• Carregando...
china coronavírus
China aumenta vigilância de seus cidadãos devido à epidemia de coronavírus| Foto: Divulgação/China/AFP

Desde o início da crise de Covid-19, a China abordou a pandemia de maneira profundamente diferente da dos países democráticos. No início deste ano, autoridades preocupadas com uma punição do Partido Comunista Chinês (PCC) aparentemente demoraram a relatar o que sabiam sobre o vírus. Então, refletindo a propensão do PCC ao sigilo, Pequim divulgou dados questionáveis ​​sobre o número de infecções. Agora, estamos aprendendo que Pequim transformou o impulso humano de ajudar os necessitados em uma arma do Estado.

A China comunista considera as organizações da sociedade civil - igrejas, mesquitas e o Falun Gong - traiçoeiras por causa de sua independência do Estado. De fato, pouco depois de assumir o poder na década de 1940, Mao Tse Tung expulsou missionários protestantes do país. O PCC chegou ao ponto de desmantelar a unidade mais básica da civilização fora do governo - a família - através de sua infame política de filho único, que proíbe efetivamente a existência de irmãos e irmãs. Hoje, é falta de educação perguntar se alguém tem filhos. Em vez disso, é preciso perguntar: "Você tem um filho?"

O PCC não arrisca permitir que formas independentes de ajuda mútua possam surgir da pandemia. Como a revista The Economist relatou recentemente, "voluntários" levando comida para pessoas isoladas não eram vizinhos agindo por bondade, mas sim agentes do PCC no bairro, cuja presença data da era Mao. Embora os membros do Partido entregassem suprimentos, eles também usavam webcams para garantir que as pessoas ficassem lá dentro. Durante a crise, eles agiram como guardas em cerca de 100.000 bairros, "policiando quem poderia sair e entrar" e repassando as instruções do governo pelo WeChat (o aplicativo de mensagem instantânea mais popular da China).

Essas políticas representavam muito mais que um esforço enérgico para impor os bloqueios locais. Como observa a The Economist, o governo central ficou cada vez mais preocupado com o fato de as associações de proprietários de casas e os grupos de moradores de apartamentos não incluírem necessariamente membros do Partido. Em resposta, o governo está tentando garantir essa representação por meio do "gerenciamento de propriedades vermelhas", permitindo que o PCC se torne a voz dos residentes. A pandemia, em outras palavras, ajudou o Partido a enfraquecer a sociedade civil e impedir o crescimento de vozes e grupos independentes.

Por outro lado, nos Estados Unidos, a pandemia renovou a tradição de ajuda mútua, de vizinhos ajudando idosos isolados a organizações sem fins lucrativos ajudando restaurantes em dificuldades para alimentar os profissionais de saúde e aqueles que sofrem de "insegurança alimentar". Os americanos tomam como certo que tais esforços surgem independentemente do governo e são louváveis. A pandemia serviu como um lembrete importante da independência e vitalidade da sociedade civil americana, com suas inúmeras instituições, incluindo novas que se formaram em resposta ao Covid-19.

É também um lembrete de que o socialismo - com planejamento central em seu DNA - inevitavelmente verá a sociedade civil como uma ameaça. De fato, na Resilience, uma revista democrata-socialista americana, Russel Arben Fox reconheceu isso. “Nós servimos mal ao socialismo ao não reconhecer quanto da oposição de pessoas conservadoras, rurais e, principalmente, de igrejas ao socialismo democrático é o resultado da sensação de que não haveria espaço sob a ordem socialista para suas comunidades e tradições ”, escreveu Fox. Ele levanta uma pergunta perturbadora: "Dado que muitas dessas crenças e práticas locais tradicionais são excludentes e não são igualitárias, por que devemos levar seus medos a sério?"

Mesmo enquadrar a questão dessa maneira revela tudo o que se precisa saber sobre socialismo ou comunismo. Se alguém precisar de mais informações, Pequim está fornecendo.

Howard Husock é membro sênior do Instituto Manhattan e autor de "Who Killed Civil Society? The Rise of Big Government and Decline of Bourgeois Norms. (Quem matou a sociedade civil? A ascensão do grande governo e o declínio das normas burguesas)".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]