tem menos e, nesta esteira vão as empresas querendo ganhar simpatia para lucrar mais (alguém acha que a Boticário está realmente engajada?). Também, nesta esteira, vão os governos criando mais leis inclusivas (com segundas intenções). Um dia estas leis reverterão o status quo, transformando os que tem menos em uma nova elite ou uma nobreza e não trazendo a desejada igualdade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jorge Dias

                              ± 790 dias

                              Lembrei do "Julius" que tinha 5 empregos. Mas que "O Boticário" errou feio, errou sim. Cuidado para o politicamente correto não falir O Boticário também.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Melissa Oliveira

                                ± 790 dias

                                Então vamos pagar nossa dívida em quantas parcelas?!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz Caron

                                  ± 790 dias

                                  Todo ano é a mesma coisa, se colocam pessoas brancas os negros reclamam, se colocam negros os brancos reclamam, se colocam.... reclamam. Vou copiar uma frase do ator Morgan Freeman "O dia em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, amarela, branca e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo desaparece". Pena que infelizmente estamos longe disso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    ± 790 dias

                                    Sou a favor de bloquear as redes sociais no Brasil, até a gente reaprender a ser civilizado. Aí, cada um que viva chafurdando sozinho na sua lama.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Guilherme Abrantes de Sousa

                                      ± 790 dias

                                      Por esse tipo de matéria cancelei minha assinatura.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Favero Sil

                                        ± 790 dias

                                        Quanta perda de tempo com tolices. E daí que só há negros no comercial? Mas se entende. Os "movimentos negros" e o politicamente correto em geral puxaram demasiado a coisa para o lado do racialismo. O resultado é esse aí: Deve-se considerar normal um comercial só com negros (e realmente é!). Contudo, os "movimentos" não acham normal um comercial só de brancos. Quando uma coisa e outra forem vistas como algo normal por todos, aí sim estaremos bem. Até lá, desculpem, o que temos é racismo. E racismo contra brancos por parte do politicamente correto.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          ANTONIO CARLOS MOREIRA

                                          ± 790 dias

                                          Quanta baboseira. E se dá crédito a isto!!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roger

                                            ± 790 dias

                                            Meu filho nasceu branco. E já nasceu com culpa de sei-la-o-que. Já nasceu sem direitos a cotas. Sem direitos. Sem direitos. No caso desta marca de perfumes...é fácil não comprar. Muito simples. ALém dela, tem a Natura também que discrimina os brancos. Entrei no site para compras virtuais da linha bebê e lá só tem bebê azul, verde, lilás...menos bebês loiros e brancos. Simples. Cancelei a compra de R$ 437,00 e nunca mais voltei. O pior racismo é jogar uma carga pesada de culpa sobre os bebês brancos que nascem. Culpa que nem possuem.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Leandro

                                              ± 790 dias

                                              Pergunta seria o que é racismo? Reverso existe a décadas...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Somente Verdades

                                                ± 790 dias

                                                Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos, é muita pretensão desses movimentos negros quererem redefinir o significado das palavras e determinar o que é ou não racismo. Se vc não discrimina um branco por ser branco, um asiático por ser asiático, vc é uma m*rda de um racista sim, não interessa se vc é negro, pois este não foi o único povo escravizado na história da humanidade.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • S

                                                  Somente Verdades

                                                  ± 790 dias

                                                  *Se vc discrimina.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Alex Fox

                                                ± 790 dias

                                                Eu assisti esse comercial na TV algumas vezes e achei muito engraçado, muito bem feito, realmente gostei do comercial e o fato da família ser negra não tinha chamado minha atenção, até agora. Primeiro absurdo dessa situação é darem relevância a uma parcela ínfima que se incomodou com a cor da pele dos atores, não podem nem dar bola pra esses comentário ridículos. Segundo coisa ridícula são as manifestações desses Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, deviam se chamar Núcleo de vitimização de afro-brasileiros... se querem combater o racismo comecem tratando todos como iguais, ou só negro é raça ?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Emerson

                                                  ± 790 dias

                                                  Contentar gregos e troianos de nossa emburrecida sociedade é algo quase impossível a meu ver. Deixem que a empresa faça a propaganda como bem entender pois tem dinheiro de sobra para isto e deveria ter liberdade de expressar-se sem precisar de tais picuinhas raivosas de favoráveis e contrários.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Fernanda Fernandes

                                                    ± 790 dias

                                                    Que viagem. Acredito que a maioria dos comentários do tipo "só tem negros", "cadê os brancos?", "Boticário só vende para negros" são irônicos e imitam movimentos sociais que gostam de problematizar qualquer coisa que aparece.Vários deslikes podem ter ido nesse sentido também.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • K

                                                      Klin

                                                      ± 790 dias

                                                      É muita ignorância. Por acaso não são pessoas? Seres humanos como todos?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        Decio mango

                                                        ± 790 dias

                                                        O mundo além de chato esta cada veis mais medíocre.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eri

                                                          ± 790 dias

                                                          O que vejo na verdade, é que, tudo que se faz na vida, independente do público alvo ser negro, branco, ou de ser toda uma diversidade, sempre haverá alguém buscando um "defeito", ou um "problema" , considerado falho que seja voltado para o lado racista. Quando na verdade, o falta mesmo na sociedade, é a tolerância. Falta tolerância à tudo e à todos.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Ferzinha

                                                            ± 790 dias

                                                            Quando é branco reclamam, quando é negros reclamam... afffff povo chato!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Ronald Niculitcheff

                                                              ± 790 dias

                                                              Quanto mi-mi-mi. Quanto nhe-nhe-nhen. Quanta falta do que fazer!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • R

                                                                Roger

                                                                ± 790 dias

                                                                voce tem muito o que fazer. Entra no debate para criticar o mimimi através de outro mimimi

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • G

                                                              Giovani Martins

                                                              ± 790 dias

                                                              Povo Chato, depois da internet e rede anti-social, só ficam falando besteira... Vão trabalhar!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • R

                                                                Roger

                                                                ± 790 dias

                                                                que hipocrisia. Voce não está na internet? Seu comentário também não é chato? Voce está "trabalhando"?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paula Beatriz de Sa Borini

                                                              ± 790 dias

                                                              Racismo reverso? Racismo é racismo e ponto final.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                ± 790 dias

                                                                Criticos nao passam de *******, talvez lobotomizados pela ideologia peteba.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcelo Martins

                                                                  ± 790 dias

                                                                  Quanta falta do que fazer!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • R

                                                                    Roger

                                                                    ± 790 dias

                                                                    voce entrou no debate para escrever isso? Que comentário pobre. E que perda de tempo.,

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  analice barbosa dos santos

                                                                  ± 790 dias

                                                                  Gente, o que é isso? Uma das propagandas mais lindas que já vi na mídia. Qual o problema? Se está retratando uma família, qual o problema de ser uma família negra? Se fosse só de brancos, ninguém estaria sofrendo com isso. Parabéns ao Boticário. As pessoas têm que entender que cor de pele não tem nada a ver na vida. O ser humano tem que ser valorizado como ser humano. Parem com esse racismo ridículo, por favor.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • M

                                                                    Marcos A.

                                                                    ± 790 dias

                                                                    Ah, hoje em dia se fosse só brancos haveria mimimi também. Teve uma propaganda em uma estação de metro de sao Paulo que sofreu criticas por ter apenas pessoas brancas.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcos Ctba

                                                                  ± 790 dias

                                                                  TODOS SÃO IGUAIS MAS TEM PESSOAS MAS SE VEEM DIFERENTES.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    guilherme palma

                                                                    ± 790 dias

                                                                    Se tem brancos na propaganda iam falar que só tem que ter negros. Tem um comentário de um la que fala "é perfume para negros somente? acho que estou usando perfume errado". Olha o nível da doença. As pessoas que mais falam em racismo é que são racistas

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Meg Litton

                                                                      ± 790 dias

                                                                      Perguntinha: se não tem "racismo reverso", por que a tal Lucimar Rosa NÃO É BRANCA????

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • B

                                                                        Benvindo Ferreira

                                                                        ± 790 dias

                                                                        Eu vi a propaganda, gostei e não vi nada de errado. Nem me toquei sobre o fato de ser negro, branco, amarelo, azul, etc.... É coisa de gente que não tem o que fazer.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • C

                                                                          CARLOS FELIX

                                                                          ± 790 dias

                                                                          O abrigos de incompetentes, são estes núcleos de estudos (?), ou de geração de coitadismos e dívidas ? basta ver a verborragia dos jargões "centralidade", e agora esse outro "crime perfeito ". São incompetentes sim! Não conseguem enxergar a vida além de chafurdar essa questão. Querem cotas para publicidade? Aliás, parabéns pelos atores e figurantes e produtores do comercial. E vocês apontadores de dívidas, vão trabalhar e parem de apenas fazer "debates".

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • ± 790 dias

                                                                            eu vejo que existe um esforço extremo por parte do marketing em agradar as minorias, não só pensando em ser politicamente correto mas para agradar as minorias e com isso vender mais, o problema é que forçam demasiado a barra. Não vejo nada demais na propaganda do boticario, mas o banco do brasil por exemplo tem exclusivamente negros na página do gerenciador , e o garoto propaganda é um personagem do paulo gustavo. Nada contra, mas fica bem explicito este espirito.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • M

                                                                              Marcos A.

                                                                              ± 790 dias

                                                                              Essa questão que vemos agora é mais uma criação petista que jogou classes contra classes. No passado ninguém nem repararia nisso. Um propaganda dentro de uma estação de metro de São Paulo foi criticada por conter apenas pessoas brancas. O que acontece é isso ai. Cada ação gera uma reação.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              23 Respostas
                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 789 dias

                                                                                Anderson: sou de 78, só pra lembrar...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Anderson

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Benhur, vc entendeu o que quis dizer, isso é obra de geração nascida na decada de 70,80,90

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Anderson: Desculpa Anderson, não sou politicamente correto, não sou polido, já deu pra perceber né man...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Anderson

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Cara esse politicamente correto não é obra de um partido politico, é obra nossa, de nossos pais de nossos irmão, no mundo inteiro temos alguns extremistas que para eles tudo é racismo tudo é preconceito, na europa estados unidos, asia temos situações semelhantes,

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Que que vc quer então, sair na mão? Ia te colocar pra dormir, sem esforço, vc só late cara...vá pra phuta que te pariu, vc entendeu agora?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO: E eu perguntei onde vc nasceu e cresceu, zezinho? Agora, machinho atrás de um teclado, se achando "malaco perifa", já vi dúzias. Vc, nem de longe, parece o mais pica ou mais ameaçador. É só um coitado vitimista, n passa disso. E se apertar, se ca_ga, como td valentão wanna be Bruce Lee. Já disse: n dura 2 minutos, isso pq o primeiro eu ficaria dando risada. Que dó. Vai te tratar.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Como diria meu pai, vc não aguenta uma "sota"...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Não to me fazendo de coitado, só to dizendo que não sou esses molecote que vc xinga aí e apertam pra vc otá.r.i.o, nem perguntei onde nasceu e cresceu e nem me interessa sua vida ok? To dizendo que vc não dá nem pra boca tiozão da sukita, understand?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO: Ai, tadinho, hominho criado na periferia. Mimimi agora? O mais legal de td isso é que vc sequer sabe onde nasci e cresci, mas jamais usaria isso pra tentar intimidar ou tentar me fazer superior. De novo: Ô dó.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Entenda uma coisinha tiozão da sukita, se fazer de inteligente, não te torna inteligente, humildade, serenidade nas palavras te trazem pra realidade, problema que tua falta de capacidade de argumentar ja disse, tuas ameacinhas que não dura 2 minutos, quebrar dentes, isso aí coloca medo em piá de prédio, em tiozão de prédio, não em homem criado na periferia que lidou com coisa extremamente mais grave que ameacinha de tiozão criado a leite com pêra...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Posso não ser nada do que disse, mas tenho um cérebro que funciona, diferente de vc tiozão da sukita!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO: claro, afinal, vc é o sujeito mais **** do universo. Não sei como ainda n se tornou um modelo de sucesso, um empreendedor bem sucedido, capa da Time, campeão do UFC, Prêmio Nobel. Cara, é sério: tenha MUITA pena. De repente um tratamento com um psiquiatra te ajuda com esse teu problema.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Ta reparando no meu shape é "flor"? Tu é mormaço? Kiwizinho? Po, se for cara por cara, tu ta estragadinho hein tiozão? O unico que late aqui é você, que fica ameaçando meio mundo, problema é que nada, absolutamente nada faz, nem tua cara, nem teu shape, nem teu argumento me coloca medo, coloca nesses tiozão que vc late alto e eles afinam pra vc, comigo não estr.um.e

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO: Claro, pq vc deve ser o deus de todas as artes marciais. Com a tua cara e o teu shape, n dura 2 minutos. Teu problema é latir demais, e no fim das contas ser banguela. Que dó.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: Não dá nem tempo de voce erguer a perna pra chutar, em primeiro lugar...rs

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO: será q se eu der um chute no **** do Marcos, acerto teus dentes?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Marcos A.: "Essa questão que vemos agora é mais uma criação petista que jogou classes contra classes." Ponto. Sobre a "USP esquerdista", só pra lembrar, é a universidade brasileira mais bem avaliada no QS ranking. Essa tua dor de cotovelo ainda vai te matar. Mas vai lá na tua FUDECS comprar um diploma e fica de boa.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • B

                                                                                BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Marcos A.: Marcos, você pode desenhar, escrever, pintar decorar que não adianta, pra toupeira comentador de comentários, psicólogo, economista, jurista, filósofo, antropólogo, Zeus, Buda!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • M

                                                                                Marcos A.

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Eu falei que racismo é criação petista? Não. O que falei é que isso agora virou uma guerra. São negros de um lado discriminando brancos e brancos de outro discriminando negros de uma forma que nunca havia acontecido no pais.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • M

                                                                                Marcos A.

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Revista da USP esquerdista? Dispenso.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Não devia, Marcos, mas vou te dar uma ajuda: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13479

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • M

                                                                                Meg Litton

                                                                                ± 790 dias

                                                                                caius marcellus: SUA "INTELIGÊNCIA" É SURPREENDENTE (sqn)!!!!!!!!!!!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                caius marcellus

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Claro... racismo é uma criação petista. Vá lavar essa cara, Marcos. Fazia tempo que não lia tuas asneiras e esse chorume baseado no senso comum por aqui. Em tempo: raça, etnia e classe são conceitos distintos. Vá se instruir.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • M

                                                                              MARIOSIL

                                                                              ± 790 dias

                                                                              Oh povo chato, será que não tem o que fazer ???

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Anderson

                                                                                ± 790 dias

                                                                                No comercial eu não vejo pessoas negras, não vejo pessoas brancas, não vejo gente diferente, eu vejo apenas humanos, o racismo está em quem vê essas diferenças como se fosse algo diferente, quem reclama de não ter brancos são os primeiros que considero racista, pois não se importaram com a mensagem e apenas se incomodaram por conter apenas negros na propaganda

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                7 Respostas
                                                                                • A

                                                                                  Anderson

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  e digo mais, deve ter muito deslike de pessoas que não gostaram do comercial mesmo, ou que não gostam da marca, falar que teve isso de deslike e todos são por causa desse motivo é de uma infantilidade sem tamanho

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Anderson

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Francisco e Marcos: Se nao tivesse nenhum deslike alguem ia la dar deslike so para falar

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Anderson

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Marcos A. Por isso digo, se uma propaganda so tem brancos, mulatos, negros ou amarelos ou verdes, não me importa, não reparo nisso, eu vejo o que a propaganda quer vender e como ela foi feita, ficar reparando nisso para mim ja e uma *****, se todos fossem vistos iguais, uma boa parte dos problemas ja seriam resolvidos automaticamente

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • M

                                                                                  Marcos A.

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Francisco Carneiro Neto: se tivesse um deslike iriam falar da mesma forma. O importante para eles é ter um motivo para lacrar.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • F

                                                                                  Francisco Carneiro Neto

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  O que me chamou atenção aqui não foi o fato de ter somente pessoas negras no comercial ou se deveria haver alguma pessoa branca; o que me chamou a atenção é mais uma vez jornalistas militantes usarem a questão para, novamente, problematizarem e ficarem fazendo proselitismo ideólogico: foram 17 mil dislikes frente a 107 mil likes, e aí o jornalista fica neste mi-mi-mi da "sociedade racista". Só os números já mostram que não existe este racismo todo que nos tentam fazer acreditar; além disso, como a própria reportagem menciona, nunca existirá unanimidade, seja para gostar, seja para não gostar, de um vídeo no YouTube. É mais, não gostar do vídeo não ser racista.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • B

                                                                                  BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Marcos A.: Forçando a barra colocando somente pessoas negras na propaganda pra se fazer de bonzinho, ain, ta vendo como aqui no Boticário somos "plurais", fazemos propaganda somente com negros, querendo ficar bem com o público, forçadasso!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • M

                                                                                  Marcos A.

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Mas em uma propaganda que estava dentro de a estação de metro em São Paulo e mostrava duas pessoas brancas foi motivo de mimimi por uma delas não ser negra.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • V

                                                                                Vinicius Neves

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Sou negro, familia inteira negra. Os 2 lados estão de babaquice. Tanto quem reclama da propaganda quanto esses cientistas sociais que falam que os brancos estão no topo de todos os níveis de poder e que não existe racismo contra brancos. Nas universidades federais é o que mais tem. Se um branco fala um "A", ele é atacado de todas as formas possíveis. Até fisicamente. Agora o negro pode falar qualquer ladainha, apontar dedo na cara e agredir os outros de tudo quanto é jeito. SABEM COMO ACABAR COM O RACISMO!? PARANDO DE FALAR SOBRE ISSO. MORGAN FREEMAN JÁ DIZIA. E está completamente certo. Essas discussões só deixam claro a divisão criada. Querem fazer propaganda, façam. Sem mimimi.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                2 Respostas
                                                                                • C

                                                                                  caius marcellus

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Não foram os autores da propaganda que "fizeram mimimi", e sim uma parte da população, descontente por ter que assistir um comercial com pessoas negras. Achei que estava bem claro. O veiculante, no caso, é um famoso polemista, e se aproveita da imbecilidade de gente preconceituosa pra gerar buzz. Foi assim com o comercial com gays, por exemplo. Não fosse pelo preconceito descarado dessa gentalha tacanha, e seria apenas mais um comercial tentando vender seu produto.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • G

                                                                                  Gabriel Plácido Teixeira da Silva

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  Parabéns pelo seu comentário! Que bom que ainda temos pessoas sensatas como você. O mal de hoje em dia chama-se hipocrisia...

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                CELSO

                                                                                ± 790 dias

                                                                                Eu não acredito no que li. É muito mimimi em torno de um comercial que até eu ler essa reportagem nem tinha percebido que era uma família só de negros. Se o cara que é negro casa com uma mulher negra qual o problema nisso? Esse pessoal queria que colocassem filhos loiros? Vai carpi terreno...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • M

                                                                                  MAURICIO

                                                                                  ± 790 dias

                                                                                  que mimimi só é um comercial. E a galera mordendo o bait da agência com falsa polêmica. Não perceberam que todo ano é igual nas campanha desta empresa?

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • R

                                                                                    Rodrigo Nogueira Marques

                                                                                    ± 790 dias

                                                                                    Não existe. O que existe é racismo. Dar outro nome a algo antigo, é uma bobeira.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • C

                                                                                      Candora

                                                                                      ± 790 dias

                                                                                      Também algumas pessoas vêem mal em tudo...nada satisfaz, sempre acham algo para que possa virar polêmica. Haja "sacola" hein?

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • P

                                                                                        Paulo Holm

                                                                                        ± 790 dias

                                                                                        E a proposito como esta o atendimento nas lojas do Boticario? A ultima vez que fui ainda nos anos 90, as atendentes eram muito antipaticas, pareciam estar fazendo um favor ao atender um cliente. Nunca mais fui, nem nas lojas de itens de luxo as vendedoras eram tao antipaticas como as vendedoras do Boticario.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        2 Respostas
                                                                                        • A

                                                                                          Anderson

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          A última vez que eu fui o atendimento foi normal, mas já reparei que o atendimento para mulheres e mais caprichado, seria isso um preconceito por ser homem? Não, apenas elas sabem que homem vai lá com o objetivo de comprar uma coisa e vai comprar uma coisa, enquanto mulheres que é o público alvo principal da marca, pode entrar na loja pensando em trocar 10 reais para o estacionamento e sair de lá com uma sacola com um kit de 200 reais. Eu condeno isso? Nem de perto, para mim é até melhor que não queiram me empurrar mais trocentos itens.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • V

                                                                                          Vinicius Neves

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Ainda é a mesma coisa, hahahahah.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • P

                                                                                        Paulo Holm

                                                                                        ± 790 dias

                                                                                        Aqui nos EUA o racismo e mais evidente, mas ao mesmo tempo ele e debatido e enfrentado, a Starbucks fechou uma tarde inteira para dar treinamento sobre o tema, apos um caso de racismo. Propagandas so com negros sao comuns e nao geram essa polemica. O Brasil e uma caricatura de sociedade, capitalismo e neo liberalismo. Certa vez quando moraca ai, fui a um medico em um predio comercial no tinha que ser Batel, era a 1ª vez, o porteiro me mandou subir direto, enquanto eu esperava o elevador chegou um jovem negro, o porteiro se levantou pediu o documento do jovem, perguntou aonde ele ia e tirou uma foto. Agora digam que privilegio branco nao existe.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        2 Respostas
                                                                                        • M

                                                                                          Marcos A.

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Defendendo o imperialismo americano, KKK. Pais com liberdade é outra coisa, não é?

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • V

                                                                                          Vinicius Neves

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Caraca, meus parabéns. Conseguiu resumir toda a questão nacional sobre raça com uma única experiência sua. Deveria escrever pro jornal, tá perdendo tempo.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • S

                                                                                        silvio santos basso

                                                                                        ± 790 dias

                                                                                        Privilégio de branco??? Sou branco, caucasiano, loiro e... pobre. Onde estão meus privilégios, além de ter de trabalhar cinco meses ao ano para bancar, inclusive, cotas para negros, índios, gays, aborígenes, etc, em universidades? Universidade que, diga-se, nunca consegui fazer.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        15 Respostas
                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: Teu conhecimento é nulo, zero, não citou em momento algum nada de modelo econômico, só latiu que nem um caozinho de madame, alias, mó cara de pinscher hein?Leitorzinho de google, leu no google o que é apropriação cultural? Cara, você é uma vergonha pra sua familia, vá pro meio do mato, pega tua bike, um despenhadeiro e dá aquele superman seat grab gritando ainnnn sou o phica das galáxias! kkkkkkkkk

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: Em primeiro lugar, é que tem que desenhar pra você, quem é "micro empresário aqui é você, mas paga de profissional liberal, kkkkkkkkkk. Apropriação cultural NÃO EXISTE, se quiser discutir sobre isso, aceito a cerveja, mas não pode ficar bravinho e bater na mesa, eu tenho certeza que tenho MUITO, mas MUITO mais conhecimento que você pra discutir modelos econômicos, um frustradinho a lá Tico Santa Cruz que se acha inteligentão e capaz de comentar os comentários alheios.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO: "Eu aqui preocupado em discutir modelos economicos". RARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARA. Pera, quem é vc pra "discutir modelos econômicos"? *****, n gerencia nem a empresinha da família, RARARARARARA. Ah, BH, faz um favor, vai tomar no meio do teu ra_bo, vai, que não vou perder mais meu tempo com um ser obsoleto e vitimista. Vai correr atrás do teu, campeão, q eu corro atrás do meu. Se a gente se encontrar um dia, vejo se te chamo pra beber uma cerveja ou te faço sentar na garrafa. Sem mais.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO: Não, não quis dizer apropriação cultural, que é algo bastante diferente. Apropriação CULTURAL, retarded, é quando um grupo se apropria de elementos culturais de um grupo distinto. *****, como é burro. Veja só... então quer dizer que a sumidade que cresceu na perifa agora quer até dizer q eu escrevi o q n escrevi? É o seguinte, paquiderme: sou responsável pelo q escrevo, n pelo que o humildezinho wanna be sabe tudo "entende". E se vai usar expressões latinas, PELAMORDEDEUS, pelo menos saiba do que se trata. É uma vergonha atrás da outra. Vai se tratar.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: argumentum ad verecundiam, acho que é isso que estava querendo dizer né? Não basta ler livros, videos, explicações, teorias, tem que ter o selo de qualidade caius tiozão da sukita marcellus, kkkkkkkkkk! Loser!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: "Em tempo: as "ideias" que vc propaga aqui, infelizmente, não são suas. São apenas conceitos dos quais vc se apropria sem sequer ter um conhecimento aprofundado a respeito". Você não quis dizer de apropriação cultural então? kkkkkkkkkk. Muda o disco, paquiderme vc ja xingou outras vezes e sempre repete a mesma ladainha. Nooofffffaaaaaaaaa, tiozão da Sukita mitou com a grafia do nome do personagem, ***, olha o que o cara se prende como argumento, um nome de um personagem de um livro de ficção. Eu aqui preocupado em discutir modelos economicos e você preocupado com o novo acordo ortográfico da lingua portuguesa. Ta, mas vou te dar a chance, qual sua relevância?

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO: Quem falou de apropriação cultural, seu paquiderme vitimista? Se apropriar de conceitos significa tão somente ter propriedade, conhecimento, gabarito pra falar sobre eles. Não pode ver uma vergonha que já quer passar passar. E antes que eu me esqueça, se vai mencionar Huxley, pelo menos grafe corretamente o nome do personagem, asno: Mustapha Mond. Aprenda enquanto te dou essa colher de chá. kkkkk. Que piada. Ah, e o novo acordo?

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: Primeiro lugar que apropriação cultural não existe. Segundo que ao menos tento propagar algo, melhor que vc que fica zurrando nos comentários alheios, sem idéias nem suas, nem de outras.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO: Propague suas ideias, em primeiro lugar, adequando seus relinchos ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em tempo: as "ideias" que vc propaga aqui, infelizmente, não são suas. São apenas conceitos dos quais vc se apropria sem sequer ter um conhecimento aprofundado a respeito. ô, dó.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: Sabe onde vc muda? Com idéias, justamente as que defendo, propagando elas. Quero menos estado, menos burocracia, se vc gosta de ser ipsilon coma capim e tome soma e deixa o Mostafa Mond puxar suas rédeas...

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO: Acho que vc deveria parar de reclamar e se esforçar mais, BH. Tem bastante gente no mesmo lugar que vc e que conseguiu ascender e nao fica com esse vitimismo. Ou a meritocracia é algo que vc só exige para os outros, e não pra vc? Enfim, vc não precisa ser estudado, pq n tem uma gota de relevância. Again: que dó.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • B

                                                                                          BENHUR LOUIZ FAVERO

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          caius marcellus: Claaaaaro, tem que pagar 5 meses do ano de trabalho pro governo tem a ver com meritocracia, não tem a ver com o pífio investimento em educação básica, não tem a ver com diminuir carga tibutária, tirar privilégios de políticos, incentivar o livre mercado, cara, você é digno de estudos, vou solicitar que voltem o M.O.B.R.A.L, você é cria de lá, só pode...

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Silvio, acredito que vc não se esforçou o suficiente, viu? Na próxima vez, estude mais, se empenhe mais, e quem sabe consiga estudar em uma boa universidade e se tornar um empreendedor de sucesso, um juíz federal... Meritocracia. Não é isso q vc defende, afinal?

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • E

                                                                                          Eduardo

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Boticário fica em São José dos Pinhais e aqui (SJP) é proibido chamar polaco de polaco. Daí o motivo da propaganda.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                        • P

                                                                                          Paulo Holm

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Quanto odio no seu comentario hein? Certamente se voce passar por um grupo de neo nazistas na XV durante a madrugada, nao sera atacado, entre voce e um negro com as mesmas qualificacoes e claro que irao preferir voce. Seu discurso e interessantem vc se incomoda em pagar pelas cotas dos marginalizados da sociedade, mas nao parece se incomodar com o privilegio de politicos e juizes etc. So faltou falar do bolsa familia. Se nao fez universidade, ainda e tempo, nunca e tarde, se estudou em escola publica tem direito a cotas independentemente de tudo o que citou. Que fique claro ha uma diferenca entre direitos e privilegios.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • E

                                                                                        Eduardo Prestes

                                                                                        ± 790 dias

                                                                                        Racista é qualquer um que classifica as pessoas pela cor da pele. E essa bobagem de opressor x oprimido é o mesmo marxismo picareta de sempre, agora aplicado ao tom da pele das pessoas.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        1 Respostas
                                                                                        • C

                                                                                          caius marcellus

                                                                                          ± 790 dias

                                                                                          Não, não é. LEIA a matéria. Ali está explicado, ainda que de forma resumida.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                      • N

                                                                                        Nono

                                                                                        ± 790 dias

                                                                                        Já estão todos noiados! Sou branco loiro olhos claros e não vi nada de errado. Errado estão os doentes reclamões e vitimistas medíocres. Faça alguma coisa pra sair da fila do desemprego pra não ficar vendo muito comercial na telinha!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        Fim dos comentários.