Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
adulteração

Este vídeo falso de Obama mostra como a manipulação de conteúdo está cada vez mais assustadora 

Jordan Peele, ganhador do Oscar por melhor roteiro em 2018, manipulou um vídeo do ex-presidente norte-americano Barack Obama para mostrar como essa prática é perigosa e tem se espalhado nas redes sociais

O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!" | Reprodução/Youtube
O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!" (Foto: Reprodução/Youtube)

Para chamar a atenção para o aumento das notícias falsas e de vídeos falsos -chamados "deep fake news", ou "notícias falsas profundas"- que circulam pelas redes sociais, o diretor americano Jordan Peele fez um vídeo no qual o ex-presidente Barack Obama (2009-2016) aparece fazendo uma série de afirmações falsas.  

"Simplesmente, o presidente Trump é um imbecil", "Killmonger [vilão do filme 'Pantera Negra'] estava certo" e "Ben Carson [secretário de Trump] está em transe" diz o Obama do vídeo, divulgado nesta quarta-feira (18) pelas redes sociais.  

No meio do filmete, porém, Peele, que ganhou o Oscar de melhor roteiro neste ano pelo filme "Corra!", revela que as imagens foram manipuladas usando programas de efeitos especiais, e que as falas, na verdade, foram criadas e ditas por ele e acrescentas às imagens de Obama.  

O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!", conclui o "fake-Obama".  

Segundo os produtores do vídeo, copatrocinado pelo site de notícias BuzzFeed, o processamento da adulteração digital levou 56 horas.  

No ciclo de palestras TED deste ano, um dos destaques foi o cientista Supasorn Suwajanakorn, que cria programas de adulteração de vídeos e trabalha agora em um projeto do Google para detectar falsificações.  

O próprio Suwajanakorn alertou, como Peele, para os riscos do programa e dos vídeos falsos, que têm se multiplicado por redes sociais e são mais difíceis de discernir do que as notícias falsas, fomentando desinformação e disseminando mentiras.  

Jared Sosa, produtor do BuzzFeed que trabalhou com Peele no vídeo falso, os softwares de manipulação vão se tornar ainda mais precisos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.