i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Candidatura coletiva e tribunal racial eleitoral: os novos ataques à democracia

  • 19/11/2020 22:24
Mandata coletiva das Pretas
Mandata coletiva que concorreu à Câmara de Vereadores de Curitiba| Foto: Reprodução

Nestas eleições municipais, a democracia liberal recebeu dois golpes: a canetada de Lewandowski, que estipulou cotas raciais para as candidaturas em 2020, e as candidaturas coletivas dos progressistas.

De supetão, o Brasil daqueles que só queriam linhas de ônibus, poço artesiano, coleta de lixo ou creche descobriu que, para se candidatar, não basta dar seus pulos e arranjar um chapa em um partido político. Se essa pessoa fosse um homem, sua vida estava mais difícil desde quando os progressistas resolveram que precisa de cota para candidaturas femininas.

Nessa circunstância, o partido precisa correr atrás de mulheres para se candidatar, e, se encontrar somente algumas almas caridosas que aceitem se candidatar apenas formalmente, ficará na mão da justiça eleitoral, que pode a qualquer momento chamar essas mulheres de laranja, e acusá-lo de corrupção.

Como o povo acha que corrupção é sinônimo de roubalheira, pronto: a turma do partido fica com o nome sujo na própria cidade, sem ter roubado nada, só por ter tentado viabilizar candidaturas. (Torço para que o Sen. Coronel (PSD-BA) persista em sua tentativa de desfazer essa obrigatoriedade, em vez de ficar nessa esculhambação de tentar censurar o WhatsApp do povo com o projeto das fake news.)

Depois de o indivíduo conseguir achar um partido, em 2020 descobriu que precisa cumprir uma formalidade e se autodeclarar negro. Tudo porque Benedita da Silva (PT-RJ) foi para o TSE pedir para criar cota pra negro nas candidaturas dos partidos no mesmo molde das cotas femininas (que obriga os partidos a gastarem de maneira proporcional), os juízes – que não foram eleitos por ninguém – decidiram que está certo, mas, para não mudar a regra com o bonde andando, decidiram que valeria apenas para 2022.

Esta decisão saiu neste ano, às portas das eleições, por isso o bom senso fez com que fosse de aplicação posterior. Mas eis que o PSOL, aquele partido ruim de voto, acionou outra vez o TSE, desta vez para pedir que valesse já em 2020, e Lewandowski, sozinho, decidiu em setembro de 2020 que as normas valiam para as eleições ocorridas este mês. Muito respeito pela democracia, não?

Como já venho explicando aqui, o IBGE lulista decidiu que “negro” significa o somatório dos que se autodeclaram pardos e pretos. Por isso na Amazônia do IBGE só tem negão: descendente de índio se declara pardo e vira negro. Feito esse somatório, o militante do movimento negro mente para o país dizendo que o Brasil é de maioria negra, e exige cotas. Na hora de preencher as cotas, aparelha o tribunal racial e exclui os pardos. Depois a cara do pardo vai parar na TV como fraudador de cota, mas ninguém conta que ele se autodeclarou pardo, não preto.

Nestas eleições, o número de candidatos que se autodeclaram “negros” subiu. Não é de estranhar. Desconheço casos de gente recusada, nem encontrei tribunais raciais – ou “comissão de heteroidentificação”, que é o nome moderno de tribunal racial. Primeiro você se autoidentifica, depois anônimos lhe heteroidentificam.

Se tudo foi feito nas coxas em 2020, é de se esperar que em 2022 a autodeclaração seja mais que uma mera formalidade, e que já tenham inventado tribunal racial para as nossas democracias. Como militante é burro, incapaz de distinções mais sutis, ainda vai manter cotas iguais para todos os municípios de todas as regiões do Brasil, e montar uma chapa em São Leopoldo, Joinville e Blumenau vai demandar laranjas negros. Na prática, é criminalizar a democracia em município de colono.

Mandato coletivo

Não existe mandato coletivo. Não existe, não existe, não existe. Mas ainda assim um monte de candidato a vereador progressista, quase sempre do PSOL, saiu dizendo por aí impunemente que estava em uma candidatura coletiva, para exercer um mandato coletivo. Disse para o povo na TV que, se votasse neles, estaria elegendo Huguinho, Zezinho e Luizinho, quando isso é impossível. Como isso não é propaganda enganosa, fake news, estelionato ou coisa do gênero? No Brasil, ser amigo de juiz vale mais que ser amigo do rei. Benedita da Silva, o PSOL e os progressistas são amigos dos juízes, por isso podem tudo.

Ao UOL, os pseudocandidatos declararam que, se eleitos, iriam dividir o salário entre si. De que maneira isso não é rachadinha?

O UOL informa também que existe um projeto de lei para regularizar o mandato coletivo. Duvido que passe, mas não duvido que o PSOL tire da cartola alguma argumentação constitucional e algum ministro do Supremo aprove numa canetada. Em séculos de democracia liberal, nunca se viu tal coisa de mandato coletivo – e, vindo de onde vem, isto é, vindo de partido apologista da Venezuela, não pode ser bom.

As passeatas, hoje, deveriam pedir a deposição de ministros petistas desse Supremo Tribunal, prevista na Constituição.

Falta liberdade para se candidatar

O maior exemplo dos empecilhos burocráticos às candidaturas é justamente o de uma mulher parda, Marina Silva. Em 2014, ela, não obstante fosse uma figura muito mais relevante do que os candidatos do PCO e do PSTU, foi impedida de se candidatar por causa de burocracia. Agora, com o Fundo Eleitoral, a vida dessa mulher parda do Acre estaria ainda mais complicada, já que muito de seu financiamento veio de empresas.

Os partidos deveriam ter a liberdade de se financiar como quisessem (quem roubar o erário, que vá preso), deveriam poder ter só candidatos japoneses cadeirantes se quisessem, deveriam escolher sempre os indivíduos que quisessem. Liberdade de associação é um direito humano. PSOL e PT não gostam de direitos humanos; assim, não é de admirar que ataquem esse direito. De admirar é que assistamos quietos.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eduardo

    21/11/2020 13:42:22

    Discordo da parte que menciona ser amigo do juiz. Deve ser considerado também que esses partidos atacam a reputação, por todos os meios, daqueles que ousarem ir contra aos princípios pseudo moralistas impostos pelos progressistas, e que, de tanto baterem, já está se enraizando na sociedade, ao ponto de muita pregação não ter mais volta, seja ela válida ou não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus Matos

      20/11/2020 17:47:06

      Excelente, Bruna! Parabéns e obrigado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        FRANCIELY

        20/11/2020 17:10:02

        é uma vergonha que tenhamos chegado em 2020 com pessoas acreditando nas mentiras da esquerda e todo esse engodo de "igualdade" racial e de gênero falsamente defendido por eles. Qualquer minoria não passa de massa de manobras para eles!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mauricio M

          20/11/2020 16:27:20

          Bruna, você é delicada e vacilante como um Mike Tyson. Dá-lhe pancada! kkk Parabéns.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            SILVIO MACIEL ROCHA

            20/11/2020 14:27:59

            Parabéns! A cada artigo tenho admirado maus sua honestidade intelectual e coragem.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              João Martins Donizete

              20/11/2020 14:13:10

              Aqui neste nosso Brasil, a ditadura da toga já é uma realidade. E o nosso STF a alta corte é a representação tosca desta realidade insana. E o nosso parlamento a cada dia é casa que se já não andava, com a pandemia a inércia é total. E o senado que poderia por freio em ministros do tipo de Lewandowski, Gilmar e Tóffoli fecham os olhos aos desmandos daquele corte, hoje o maior agente destabilizador do país.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Reginaldo Barboza da Silva

                20/11/2020 14:09:40

                Excelente texto Bruna! Sob o pseudo manto da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", os jacobinos na Revolução Francesa de 1789, destruíram sem nenhum pudor, valores caros à democracia e assassinaram muitos dos considerados contrários ao que achavam ser aquela revolução "uma busca pela justiça social". Hoje, vemos os mesmos movimentos de forma "sutil" corromper os alicerces de nossa tão tenra (e frágil) democracia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Danuzo aquino

                  20/11/2020 14:07:26

                  Excelente artigo. Realista,

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Arno Winter

                    20/11/2020 14:00:13

                    Sensacional Bruna ! Demais ! Voce estraçalhou com o STF e partidinhos de meia dúzia, que existem por causa do Fundão Eleitoral e para se aliarem a semelhantes, com vistas ao horario eleitoral . Pena que não exista um jornal ( ISENTO) de grande circulação nacional para reproduzir esse seu magnifico, ilustrativo e impactante texto ! Parabéns!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Arys

                      20/11/2020 13:57:27

                      Muuuuuito bom!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ricardo Maia

                        20/11/2020 13:24:28

                        Excelente análise!!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Michelle Tatiane Souza e Silva

                          20/11/2020 12:38:52

                          Muito bom! Ótima análise.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Everaldo Basso

                            20/11/2020 11:52:22

                            Ótima análise da realidade!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              20/11/2020 11:24:49

                              Excelente Bruna!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Afro marcondes dos Santos junior

                                20/11/2020 11:09:27

                                Muito bom e cirúrgico como de costume

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Maria Rosa Scarpellini Marinho Rabello

                                  20/11/2020 10:50:40

                                  Certíssimo. Mandato é personalíssimo. O que obriga a gangue a cumprir as obrigações do mandato? Se algum do grupo Ane fora da lei o titular pode ser cassado? Só por aqui mesmo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LSB

                                    20/11/2020 10:27:52

                                    Texto magnífico! Não não entendi bem o q vc quis dizer quando escreveu q Marina foi impedida de candidatar em 2014. Ela foi candidata!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      mup

                                      20/11/2020 10:21:00

                                      Nesse diapasão, em breve você terá cachorros e gatos podendo se candidatar! Até que seria interessante ver esses estimados bichinhos convivendo nas asssembléias legislativas e no Congresso Nacional com as cobras e lagartos que lá se encontram...... Meu Deus!!!!!!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz Alberto

                                        20/11/2020 8:56:22

                                        Parabéns à Bruna e Gazeta pelo excelente artigo. Se não chega a ser uma luz no fim do túnel é um alerta para esse "sanatório geral" em que se transformou essa nossa republiqueta de PDT's, PSOL's, PT's, PCdoB's e outros tantos graduadíssimos ativistas mais!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Maquiavel

                                          20/11/2020 3:51:10

                                          Parabéns pelo artigo! Talvez só mesmo na Gazeta do Povo para ter coragem de publicar um texto assim!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            alberto barbosa jr

                                            20/11/2020 3:06:53

                                            Texto verdadeiro e corajoso. Não se pode desistir em denunciar tais atrocidades, ainda que a sociedade se revele inerte ao descalabro. Uma hora a situação explode!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Cristian carla a. Volski cassi

                                              20/11/2020 2:59:51

                                              Bruna. Uma voz FEMININA a ser ouvida! Parabéns pela clareza de exposição demonstrando a verdadeira "zorra" que vivemos hoje! Juizes que fazem o que lhes interessar a mando de minoria partidária e nos obrigam a ver isso tudo. Isso virou BADERNA!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo Roberto Silva

                                                20/11/2020 2:07:19

                                                No meu caso os ts textos da Bruna já viraram leitura obrigatória. Muito informativo esse aqui. Vivemos em um país estranho, onde quem deveria legislar não faz isso e juízes não eleitos é que acabam decidindo nossas vidas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.