i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Elon Musk sobre o lockdown: “A Suécia estava com a razão”

  • PorJon Miltimore
  • FEE - Foundation for Economic Education
  • 16/10/2020 13:12
Tesla Motors CEO Elon Musk speaks about the “Interplanetary Transport System” which aims to reach Mars with the first human crew in history, in the conference he gave during the 67th International Astronautical Congress in Guadalajara, Mexico on September 27, 2016. / AFP PHOTO / HECTOR GUERRERO
Elon Musk desafiou as autoridades da Califórnia e reabriu a fábrica da Tesla, mesmo correndo o risco de ser preso.| Foto: HECTOR GUERRERO/AFP

Quando as pessoas pensam em países polarizados, elas raramente mencionam a Suécia. Ao menos era assim antes de 2020.

A decisão sueca de “levar com leveza” a pandemia de coronavírus – ignorando os lockdowns rígidos e se baseando sobretudo na responsabilidade social para estimular o distanciamento — fez do país um alvo de muitas críticas.

Muitos analistas diziam que a Suécia estava sendo irresponsável e egoísta ao se recusar a impor um lockdown econômico como a maioria dos outros países ao redor do mundo.

Ainda que a taxa de mortalidade per capita permanecesse bem abaixo de vizinhos europeus como o Reino Unido, a Bélgica e a Espanha – países que impuseram lockdowns rígidos – a Suécia se tornou, nas palavras de um repórter da CBS, “um exemplo de como não lidar com a Covid-19”.

Como observado anteriormente, contudo, o fato de a Suécia ter sido atacada tem menos a ver com os resultados das medidas e mais com o caráter dessas medidas. Havia exemplos “de advertência” como a Bélgica, país com uma população semelhante, mas cuja taxa de mortalidade per capita é 50% maior do que a da Suécia.

Ao contrário da Suécia, contudo, a Bélgica impôs um lockdown restrito que, como relatou a BBC em maio, foi fiscalizado “com drones em parques e multas para todos os que burlavam as regras de distanciamento social”. Mas ninguém se importava com a Bélgica porque eles tinham seguido o roteiro dos lockdowns.

Meses mais tarde, a decisão sueca de ignorar lockdowns se mostra a mais acertada. Enquanto boa parte da Europa está sofrendo uma segunda onda da doença, os números da Suécia vão no sentido contrário. Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde e milhares de médicos e autoridades de saúde pública hoje se posicionam contra os lockdowns como forma de conter o vírus.

O motivo para isso é óbvio. Enquanto os prejuízos causados pelos lockdowns são claros — trilhões de dólares em perdas, deterioração da saúde mental e decadência social — não há provas de que essas medidas tenham reduzido as mortes por Covid-10 ou a disseminação do vírus.

Musk: a Suécia estava certa

Os resultados da estratégia sueca se tornam mais evidentes a cada dia que passa. E cada vez mais pessoas estão começando a notar isso.

“A Suécia estava certa”, tuitou recentemente o fundador da Tesla, Elon Musk.

Musk, claro, suspeita da eficácia dos lockdowns há meses.

Ainda em maio, ele ousou retomar a produção na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, desafiando as ordens do governo para que a instalação permanecesse fechada.

“A Tesla está retomando a produção hoje, contra as regras do condado de Alameda”, tuitou na época Musk. “Eu estarei na linha de produção com todo mundo. Se alguém for preso, peço que seja apenas eu”.

O ato de desobediência civil de Musk valeu a pena. As autoridades de saúde do condado de Alameda recuaram da decisão, revogando a ordem de fechamento da fábrica e aprovando temporariamente a reabertura do complexo.

As consequências dos lockdowns

A Covid-19 é grave. Até meados de outubro, quase 1,1 milhão de pessoas no mundo todo haviam morrido, de acordo com dados da Johns Hopkins University. Entre eles, havia 216 mil norte-americanos.

Ao contrário de pandemias anteriores, contudo, os custos humanos foram acompanhados por uma recessão mundial e um colapso econômico sem precedente na história contemporânea. (Isso parece confirmar a análise anterior de Musk de que o perigo do pânico era uma ameaça maior do que o vírus em si).

Como notam o economista de Harvard David M. Cutler e o ex-economista-chefe do Banco Mundial Lawrence H. Summers , os custos da Pandemia de 2020 são diferentes de qualquer coisa que o mundo contemporâneo já viu.

“As perdas de produção dessa magnitude são imensas. A perda de produção na Grande Depressão foi 75% menor”, escrevem os autores. “A perda econômica é duas vezes maior do que o custo monetário de todas as guerras que os Estados Unidos travaram desde 11 de setembro de 2001, incluindo as guerras no Afeganistão, Iraque e Síria”.

As consequências econômicas dos lockdowns são inegáveis. Enquanto isso, são escassos os indícios de que eles tenham salvado vidas. Na verdade, novas pesquisas sugerem que os lockdowns ampliaram a disseminação do vírus.

Infelizmente, muitas pessoas ainda querem negar os dados e a ciência. Como disse recentemente um analista do Washington Examiner, quanto mais promissores os números da Suécia parecem, mais furiosas as pessoas ficam.

Esse é o perigo de se politizar o vírus. Ele esconde a realidade. Muitos parecem dispostos a defender o lockdown porque ele foi criado para ajudar as pessoas (ou talvez porque o presidente Trump tenha resistido a esse tipo de medida), mas esse tipo de raciocínio deveria ser evitado.

“Um dos maiores erros possíveis é julgar medidas e programas por suas intenções, não resultados”, disse o economista ganhador do Prêmio Nobel Milton Friedman.

Em vez de rejeitarmos a Suécia e estados como a Dakota do Sul, que expuseram as falhas dos lockdowns, deveríamos agradecê-los.

Sem eles, talvez jamais tivéssemos descoberto a verdade que está se tornando mais óbvia a cada dia: os lockdowns fracassaram.

Jonathan Miltimore é editor-gerente do site FEE.org. Seus textos já aparecerem na revista TIME, The Wall Street Journal, CNN, Forbes, Fox News e Star Tribune.

©2020 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês
48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo

    18/10/2020 16:42:40

    O grande erro do Bolsonaro a meu ver, foi de comunicação. Desde do início ele desprezou a ciência e os riscos do pandemia. Falava idiotices atrás de idiotices, não arregimentou cientistas para defender sua contrariedade ao Lockdown, não tinha um ministro de saúde médico ou cientista. O presidente podia está certo, mas implorou para não ser levado a sério

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCO

      18/10/2020 11:28:48

      Temos nossa vizinha a Argentina no caminho oposto do que fez a Suécia. Ciência,ciência ciência!?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Z

        Zyss

        17/10/2020 23:08:17

        Bolsonaro poderia ter colocado o Osmar terra e se segurando na ciência. Mas ficou com o militar melancia que quer obrigar a todos a tomar uma vacina duvidosa.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zyss

          17/10/2020 22:58:15

          Bolsonaro pode até ter tido razão, mas não lutou pelo fim do lockdown. Apenas deixou o povo se **** dizendo que a culpa não era dele. Lavou as mãos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo H.

            17/10/2020 22:53:28

            CAIU A MÁSCARA DO FIQUE EM CASA. A essa altura só há dois grupos que ainda acreditam nos lockdowns: os tolos e os safados. Agora vocês já viram a grande imprensa tratando médicos como o Dr. Wong, como herois? Estes poucos médicos enfrentaram a artilharia da grande imprensa, dos conselhos de classe, da ONU e do diabo a quatro, desde o início alertando que o confinamento não era o caminho. Mereciam receber desagravos por dias a fio.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              17/10/2020 21:51:10

              No início ninguém sabia exatamente do que se tratava.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Destemido

                17/10/2020 13:46:50

                Precisa algum zezão dizer isso??? O bom senso alerta para esse exagero midiático do lockdown.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Nm

                  17/10/2020 9:51:02

                  A marcha dos acontecimentos vem comprovando que Bolsonaro TINHA RAZÃO AO DEFENDER UM ISOLAMENTO VERTICAL. As consequências econômicas, e sanitárias que estamos sofrendo devem ser cobradas do STF, do Governadores e prefeitos que aderiram ao fecha tudo, sem planejamento e sem o devido acompanhamento.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 20:07:28

                    Walter: o tratamento precoce com cloroquina nem o trump usou. O "fique em casa" era para evitar que as pessoas por pânico, fossem para os postos de saúde e mesmo não tendo nada poderiam ser contaminadas. Se bolsonaro tivesse ajudado teríamos menos mortes e a população estaria do lado dele. Escolheu o lado do "sou eu quem mando", que o digam seus ex-ministros da saúde.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Walter

                    17/10/2020 13:45:38

                    VivaoBrasil: esqueceu de dizer que foi "abafado" o tratamento precoce, com os tão polêmicos medicamentos. O "fique em casa" e só vá ao hospital se tiver dificuldade de respirar, não foi a melhor orientação.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 12:19:36

                    O problema do isolamento vertical era saber se o sistema de saúde iria "aguentar". Com muitas pessoas circulando e se contaminando o sistema poderia entrar em colapso. Como não foi feito, graças a Deus, não dá para afirmar se teria sucesso. Lembrando que em várias cidades brasileiras pessoas morreram por não conseguir internamento. O que está comprovado, que ajuda no combate do covid é o distanciamento social , uso de máscaras e álcool em gel. Essa medida infelizmente não foi adotada pelo governo bolsonaro, que incentivou exatamente ao contrário.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rodrigo Gomes

                  17/10/2020 8:26:08

                  Aqui sabe uma crítica e um elogio ao governo federal: em que pese a forma como foi transmitida a mensagem foi totalmente equivocada, a essência estava correta. Suécia foi, corretamente, um meio termo entre aqueles que menosprezaram o vírus e aqueles que o superestimaram.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 12:26:55

                    "Citada como exemplo por Bolsonaro, estratégia da Suécia contra coronavírus não serve para o Brasil, diz o infectologista chefe da Suécia Anders Tegnell." São vários os contrastes entre Brasil e Suécia. O país escandinavo tem uma população de apenas 10,2 milhões de habitantes. Um dos principais fatores de risco para a disseminação do vírus é a densidade populacional — que na Suécia, ao contrário de várias regiões do Brasil, é extremamente baixa. Outro diferencial é a coabitação entre gerações, com crianças, pais e idosos dividindo o mesmo espaço (no Brasil, apenas 14,6% da população vive sozinha). Já a Suécia tem o maior número de lares habitados por uma só pessoa em toda a Europa (56%).

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlos fastruck

                  17/10/2020 6:49:19

                  Não é preciso ser gênio, apenas não ser 1d1ota, para perceber que confinar as pessoas em casa, sem renda, sem pegar sol, sem trabalhar, um fungando na nuca do outro, que o vírus iria fazer a festa, mas a teimosia dos "Ciência" não queriam aceitar, uma pena que o preço da trapalhada será paga por todos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 12:32:38

                    Comentário bem 1d1ota. Sem renda ? Com a ajuda do desgoverno aumentou a renda de muitas famílias, vide o aumento da popularidade do bolsonaro na população de mais baixa renda. Sem pegar sol ? Quem disse que não podia pegar sol ? Sem trabalhar ? Setores essenciais trabalharam. Home Office em várias empresas que se adaptaram, inclusive melhorando no atendimento e vendas. Fungando na nuca do outro ? kkkk Termo tosco. E complementando, o desgoverno prometeu linha de crédito para os empresários. Se esse crédito não chegou para quem precisava, tem que cobrar do desgoverno.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • V

                  VivaoBrasil

                  17/10/2020 3:12:25

                  Pesquisem e vejam quem Elon Musk e Jonathan Miltimore, editor da notícia, apoiam nos Estados Unidos. "Motivado ou não pelos custos financeiros que a epidemia deve impor, o comportamento político de Elon Musk nas redes tem feito com que ele caia nas graças de políticos POPULISTAS de direita. O empresário tem sido defendido pelo presidente americano Donald Trump e há ainda um flerte em curso entre ele e o governo brasileiro de Bolsonaro."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  7 Respostas
                  • I

                    IvoHM

                    18/10/2020 0:14:28

                    VivaaChina: Ah sim, o Osmar Terra tem experiência no combate à H1N1 ou outra dessas. Sem politizar, a metodologia é a mesma, conforme já demonstrado em países com formadores de opinião mais honestos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    18/10/2020 0:12:10

                    VivaaChina: Remédio na praça há 70 anos, vendido sem receita, sem efeitos colaterais, era obscurantismo. Vachina ching-ling, desenvolvida em 8 meses é "ciência"? É isto?Vão lá você, o Ditadoria, a Secretaria de Saúde aí de Curitiba, paguem aquele pal para o Xing Ling Ping. sirvam de cobaia e depois contem pra gente como foi. Não queiram desovar estoque de porcaria comprada às carradas em cima da gente!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 20:12:24

                    UvinHA : osmar terra não conseguiu provar nada. Apresentou algum estudo técnico ? NENHUM. Falava para agradar bolsonaro tentando ser ministro da saúde, mas nem isso conseguiu. A vacina está sendo testada. Se for aprovada tem sim que tomar, como são obrigatórias todas as vacinas. É um problema de saúde pública. Você quer dividir o País ? Metade toma vacina e a outra metade não ?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    17/10/2020 16:34:59

                    VivaaChina: Conte-me suas experiências no combate a pandemias, da mesma forma que Osmar Terra conta. E me diga, você também é favorável à vacinação obrigatória com a Sinovac, que o Ditadória quer implantar em SP?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • V

                    VivaoBrasil

                    17/10/2020 12:36:12

                    UvinHA : "Citada por Bolsonaro, estratégia da Suécia contra coronavírus não serve para o Brasil, diz o infectologista chefe da Suécia Anders Tegnell." São vários os contrastes entre Brasil e Suécia. O país escandinavo tem uma população de apenas 10,2 milhões de habitantes. Um dos principais fatores de risco para a disseminação do vírus é a densidade populacional — que na Suécia, ao contrário de várias regiões do Brasil, é extremamente baixa. Outro diferencial é a coabitação entre gerações, com crianças, pais e idosos dividindo o mesmo espaço (no Brasil, apenas 14,6% da população vive sozinha). Já a Suécia tem o maior número de lares habitados por uma só pessoa em toda a Europa (56%).

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    17/10/2020 12:01:43

                    VivaaChina: A mesma medida adotada pela Suécia, e aprovada por Elon Musk, foi defendida no Brasil, associando ainda ao tratamento precoce, pelo Deputado, Ex-ministro, Ex-Secretário de Saúde do RS, Dr. Osmar Terra, que advogava que o confinamento só retardaria a imunização de rebanho. Mas, ministros e parlamentares traidores, associados a governadores e prefeitos oportunistas, alegremente replicados pela extrema imprensa e pandemínions, que retiraram do oritimbó a ideia de que assim agindo derrubariam o Presidente Bolsonaro, sabotaram a medida. Resultado: 30% a mais de óbitos. Guarde essa na consciência, traidor!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Prestes

                    17/10/2020 3:28:27

                    A direita está certa e a esquerda errada. Como sempre ... Lockdown e quarentena de saudáveis não funcionam, nunca foi ciência. E inteligência nunca foi um atributo da esquerda, capaz de insistir na aberração do socialismo e criar regimes bizarros como os de Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, etc...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neanderthal

                  17/10/2020 2:13:46

                  O musk pode falar é bilionário tem os melhores médicos

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    J. MOACIR

                    17/10/2020 2:06:22

                    A humanidade ( gerações atuais ) não passam por Pandemia a 100 anos...logo - obvio - não sabemos como ela vai se comportar, tudo é novo. Me parece lógico que o LOCKDOWN não funcionou...ou melhor só atrapalhou a Economia. Vamos aprendendo...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • V

                      VivaoBrasil

                      17/10/2020 2:12:37

                      Não houve lockdown no Brasil.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Roco

                    17/10/2020 1:54:42

                    Nessa Bolsonaro tinha razão

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • V

                      VivaoBrasil

                      17/10/2020 1:54:10

                      LOCKDOWN expressão em inglês que significa “confinamento total” . No Brasil o método foi decretado em ALGUMAS cidades de estados com altos índices de infectados, como Maranhão, Ceará e Pará. Em Curitiba com certeza NÃO. Pelo que sei adotamos o distanciamento social, com uso de máscaras e álcool em gel. Era pedido que quem pudesse ficasse em casa. Essa foi a orientação de governadores e prefeitos que infelizmente não partiu do governo federal. Vários serviços, considerados essenciais, nunca pararam. Outros serviços funcionaram com restrições. LOCKDOWN nunca houve. Portanto esse papo que bolsonaro tinha razão , não existe.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • E

                        Eduardo Prestes

                        17/10/2020 16:33:58

                        VivaoBrasil: Eu sou partidário da vida normal, sem máscaras e sem distanciamento social. É um vírus de baixíssima letalidade, menos de 1% dos infectados tem sintomas médios a graves. Da minha saúde cuido eu, não cabe ao estado decidir por mim. O que funciona é tratamento precoce, essa é a minha escolha. E lockdown não existe, é maluquice de ricos e funcionários públicos. Pois motoboys, lixeiros, policiais, transportadores, médicos, agricultores, pecuaristas, mercados, etc não podem parar, afinal, é lockdown vip, com vinho tinto e Netflix. O lockdown é uma ideia sem qualquer base científica, e também elitista e imoral. E os PIORES resultados mundiais foram alcançados por lockdown.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • V

                        VivaoBrasil

                        17/10/2020 12:38:46

                        Eduardo Prestes: confirmou o que eu disse. NÃO HOUVE LOCKDOWN. Simples. bolsonaro nunca esteve certo, apesar dos fanáticos acreditarem que sim. O que ele fez foi incentivar o contato social e que NÃO usassem máscaras. Será sempre lembrado por isso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eduardo Prestes

                        17/10/2020 3:32:02

                        Lockdown total é impossível, é maluquice de esquerdistas, em uma semana haveria desabastecimento e caos. E quarentena de saudáveis é outra maluquice, só esquerdistas para inventar um absurdo desses. Bolsonaro esteve certo o tempo todo, o ÚNICO político que defendeu meu direito de trabalhar e circular. Terá meu voto e meu apoio, inclusive com dinheiro, sempre.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Arno Winter

                      17/10/2020 1:20:51

                      E . O que aparece nesse texto é que ... " muitos parecem dispostos a defender o lockdown porque ele foi criado para ajudar as pessoas ( ou talvez porque o presidente Trump tenha resistido a esse tipo de medida),mas esse tipo de raciocinio deveria ser evitado. Esse resistência ao lockdown também foi do presidente Bolsonaro. Não será por isso que foi aplicado e o presidente acusado de negacionista e genocida ? Pensemos !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Wendell

                        17/10/2020 1:12:41

                        Bolsonaro tinha razão...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 12:40:16

                          Eduardo Prestes: campanha de whatsapp no grupo de fanáticos : #lockdownparaprefeitos kkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          17/10/2020 3:34:09

                          Bolsonaro neles ! E vamos negar votos aos prefeitos que defenderam essa absurda quarentena eterna. Está na hora destes prefeitos traidores ficarem em casa, por 4 anos...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 2:03:55

                          wendell, razão em que sentido ? Que as pessoas tivessem contato social e NÃO usassem máscaras ?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • W

                        WILSON

                        16/10/2020 19:39:08

                        Existe um ditado gerencial que diz : não espere resultados diferentes se você continuar fazendo mais da mesma coisa .... Infelizmente parece que os europeus ( dada a maioria teimosa e burra de seus governantes ...) vão sofrer outro inverno desastroso em termos de Covid, ao teimar em não adotar protocolos de tratamento profiláticos e / ou preventivos. E já existem estudos claros ( Universidade do Cairo ) de que é eficiente o tratamento preventivo com Ivermectina, resultados estatisticamente melhores que vacinas em geral. E os precoces ,nem se fala ,estão dando excelentes resultados onde aplicados .É só pesquisar os dados ...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        4 Respostas
                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 12:41:35

                          Mirtão: nem o trump usou. No Brasil até as emas rejeitaram.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mirtão

                          17/10/2020 9:36:13

                          VivaoBrasil: A OMS é a mais perdida de todos. Uma hora diz uma coisa é depois outra. E pior e que não faz nada.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          17/10/2020 3:36:07

                          Já tenho meu kit para tratamento precoce em casa, receitado por médico que honra a sua profissão. Mandar o infectado para casa sem remédios é coisa de coveiro.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 2:00:29

                          wilson, pesquisei : OMS NÃO recomenda hidroxicloroquina e ivermectina para pacientes com COVID-19.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Maycon Polidorio

                        16/10/2020 16:34:51

                        Sim votei para o Bolsonaro. Mas minha opinião não foi baseado no voto e sim no bom senso o nosso presidente estava certo e tem muita gente negando. O lockdown infelizmente não mudou o resultado só gerou mais prejuízos financeiros psicológicos e infelizmente mais morte por outras causas. E a Europa iniciou o mesmo método sem comprovações vai dar outro tiro no pé.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        6 Respostas
                        • O

                          Observador CWB

                          17/10/2020 13:34:57

                          Eduardo Prestes: é muita má fé, dizer o q vc diz/prega/propaga, pq o Brasil tem outra realidade...bem diferente da realidade sueca: 1 - "a coabitação entre gerações, com crianças, pais e idosos dividindo o mesmo espaço (no Brasil, apenas 14,6% da população vive sozinha). Já a Suécia tem o maior número de lares habitados por uma só pessoa em toda a Europa (56%)." Fazer Lockdown na Suécia, não precisava pq separar quem já não convive com ninguém não tem lógica

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 12:45:14

                          Eduardo Prestes: kkk bem resposta de fanático. "Da minha saúde cuido eu." É uma pandemia. Pode ser transmitido. Mas fazer o quê, esse é o modelo de seguidor desse desgoverno.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 12:43:40

                          Mirtão: ao contrário. Se todos seguissem as orientaçõs do bolsonaro seria o caos. Amplo contato social e NÃO usar máscaras. O sistema de saúde iria aguentar atender tanta gente ? Porque essa história de cloroquina nem o trump engoliu.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mirtão

                          17/10/2020 9:39:24

                          VivaoBrasil: Justamente. São os prefeitos e governadores os culpados pelo alto índice de casos e mortes.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          17/10/2020 3:38:43

                          Máscaras em pessoas saudáveis, máscaras em locais abertos, quarentena de saudáveis são maluquices sem qualquer benefício para a saúde da população. Da minha saúde cuido eu, sem máscaras, sem quarentena. Passei o ano trabalhando e com muita saúde !

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VivaoBrasil

                          17/10/2020 2:02:43

                          Não foi feito LOCKDOWN no Brasil. Tivemos distanciamento social, com uso de máscaras e álcool em gel. Ainda bem que governadores e prefeitos fizeram essa orientação, que não foi seguida infelizmente pelo presidente bolsonaro, que incentivava o contato social e não usava máscaras.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.