i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista exclusiva

Theodore Dalrymple: “Muitos morrerão, mas não é a Peste Negra”

  • PorJúlia Viviane Kurtz, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/03/2020 09:50
Theodore Dalrymple: “Políticos precisam ser vistos fazendo algo, mesmo sem saber se o que eles estão fazendo vai ter qualquer efeito benéfico”.
Theodore Dalrymple: “Políticos precisam ser vistos fazendo algo, mesmo sem saber se o que eles estão fazendo vai ter qualquer efeito benéfico”.| Foto: Reprodução/ Youtube

O escritor inglês Theodore Dalrymple – pseudônimo do médico Anthony Daniels – é um dos principais nomes do pensamento conservador atual. Seus livros refletem as experiências de alguém que vivenciou a realidade de vários locais do mundo, incluindo Coreia do Norte e diversos países africanos. Além disso, ele atuou na saúde pública da Inglaterra como médico em hospitais públicos e no sistema prisional.

Cronista da decadência cultural que afeta não só o Reino Unido como outros locais do mundo, Dalrymple mantém um olhar atento sobre os acontecimentos do mundo, o que inclui a atual pandemia de Covid-19. Ele reforça que há muitas coisas que ainda não entendemos sobre o vírus. “Não sabemos sequer a taxa de mortalidade de pessoas contaminadas porque não temos ideia de quantas a contraíram", diz, reforçando o óbvio necessário, mas muitas vezes ignorado.

Dalrymple também aponta que existem diferenças na atuação do vírus em países diferentes. Na Coreia do Sul, cerca de 250 mil pessoas foram testadas, mas só 8% dos casos foram positivos. “Por outro lado, e por motivos ainda inexplicados, a mortalidade na Itália é muito, muito maior que em países vizinhos como Áustria ou Alemanha", acrescenta.

Para o autor, um dos pontos importantes a serem considerados é que continuamos agindo sem conhecimento total da pandemia. Nesta entrevista exclusiva, ele expõe sua visão sobre a pandemia e fala sobre as respostas dadas por líderes ao redor do mundo.

Você trabalhou como médico em várias partes do mundo. O que essas experiências o ensinaram sobre como lidar com crises de saúde?

Eu nunca trabalhei em meio a uma epidemia deste porte, exceto em uma de dengue, que é transmitida por mosquitos. Claro, isto requer controle de insetos. Também vivenciei uma crise de cólera, que requer atenção para a qualidade da água e de esgoto. Em outras palavras: nem todas as epidemias são iguais.

Você é um crítico da NHS [sistema público de saúde do Reino Unido, equivalente ao SUS]. Atualmente, os hospitais do país já alertam estarem com falta de leitos. O sistema melhorou o suficiente para enfrentar a epidemia de Coronavírus?

A verdade é que os problemas de superlotação dos hospitais não são específicos do sistema de saúde [britânico]. Isto também tem ocorrido em países como Itália e França. Os jornais franceses informam também que faltam máscaras, apesar de que o setor privado daquele país ser responsável por mais de metade do PIB. Então qualquer problema da NHS não é único dele.

Conforme o tempo passa, a situação na Itália fica pior. O que acontece naquele país é um exemplo do pior cenário possível? É possível impedir que ele se repita?

Acho que devemos manter as coisas em proporção. A expansão dos casos na Itália pode não continuar e, mesmo que continue, e duplique várias vezes, 0,2% da população mais suscetível – os idosos – morrerão. Isto é um grande número de pessoas, mas não a Peste Negra.

As medidas tomadas ao redor do mundo são suficientes para reduzir o risco o máximo possível? Há coisas que poderiam ter sido feitas mas não foram?

Foi feito o suficiente? É mais fácil ser sábio depois do evento. A vida é vivida para a frente, nunca para trás. O importante é aprender de acordo com a experiência atual, mesmo que, da próxima vez, as coisas sejam diferentes. Dizem que não prestamos atenção aos avisos. Mas, se tivéssemos prestado atenção, ninguém saberia o que foi evitado e aí todos diriam que as precauções são excessivas, caras e desnecessárias.

A política tem afetado nossa habilidade de lidar com a pandemia e feito com que medidas importantes não tenham sido tomadas?

Brincar de política sempre é ruim nessas situações, apesar de provavelmente inevitável, pelo menos em democracias. Políticos precisam ser vistos fazendo algo, mesmo sem saber se o que eles estão fazendo vai ter qualquer efeito benéfico. Uma resposta vigorosa sempre parece boa. Mas a pressão política é não só insistente como geralmente contraditória. O ânimo da população esquenta e se acalma. O político sempre tem algo a mais que simples fatos ou a ciência para considerar.

Como as classes mais baixas lidam com essa situação? Há excesso de pânico ou disseminação de informações falsas?

Pelo que sei, embora não tenha visto pessoalmente, uma parte das classes baixas, assim como outras classes sociais, se recusa a acreditar na seriedade da situação e opta por assumir riscos sérios, quase perversos. Como praticamente todos os agentes do Estado mentem para eles, e têm mentido por anos, por que eles deveriam acreditar neles dessa vez?

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    RB

    09/04/2020 16:57:57

    tem certeza, Gazeta, que foi publicada a entrevista na íntegra?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus Pinheiro Machado

      29/03/2020 16:02:07

      iclusive o proprio

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Breno

        27/03/2020 13:33:15

        Um ótimo entrevistado para uma péssima entrevistadora. Resultado? Pessima entrevista. Nao adianta dar uma vara de pescar para o peixe.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

          26/03/2020 20:00:27

          Com as ideias da idade média de Olavo de Carvalho, que nega a pandemia e é a influência vertical todo o bolsonarismo, sim, teríamos aqui os efeitos de uma peste negra. O pior vírus é o da ignorância.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fabio da silva de castilho

            26/03/2020 14:32:38

            sinceramente, a Gazeta perdeu tempo com esse Cara, me entrevistar seria melhor.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcos eisenschlag

              26/03/2020 14:25:21

              Juliane Viviane Kurtz, seu portugues nao e' dos melhores para uma jornalista. As experiencias ensinaram algo a alguem = objeto indireto, portanto " LHE ensinaram" .

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • E

                Enir Maria Palandi

                26/03/2020 18:16:41

                Sei não, mas acho que as gerações mais novas estudaram num livro onde não constava essa parte da matéria. Pois o que há desse erro atualmente...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              JULIANO RIBAS DEA

              26/03/2020 14:22:34

              Agora sim estamos tranquilos!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Acuda Doido

                26/03/2020 13:02:33

                Peste negra é a família Biroliro

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • A

                  Acuda Doido

                  26/03/2020 21:57:54

                  Falow, bimbim

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo Ricardo Costa Pinto

                  26/03/2020 14:35:28

                  Já eu acho que é resultado do seu pensamen tóxico. Seu e de quem pensa como você.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                Cesar Tiossi

                26/03/2020 11:45:08

                Eu achei a entre muito curta. Mas, valeu.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Roberto Carlos Morais Santiago

                  26/03/2020 10:57:51

                  Péssima entrevista e pouco esclarecedora. A Gazeta do Povo deveria ter mais cuidado com a qualidade dos textos aqui publicados. Mas o jornal segue tendo o meu crédito.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Manfred Schmid

                    26/03/2020 10:31:20

                    Ou a entrevista está cortada, oi foi muito mal conduzida. Não conseguimos ler o pensamento logo deste que realmente entende da situação global como excelente escritor, cronista e médico!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zyss

                      26/03/2020 4:10:35

                      O cara fala que metade do PIB da França vem do setor privado. E os outros 50%? São doações?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • Z

                        Zyss

                        26/03/2020 13:25:29

                        O público não produz nada. ZERO. Ainda não aprenderam isso?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mirtão

                        26/03/2020 12:42:28

                        Não me decepcione Zyss.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        26/03/2020 11:07:57

                        Na economia, temos os seguintes setores: PÚBLICO e PRIVADO.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fabiam Fagner

                      26/03/2020 1:57:21

                      Impressão minha ou parece que a entrevista acaba em menos da metade... estranho... poucas perguntas...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.