• Carregando...
Maria Clara, Mariana e Nathiele (da esquerda para direita) participam de grupo que desenvolve ações para estimular a participação cidadã em Curitiba | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Maria Clara, Mariana e Nathiele (da esquerda para direita) participam de grupo que desenvolve ações para estimular a participação cidadã em Curitiba| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Com perguntas como “O que é política para você?”, “Você participa das reuniões que acontecem em seu bairro?”, “O que você entende por transparência?” e “Como você participa das decisões da sua cidade?”, quatro jovens de Curitiba buscam mostrar para as pessoas que é possível participar ativamente das decisões públicas

O grupo é formado pela jornalista Bruna Martins, pela professora de inglês Mariana Steil e pelas estudantes Maria Clara Iura Schafaschek e Nathiele Contrera. Elas fazem parte da sexta edição do programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento da Sociedade Global, uma organização da sociedade civil que tem como objetivo facilitar a colaboração e o diálogo para uma sociedade mais democrática e sustentável. As participantes têm entre 21 e 25 anos de idade e buscam uma sociedade mais democrática em seus diferentes meios de atuação. 

"Acreditamos que a política faz parte de nossas vidas; quer queira ou não, ela rege nossa sociedade e todos estamos imersos nela. Não existe, portanto, jeito de 'lavar as mãos' e dizer que a política não nos influencia. A mobilização permite o desenvolvimento da autonomia enquanto cidadão, que tem e deve ter voz ativa no processo político além das urnas. Em tempos de crise da democracia representativa, defendemos que é mais vantajoso cultivar corresponsabilidade e se mobilizar efetivamente para cobrar melhorias ou mudanças do que ser derrotista", disseram as quatro participantes em entrevista à Gazeta do Povo.

Uma das ações do grupo foi fazer um Quiz no site BuzzFeed, site de grande audiência entre jovens, questionando as maneiras como as pessoas participam das decisões públicas de suas cidades, abordando desde a participação em reuniões de bairro ao conhecimento de leis e regulamentos. Usando uma linguagem típica do veículo, com memes e piadinhas, as jovem tentaram chamar a atenção deste público para o assunto.

Uma das questões trazidas no Quiz criado pelas jovens no BuzzFeed Reprodução

A proposta do grupo é abordar temas a princípio burocráticos – como consultas e audiências públicas – de uma maneira mais leve e até lúdica, para atrair pessoas que talvez tenham dificuldade de se aproximar do tema. "Nossa metodologia é colaborativa porque acreditamos que qualquer mudança real só acontecerá se partir dos cidadãos. Para que cheguemos a um diagnóstico mais próximo possível da realidade, convidamos população, poder público, lideranças de bairro, organizações da sociedade civil e movimentos sociais em geral", explicam. 

Entre as motivações das participantes está a busca por uma sociedade mais participativa. "Quando falamos de participação, gostamos de entender dois eixos em que o tema pode ser desenvolvido: primeiramente, dentro dos espaços institucionais abertos pelo poder público para a participação social, mas também naqueles que nascem da comunidade de maneira autônoma, próximos ao cotidiano dos cidadãos", contam. 

Outras ações 

Além do Quiz no BuzzFeed, o grupo já desenvolveu outras ações. Entre elas, está uma pesquisa de satisfação feita com usuários do site Fala Curitiba, o novo modelo de consultas públicas da prefeitura de Curitiba referente à Lei Orçamentária Anual (LOA). Os resultados estão sendo divulgados no site da Sociedade Global e do Fala Curitiba. 

As jovens organizaram também o evento Construindo a Participação – Participando para Construir, realizado no início de setembro. A iniciativa teve como objetivo fazer um diagnóstico do panorama atual da participação social da sociedade, além de discutir como um cidadão pode agir dentro desse contexto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]