• Carregando...
 |
| Foto:

Em uma ocasião passada, o Podcast Ethos recebeu Jamil Assis, do Instituto Atuação, para uma conversa sobre democracia, a partir dos cinco quesitos do Índice de Democracia da Revista Economistprocesso eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionamento do governo, participação política e cultura política.

As notas do Brasil, em uma escala de zero a dez, são especialmente ruins nos quesitos funcionamento do governo (5.36), participação política (6.11) e cultura política (5.00) – nesse último, estamos abaixo da média mundial, principalmente pela falta de confiança na democracia, segundo a avaliação do próprio Índice. 

A nota em funcionamento do governo despencou a partir de 2015, com o agravamento da crise política,  mas em participação e cultura políticas, estamos mal desde a primeira medição, em 2006. Desse ano até 2017, a nota total do Brasil caiu de 7.38 para 6.86, o que nos coloca na 49ª posição entre 167 países analisados.

Não há democracia sustentável no longo prazo sem uma cultura democrática rica e vibrante que sustente as instituições. Por isso, o Podcast Ethos volta a conversar com Jamil Assis e com o cientista político Humberto Dantas, presidente da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo e professor da FGV-SP, sobre um dos pilares de uma cultura democrática: o conhecimento político.

Ouça o Podcast Ethos:

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]