i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

“Democracia em Vertigem” é uma grande obra. Mas não é o que você está pensando

  • PorFelippe Hermes, especial para a Gazeta do Povo
  • 05/02/2020 08:41
“Democracia em Vertigem” não é um filme que reconta a história do país. É um filme que reconta a história da família de Petra Costa.
“Democracia em Vertigem” não é um filme que reconta a história do país. É um filme que reconta a história da família de Petra Costa.| Foto: Divulgação

Não foram poucas as pessoas que diante da obra de Petra Costa, Democracia em Vertigem, tiveram como reação imediata a indignação diante da narrativa da autora. Vários foram os escritos buscando contestar a narrativa e muitos dos dados.

Como bem lembraram os apoiadores de Democracia em Vertigem, porém, um documentário não é necessariamente um retrato isento da realidade. Um documentário é, segundo os que defendem a obra, a visão da autora sobre estes fatos. Eis aí a beleza da obra, responder a uma questão humana, para além dos números e manchetes: afinal, o que pensam os herdeiros das grandes empresas protagonistas da corrupção no Brasil?

Ignore que Petra tenha descoberto o que são pedaladas fiscais apenas quando já estava envolvida na construção do documentário. Atenha-se ao argumento apresentado pelos seus apoiadores e com o seu viés (lamento se você acredita que pode abrir mão deles para assistir o documentário), assista, ou reveja o filme.

Como eu já havia sido alertado por vários spoilers antes de assistir, busquei entender de onde surgiu essa visão pessoal que levou Petra a gravar o documentário.

Como pensam os filhos da elite

O resultado é que poucas vezes vi uma obra tão boa. Nunca antes na história deste país vimos de maneira tão clara como pensam os filhos da elite que joga com a democracia brasileira.

Imagine que você descubra que seu avô, aquele mesmo dos almoços de domingo,  financiou a construção do maior crime ambiental da história recente do país em nome de alguns bilhões desviados. Imagine que você descubra que seus cursos em Nova York, que sua educação primorosa ou que seus pequenos mimos tenham tido origem em conchavos, fraudes e desvios de recursos públicos? Como você, leitor, reagiria?

Como bem cita Tolstói em Anna Karenina, "todas as famílias felizes se parecem, todas as famílias infelizes são infelizes a sua maneira". Ressaltando que não cabe a mim julgar a felicidade alheia e muito menos imputar qualquer erro pessoal cometido pela empresa de seu avô, é extasiante observar Democracia em Vertigem como um todo e entender nos mínimos detalhes como se dá essa relação familiar. Observar o amor entre o pai empreiteiro e a filha revolucionária por si só já renderia um belo romance.

A luta entre o amor familiar e a criação da sua própria personalidade, nos mostra um mundo inteiramente novo. Uma realidade inalcançável para a maioria dos brasileiros.

Na busca por se tornar "Petra a cineasta" e não mais "Petra, a herdeira da empreiteira que financiou o mensalão tucano e petista", a diretora deixa escapar de maneira inconsciente seus maneirismos.

A escolha por retratar os pais presos pela ditadura e o seu exílio (ainda que pudessem visitar a família no Brasil tranquilamente), dá o tom da narrativa. Na época da prisão, seu avô paterno era presidente da Assembleia de Minas Gerais, enquanto o avô materno negociava a construção de Itaipu, a maior obra da ditadura, na qual a mãe viria a trabalhar organizando um projeto para reassentar os indígenas e demais colonos removidos para a empreitada. Tais fatos ficam de fora, conforme a escolha da editora.

Nesse ritmo por produzir e editar a própria vida e de seus familiares, Petra foi além.

Na busca pela estatueta dourada, Petra incorporou outros aspectos ao seu filme. Trata-se de um discurso de preservação dos povos indígenas do meio ambiente contra aqueles que os ameaçam (não aqueles removidos por Belo Monte para garantir a reeleição da ex-presidente, mas outros indígenas, caro leitor).

Petra por Petra

Revelando sua própria bolha, a autora demonstrou, em entrevistas posteriores, que desconhecia qualquer possibilidade real de vitória de Bolsonaro até 3 dias antes das eleições e que desconhecia a face daqueles que ela julga "responsáveis" por tal onda, atribuindo-a aos evangélicos (cuja maior parcela é formada por mulheres e negros).

Veja, mais uma vez, não é sobre Bolsonaro, Dilma, PT ou o que quer seja. A história é sobre Petra, sobre seus pais, sobre como ela gostaria de ser vista. Indignar-se com bravatas ou invencionismos políticos não tem qualquer sentido aqui. Não é nem mesmo a história do país que está sendo reescrita, e sim a história familiar de Petra Costa. O pai, ex-secretario de Aécio e ex-deputado pelo PMDB, agora é um valente guerreiro contra a ditadura. A mãe, pobre menina rica, agora é alguém que abriu mão de tudo (ok, quase tudo) em nome de um ideal.

Entre a Savassi, o Leblon e Nova York, há por parte de Petra Costa uma incessante busca por aprovação, não por parte da parcela que financiou os desvios de seu avô que lhe garantiram o status social que tem, mas justamente daqueles que facilitaram estes desvios.

Petra Costa acredita seguir um caminho correto (que novamente, não tenho o menor interesse em julgar, do contrário estaria aqui escrevendo mais um texto sobre os erros factuais do documentário) e, por conta disso, traduz sua formação em um filme para apreciação daqueles de quem busca aprovação.

O resultado de tudo é que, ao contrário das filhas de Marcelo Odebrecht, dos dramas de pai e filho (há notícias de Marcelo e seu pai, Emílio, sequer se falam), das conversas entre as herdeiras de Sebastião Camargo e seu autoexílio em Londres e das disputas de poder envolvendo a família Batista e sua luta por continuar a existir após o Petrolão, Petra nos revela uma face limpa e honesta da maneira como se vê no mundo.

Da elite para a elite sobre a elite

Nesta obra da elite sobre a elite e para a elite, percebemos que até mesmo aqueles que vivem pequenos conflitos familiares podem dormir o sono dos justos, desde que para isso vistam a roupa de militante social. No fundo, essa busca por redenção é o que torna o documentário especial.

Eis uma obra que merece ser vista, retratando dilemas pessoais, dramas familiares, sensação de pertencimento da elite e que, por uma infeliz coincidência, tem como pano de fundo o erário público e a história daqueles que se esbaldaram com nossos impostos.

Conteúdo editado por:Paulo Polzonoff Jr.
46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo de Tarso

    ± 0 minutos

    O povo não lê o texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo de Tarso

      ± 5 minutos

      Excelente texto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz Antonio Halmenschlager

        ± 3 dias

        Vi esse filme(?)/Documentário e ficou muito claro ser uma obra para tentar "livrar a cara" dos ex-presidentes Lulla e Dilma! Não está, em absoluto, de acordo com o que já foi comprovado por todos: população, Ministério Público e Justiça Federal!! É lamentável de ver que ainda existem pessoas, como a autora da obra, que não respeitam limites para defenderem a visão ideológica e agir em defesa própria: ela é filha de envolvidos nos encândalos!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Santos

          ± 3 dias

          Quer dizer que em nenhum momento o objetivo do filme foi portar-se como uma propaganda política ? Em nenhum momento as mentiras e as colocações não tiveram nada a ver com a finalidade de deturpar fatos e passar para o mundo não um documentário, mas sim uma narrativa de que o PT foi vitima e não algoz ? A Gazeta penetrou nos detalhes do "documentário" e trouxa a tona quase 50 "erros", todos inocentes, tipo "que mal tem"? Tem muito sim, porque coincidentemente essa narrativa é exatamente o que a esquerda prega dia sim e dia também. E alguns fanáticos acreditam e passam como verdades, como dizer que Bolsonaro venceu nos últimos dias, quando na realidade perdeu votos na última semana.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MGarcia

            ± 3 dias

            TIpo aquele documentário da Netflix sobre milionários americanos ? Perfeitamente "esquecível"... Kkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Roberto Garcia

              ± 3 dias

              Hummmm, é da turma dos empreiteiros é ? E quer dar lição de moral ? Parece que a narrativa não bate com os fatos. Bem, para essa gente os fatos não importam, os fatos são muito teimosos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                THIAGO

                ± 4 dias

                OBRA DE FICÇÃO CIENTÍFICA ... ATÉ STAR WARS É MAIS REALISTA QUE ELA ...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zyss

                  ± 4 dias

                  Felippe Hermes é um dos responsáveis pelo site spotniks e como bom bom liberal solta umas barbaridades....Sobre essa obra de ficção, deve ser a vigésima reportagem só aqui na gazeta...O editor chefe não remaneja as pautas daí acontece essa enxurrada de artigos sobre o mesmo assunto, causa uma overdose nos assinantes.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Calegari

                    ± 4 dias

                    Excelente essa coluna

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      Carlinhos

                      ± 4 dias

                      O BOZO em i ano pedalou mais que a tal anta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSIL

                    ± 4 dias

                    O texto seria uma maneira educada, gentil, de dizer que nem o documentário é uma obra que presta, nem a biografia da autora tem algum sentido? Dizer que o documentário de alguma forma informa o humor da Petra para com a sua corrupta família, é um pouco desconsertante para mim. Com certeza ela não fala contra a sua família, não pensa que descende de corruptos; está muito a vontade em gastar o dinheiro do papai e da mamãe, mas como hipócrita, veste a indumentária de defensora das causas sociais. Morre de dó dos pobres "injustiçados", desde que fiquem longe dela, dispensa sentir o cheiro dessa gente. Cinismo?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Luis Renato Queiroz

                      ± 4 dias

                      Concordo com você, mas não vejo cinismo, me parece mais um romantismo ingênuo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Schuwinski

                    ± 4 dias

                    A DESONESTIDADE intelectual de Petra Costa escorria pelos cantos de sua boca mentirosa quando dava uma entrevista a CNN americana. Como boa PTelha, distorceu vergonhosamente a atual e antiga fase política brasileira. O repórter que a entrevistava ficou boquiaberto com tamanha desfaçatez. Petra mentia e falsificava fatos sem pestanejar. A farsante "cineasta" chega a provocar risos até nos leitores mais distraídos, quando diz que Bolsonaro está deliberadamente botando fogo na Amazônia e cometendo um genocídio! contra a população negra do país! Para contrapor a ignomínia cometida por essa neta de empreiteiro corrupto, assistam o vídeo em inglês de Carla Zambelli. Vale a pena!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Admar Luiz

                      ± 4 dias

                      Gostei do parágrafo que fala "da elite para a elite sobre a elite". O nobre articulista foi direto ao ponto, hein? É isso, neztepaíz, vestir a roupa de militante social é dormir o sono dos justos. A herdeira da empreiteira - como bem diz o Felipp Hermes, revela de maneira clara como pensam os filhos da elite. "Democracia em Vertigem" é uma grande obra. Mas, prezado leitor, como bem adverte o Felippe, "não é o que vc pensa".

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cintia

                        ± 4 dias

                        Muito bom!! Excelente texto!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alex Fox

                          ± 4 dias

                          Rindo muito com este artigo, realmente muito bom!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marko

                            ± 4 dias

                            documentário lixo... Ruim e mentiroso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Emerson

                              ± 4 dias

                              Assisti ao filme e confesso que nada acrescentou a tudo o que eu já sabia dos desgovernos apaixonados por estoque de vento, plantio de mandioca ou troca de favores e mesadas. Torço para que não tenhamos o Oscar pois com tal obra não merecemos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • E

                                Emerson

                                ± 4 dias

                                Lore C . Valent: Deus queira que não caríssimo pois me envergonha tais docs sem eira nem beira.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Lore C . Valent

                                ± 4 dias

                                Hollywood - uma Globo piorada - vai preferir um outro documentário... contra Trump. A ficção da herdeira é considerada um azarão. Deus queira.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • V

                              Vanderlei da Rosa

                              ± 4 dias

                              Artigo muito bom!! Gostei!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcia

                                ± 4 dias

                                Piada.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luis Augusto Lanzarini

                                  ± 4 dias

                                  Eu sempre considero a ironia uma arma de fracos,mas você foi extremamente sutil ,no uso desta arma,algo que me impressionou e chamou atenção. Mas, assistir esta baboseira,que retrata de forma ficcional a inteligência e a honestidade da anta,aí é pedir demais.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    Thomas

                                    ± 4 dias

                                    A elite brasileira sempre foi objeto de escárnio pelos países centrais. Séculos atrás os “rastaqueras” brasileiros esbanjavam sua riqueza colonial nas ruas de Paris. Hoje eles perderam a exclusividade. A maravilhosa Paris foi tomada pela classe média, ostentando seus iphones e roupas de grife. Mônaco foi invadida por iates de luxo brasileiros comprados com dinheiro roubado dos cofres públicos. Para os herdeiros dos feudos brasileiros surgiu um vazio existencial muito grande. Não é mais chique viajar a Paris. Hoje é chique ser esquerdista, ativista, lutar em “revoluções” imaginárias. É uma luta esquizofrênica contra si mesmo, que só pode ser resolvida por um psiquiatra.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      ± 4 dias

                                      Petra Costa é neta de Gabriel Donato de Andrade, um dos fundadores da construtora Andrade Gutierrez. PRECISO DIZER ALGO MAIS?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        gerson

                                        ± 4 dias

                                        Sob o ponto de vista da esquerda até Josef Stalin foi um humanista, posicionamento ideológico não transforma uma mentira em uma verdade, embora os ******** se sintam pela ideologia justificados (parafraseando NR).

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          RoCS

                                          ± 4 dias

                                          Indubitável é o fato de que a empresa da família da cineasta praticou corrupção em grande escala, roubando bilhões dos brasileiros, juntamente ao PT. Possivelmente o filme vise a minimizar a culpa dessa quadrilha inventando um contexto irreal.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mirtão

                                            ± 4 dias

                                            Muito bom. Ironia sutil.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Somente Verdades

                                              ± 4 dias

                                              Uma coisa é defender um ponto de vista, outra bem diferente é mentir deliberadamente, omitir e inventar fatos para sustentar a sua narrativa.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Neto

                                                ± 4 dias

                                                Pessoal, leiam de novo. É um filme feito por uma menina rica em busca de aceitação. O autor não defende empreiteira nenhuma nem é esquerdista. Aliás, a questão ideológica ficou de fora.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • N

                                                  Neto

                                                  ± 4 dias

                                                  É uma abordagem diferente e muito interessante do filme.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Maykonn W.

                                                ± 4 dias

                                                Não é possível que o pessoal não entendeu o texto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • S

                                                  Somente Verdades

                                                  ± 4 dias

                                                  O analfabetismo funcional grita.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Austragésilo

                                                  ± 4 dias

                                                  Não entendem irônia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Edson - Sítio Cercado

                                                ± 4 dias

                                                Que LIXO... só faltou dizer que a Andrade Gutierrez é uma empresa perseguia pela ditadura do governo atual e que roubaram só para fazer o bem para o Brasil.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • C

                                                  Carlos Eduardo

                                                  ± 4 dias

                                                  Não deixa de ter esse recado subliminar.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                MateusMS

                                                ± 4 dias

                                                q decadencia... texto lamentavel. é um lixo produzido por lixos VERMElhos. Simples!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • H

                                                  Helio

                                                  ± 4 dias

                                                  Probrezinha da Isabel. Não entendeu nada (se é que sabe ler).

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • V

                                                Vitor Chvidchenko

                                                ± 4 dias

                                                Que artigo fraco. Fala, fala e não diz praticamente nada de concreto. O autor não se posiciona e, em alguns momentos, passa até a idéia de que admira a diretora do filme. Enfim, uma matéria inútil que não acrescentou nada para mim.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freud Explica

                                                  ± 4 dias

                                                  Mentiras por mentiras, algum cineasta de direita poderia rivalizar com a obra de Petra e fazer um documentário sobre o Kit Gay e a Mamadeira de Phiroca e como eles definiram as eleições no Brasil. Representaria com fidelidade o pensamento do brasileiro e, também, o nosso país no Oscar.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  4 Respostas
                                                  • C

                                                    Carlinhos

                                                    ± 4 dias

                                                    Luigi Tenco: KKKKKKKKKKKKKKKKKK. Fale com o veio da havan.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luigi Tenco

                                                    ± 4 dias

                                                    Fróid, exprica então por que é o Haddad que está sendo processado por gerar e difundir fakenews em 2018? Aliás, o que não é fakenews no petismo?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MateusMS

                                                    ± 4 dias

                                                    Vitor Chvidchenko: logico q ele nao vai falar nada. é um "Mortadela Explica"

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • V

                                                    Vitor Chvidchenko

                                                    ± 4 dias

                                                    Até parece que Haddad perdeu as eleições para Bolsonaro por causa disso. Sobre a roubalheira petista e o desastre econômico de Dilma, nenhuma palavra?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.