
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro no Brasil, é uma data dedicada à reflexão sobre a resistência dos negros ao trabalho escravo e a inserção deles na sociedade, após a abolição da escravatura ocorrida em 1888. Com uma história pouco retratada no cinema e na televisão, existem algumas produções que se dedicaram a contar a saga da escravidão.
Nas produções internacionais, os filmes que retratam o tema mostram a luta abolicionista de alguns personagens. No caso do cinema brasileiro, os diretores se dedicaram a resgatar heróis como Zumbi dos Palmares, cuja data de morte inspirou o dia da Consciência Negra, Xica da Silva e Chico Rei.
Para o jornalista e crítico de cinema Marden Machado, a falta de produções sobre o tema se justifica por um misto de vergonha e falta de interesse. "Em termos de cinema americano, os produtores acham que é um tema que não interessa ao grande público. Mesmo porque nenhum filme se destacou na bilheteria. Amistad é um bom filme, mas não foi um sucesso. Já a minissérie Raízes (exibida na televisão em 1977) fez um sucesso estrondoso. Pena que não lançaram o DVD no Brasil, comentou Machado.
Produções
O diretor Steven Spielberg foi quem dirigiu o longa Amistad, um dos poucos filmes que retrata a maneira como os escravos eram acorrentados nos navios, durante o transporte dos negros da África para a América. O filme Jornada pela Liberdade mostra a luta política, na Inglaterra, para acabar com a escravidão dos negros.
Um grande trabalho na televisão foi a minissérie Raízes (Roots), lançada nos EUA em 1977 e exibida também no Brasil. Baseado na obra do escritor Alex Haley, um afro-americano que contou a saga de sua família desde a chegada de Kunta Kinte, um líder africano feito escravo na América do Norte.
Na televisão brasileira, o principal destaque é a novela A Escrava Isaura que, em segundo plano, mostra a realidade dos negros na época da escravidão.
Confira abaixo mais detalhes sobre as produções que se dedicaram a contar a história dos negros escravos:
Hollywood
Baseado em fatos reais, Amistad (1997) foi dirigido por Steven Spielberg e tem no elenco nomes como Anthony Hopkins, Morgan Freeman e Matthew McConaughey. O longa mostra como os escravos eram transportados nos navios, acorrentados e em situações subumanas.
Durante uma viagem entre Cuba e os EUA no ano de 1839, no navio Amistad, um líder africano promove um motim e toma conta da embarcação. Ao chegar aos EUA o grupo é preso como escravos fugitivos, porém um advogado abolicionista se interessa pelo caso. Na Suprema Corte, John Quincy Adams (Anthony Hopkins), sexto presidente dos EUA, defende a libertação do grupo. O filme mostra as primeiras medidas para abolição da escravatura nos EUA, que ocorreu em 1863, assinada pelo presidente Abraham Lincoln.
Inglaterra
As primeiras ações abolicionistas na Inglaterra é o tema do longa Amazing Grace (2006) (veja o trailer ), que chegou no Brasil este ano, apenas em DVD, com o título Jornada pela Liberdade.
A trama conta a história de luta do evangélico abolicionista William Wilberforce (Ioan Gruffudd), membro do parlamento britânico que trabalhou para acabar com o tráfico de escravos. A luta acontece na esfera política, mostrando os acordos com traficantes e comerciantes de escravos.
Dirigido por Michael Apted, o filme foi criticado por centrar a história na vida de Wilberforce e não mostrar os horrores da escravidão.
O título original do filme faz menção a um famoso hino evangélico, Amazing Grace, de John Newton (Albert Finney), um comerciante de escravos, também retratado no filme, que abraçou a fé cristã.
Herói Nacional
A história de Zumbi dos Palmares é contada no filme Quilombo (1984), dirigido por Cacá Diegues. Os atores Tony Tornado, Antonio Pitanga, Antonio Pompeo, Grande Otelo e Zezé Motta fazem parte do elenco.
O longa começa com um grupo de escravos que se rebela em uma fazenda de cana-deaçúcar, em Pernambuco, e segue em direção ao Quilombo dos Palmares, local que reúne escravos fugidos.
Entre os fugitivos está Ganga Zumba (Tony Tornado), um príncipe africano que será o líder de Palmares. Mais tarde, seu afilhado Zumbi (Antonio Pompeo), que quando criança foi capturado e entregue para um missionário português, será o líder do local. Ele enfrenta o exército colonial brasileiro que quer destruir o Quilombo. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto por homens da expedição do bandeirante Jorge Velho, que estava na captura dele.
Figura Lendária
Chico Rei (1985) é outro filme que conta a história de um personagem negro. Dirigido por Walter Lima Junior , que assina também o roteiro com Mário Prata, o ator Severino d`Alcelino interpreta o personagem título, cuja história faz parte da tradição oral de Minas Gerais.
Chico teria sido um rei do Congo, capturado com toda sua corte pelos traficantes portugueses, para ser escravo no Brasil. Da sua família feita escrava, chega ao Rio de Janeiro, somente ele e seu filho.
Levado para Vila Rica (MG), atual Ouro Preto, Chico trabalha até conseguir dinheiro para comprar sua alforria e do filho. Aos poucos, foi comprando a alforria de outros escravos e por isso passou a ser chamado Chico Rei.
Dama de Cor
A história da figura folclórica de Xica da Silva, a escrava que ganhou emancipação por ter caído nas graças do seu senhor, o contratador de diamantes João Fernandes Oliveira, foi contada no cinema e na televisão.
O filme homônimo de Cacá Diegues, com roteiro do escritor Antonio Callado, lançado em 1976, tem Zezé Motta no papel principal, e Walmor Chagas como João Fernandes.
Como primeira mulher rica da cor negra, Xica da Silva promove luxuosas festas e banquetes que ficaram famosos até na corte portuguesa. A história dela também foi contada na novela produzida pela extinta Rede Manchete, com a atriz Taís Araújo no papel principal. A novela foi dirigida por Walter Avancini e exibida entre setembro de 1996 a agosto de 1997. Em 2005, foi reprisada no SBT. Televisão
Raízes (Roots/1977) foi uma minissérie de televisão produzida pela rede norte-americana ABC. Grande sucesso de público, a trama chegou a atrair 51% do público da televisão norte-americana, e por isso ganhou continuações posteriores exibidas nos Estados Unidos.
Conta a saga dos descendentes de Kunta Kinte (LeVar Burton), um africano capturado na sua aldeia e levado como escravo para os EUA, no século 18. A série foi baseada no livro "Negras Raízes", do escritor norte-americano Alex Haley, que alegou ser da sétima geração da descendência de Kunta Kinte.
A produção teve vários diretores incluindo Marvin J. Chomsky, John Ernan, David Greene e Gilbert Moses. William Blinn assinou o roteiro.
A série original, com 12 capítulos, foi lançada no mercado norte-americano em DVD. Foi exibida pela Rede Globo, no final da década de 1970.
Novela
O romance do escritor Bernardo Guimarães "A Escrava Isaura", publicado em 1875, e adaptado para televisão no formato de novela foi um grande sucesso no Brasil e no exterior.
Apesar de a história ser centrada no drama de uma escrava branca, a trama retrata o cotidiano dos negros escravos nas senzalas dentro das grandes fazendas.
A novela, exibida inclusive na China e Rússia, foi um dos maiores sucessos da Rede Globo, que exibiu a primeira versão entre outubro de 1976 a fevereiro de 1977. Com os atores Lucélia Santos e Rubens de Falco como protagonistas, a adaptação do livro foi feita pelo novelista Gilberto Braga, com direção de Herval Rossano. Em 2005, Rossano dirigiu uma segunda produção, na Rede Record.
A segunda novela apresentou a atriz Bianca Rinaldi e o ator Leopoldo Pacheco nos papéis principais.



