i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
opinião

Eu cresci em um regime comunista. Eis aqui o que os americanos não entendem sobre liberdade

Considerando a escassez criada pela economia controlada pelo governo no meu país, passei a entender e a valorizar o capitalismo, o único sistema capaz de elevar a qualidade de vida da civilização humana

  • PorCarmen Alexe* 
  • FEE
  • 05/04/2018 16:34
O capitalismo é afastado em governos que exercem altos níveis de controle sobre a economia e que são, geralmente, corruptos | Ilustração/Arquivo Gazeta do Povo
O capitalismo é afastado em governos que exercem altos níveis de controle sobre a economia e que são, geralmente, corruptos| Foto: Ilustração/Arquivo Gazeta do Povo

Apenas em um sistema de livre mercado podemos realmente alcançar a liberdade individual e a prosperidade da humanidade.

A liberdade individual pode existir apenas no contexto de livre mercado. A liberdade pessoal prospera no capitalismo, declina em economias reguladas pelo governo e desaparece no comunismo. Além de melhorara a economia e as políticas legislativas, o que a América precisa é uma valorização mais intensa da liberdade individual e do capitalismo.

Leia também: A revolução que não acabou: os ecos do comunismo na atualidade

Nasci e fui criada na Romênia comunista durante a Guerra Civil, um país em que o governo detinha todos os recursos e meios de produção. O estado controlava quase todos os aspectos das nossas vidas: educação, empregabilidade, a hora do dia em que poderíamos ter água quente e o que tínhamos permissão para falar.

Assim como o resto dos países do Leste europeu, a Romênia era chamada de “país comunista”. Na escola, aprendemos que era um país socialista. O seu nome, antes da Revolução de 1989, que derrubou o regime de Ceausescu, era República Socialista da Romênia.

Do ponto de vista econômico, uma fração mínima de propriedades ainda era privada. Em um sistema comunista, todas as propriedades são do estado. Mas, se não era uma economia totalmente comunista, o planejamento central robusto e a aplicação de um controle totalitário sobre a cidadania romena fez essa nação ganhar legitimamente o título de país comunista.

Socialismo cria escassez

Apesar do fato de a Romênia ser um país rico em recursos, havia escassez em todo lugar. Comida, eletricidade, água e quase todas as necessidades básicas da vida eram escassas. O prédio em que morávamos tinha água quente durante duas horas pela manhã e duas horas à noite. Tínhamos que ser rápidos e pontuais para não perder a oportunidade.

Chiclete Wringley e chocolate suíço era um prazer para nós. Eu me lembro de quão feliz ficava quando tinha um pacote de chiclete estrangeiro ou uma barra de delicioso chocolate ao leite. Geralmente, os guardávamos para ocasiões especiais.

Brilho labial de frutas, perfume francês e calça jeans eram alguns dos itens mais populares disponíveis no mercado negro. Deus abençoe os empreendedores de mercados negros! Eles deixavam nossa vida melhor. Eles nos davam a oportunidade de comprar coisas que desejávamos muito, coisas que não conseguiríamos nas lojas do governo que ficavam quase vazias ou cheias de produtos feios e de baixa qualidade.

Os supermercados não eram melhores. Entendo, não precisávamos estar na moda. Mas precisávamos comer. Então, o antigo provérbio romeno “a consciência passa pelo estômago” fazia muito sentido.

No final dos anos 1970, a vida na Romênia começou a piorar ainda mais. Carne não fazia parte do padrão de consumo do romeno médio. Em vez disso, nossos pais aprenderam a preparar bem fígado, cérebro, língua e outros miúdos que a maioria das pessoas no Ocidente nem pensariam em provar.

Quando leite, manteiga, ovos e iogurte estavam temporariamente disponíveis, minha mãe – assim como muitos dos nossos vizinhos – acordava às duas horas da manhã e entrava na fila para que ela pudesse ter a chance de conseguir esses bens. A loja abria às seis horas da manhã, então se ela não entrasse na fila cedo o suficiente, perderia a oportunidade.

Em 1982, o estado mandou seus sequazes para a casa das pessoas para fazer o censo. Junto a isso, foi implementado um racionamento de comida. Para uma família de quatro pessoas como a nossa, a cota racionada era um quilograma de farinha e um quilograma de açúcar por mês. Isto é, se estivessem disponíveis e se tivéssemos sorte suficiente para estar no lugar e hora certos quando estavam sendo distribuídos.

O único canal de televisão que o governo disponibilizava geralmente focava em programas relacionados ao crime e à pobreza no mundo ocidental. Afinal, as pessoas eram pobres e sofriam por causa do capitalismo, como nos diziam, então precisávamos do socialismo e comunismo para resolver as desigualdades da humanidade.

Capitalismo promove a propriedade privada

Considerando a escassez criada pela economia controlada pelo governo no meu país natal, passei a entender e valorizar o capitalismo, o único sistema capaz de elevar a qualidade de vida da civilização humana.

A definição leiga do capitalismo é o sistema econômico em que as pessoas e empresas participam do mercado sem a interferência do governo. Um sistema de livre mercado capitalista opera de modo mais eficiente quando não é afetado pelo governo ou por intervenção do banco central nos mercados de crédito, políticas monetárias e fixação de taxas de juros.

Propriedade privada e direitos de propriedade estão no cerne do capitalismo. Quando estava na escola, aprendemos que a propriedade privada torna as pessoas gananciosas, algo prejudicial para a sociedade. A propriedade privada estava associada ao capitalismo, o sistema que nossos livros escolares alegavam ter fracassado.

Alocação de recursos

A Romênia era rica em recursos naturais, mas, ainda assim, a diferença entre nosso padrão de vida e o ocidental era dramática. Isso era indicativo de um sistema econômico falho que a maioria dos países do leste europeu aderiu durante a era soviética. Mas é possível perguntar: por que havia tanta pobreza quando os recursos naturais eram tão abundantes?

Economia é o estudo da alocação de recursos escassos que têm usos alternativos. A eficiência é, portanto, a preocupação primária quando o objetivo é progresso econômico.

Em um ambiente de planejamento central, os diversos membros do governo que recebem a tarefa de planejar a economia não poderiam ter o conhecimento necessário para alocar adequadamente os recursos escassos de um país inteiro, não importa o quão inteligentes ou educados eles fossem. Carência é uma das consequências da alocação imprópria de recursos escassos.

O livre mercado, entretanto, por meio de múltiplas interações espontâneas entre negócios e consumidores, direciona a alocação de recursos por meio do processo incrível de oferta e demanda. É exatamente devido aos eventos de lucro e prejuízo que a eficiência econômica é estimulada.

Leia também: Os defensores do comunismo ainda não caíram na real

Livre mercado atrai capital

Devido aos incentivos de lucro, o capitalismo incentiva a inovação. Inovação leva ao progresso e a um aumento no padrão de vida. Mas o progresso e a atmosfera que oferece às pessoas um alto padrão de vida não podem ser criados sem capital para transformar e tornar os recursos em produtos finais que nos dão energia (relativamente) barata e comida, smartphones, academias e, de modo geral, a vida que atualmente podemos dispor. O capital se move em direção a menos regulação, intervenção do governo e impostos. Em resumo, o capital se move para onde há mais liberdade econômica.

Por outro lado, o comunismo, socialismo, fascismo ou qualquer outro sistema controlado pelo governo não tem o incentivo do lucro. O povo, que são os recursos humanos, não tem desejo de se envolver em negócios onde a recompensa não é alcançável (a menos que seja feito no mercado negro). Eles aceitam o estado e seus parceiros burocráticos para ditarem a sua fé.

O capitalismo é afastado em governos que exercem altos níveis de controle sobre a economia e são, geralmente, corruptos. Nesses países, o padrão geral de vida é drasticamente mais baixo que na maioria dos países capitalistas, e a pobreza é maior. Consequentemente, o país coletivista cai em uma armadilha econômica e social da qual é difícil escapar. Apenas o capitalismo pode salvar um país do fracasso do planejamento central da economia.

Capitalismo nos ajuda a ser pessoas melhores

Da mesma forma como fizemos com o estilo de vida soviético, vamos pensar com o que a família venezuelana típica dos dias de hoje se preocupa diariamente. Comida para colocar na mesa e a segurança dos filhos. Eles acordam de manhã pensando em quantas refeições conseguirão comprar naquele dia, onde as conseguirão e como pagarão por elas.

Nós, os sortudos que vivem em um sistema de relativo livre mercado, não temos esses tipos de preocupações. Vamos para o trabalho, nos distraímos no Facebook, assistimos TV, ficamos com nossa família, lemos livros e curtimos alguns hobbies. Resumindo, temos a liberdade pessoal de participar e aproveitar em uma variedade de eventos da vida por causa do capitalismo.

Mas há outro motivo importante para desejar viver em uma sociedade capitalista: temos a liberdade de criar e formar todos os tipos de ideias de negócios, não importa o quão loucos eles possam ser. Porque não temos que nos preocupar com o amanhã, nós temos – ou criamos – tempo para ler, explorar e inovar.

O capitalismo torna possível nos desafiarmos, termos objetivos e nos esforçarmos para alcançá-los. Isso nos dá a liberdade de tentar coisas novas e explorar novas oportunidades. Dá-nos a chance de criar novas oportunidades. Ajuda-nos a construir um caráter mais forte porque quando tentamos, também falhamos, e sem fracasso, como saberíamos que erramos? Sem o fracasso, como saberíamos que precisamos mudar?

Leia também: Três coisas que aprendemos com um século de comunismo

Liberdade individual pode existir apenas no contexto de livre mercado

Antes de imigrar para os EUA, tive que passar por um processo rigoroso. Um dos eventos foi a entrevista de imigração com o advogado americano que, entre muitas questões, perguntou por que saí da Romênia e por que quis vir para a América. A minha resposta curta foi “liberdade”. Então ele apresentou uma questão interessante: “Se a América passasse por um período de devastação econômica com escassez similar à Romênia, eu ainda me sentiria assim?”. Não pensei muito e disse: “Sim, é claro, desde que tenha liberdade”.

Relembrando, foi uma resposta estúpida da minha parte. Após muitas décadas, passei a acreditar que a condição humana de liberdade individual pode existir apenas no contexto de livre mercado. Escassez é criada pela intrusão do estado na atividade complexa dos mercados, seja por controle de preços ou alocação falha de recursos.

Quando a escassez é forte e longa o suficiente para afetar drasticamente a vida, o povo passa a se revoltar. O capitalismo é o caminho para os direitos individuais e a liberdade que constrói a base sólida de uma sociedade livre.

A América é uma economia realmente capitalista?

A resposta curta é não. A maioria do mundo se refere ao sistema americano como capitalista. Com base na minha definição de capitalismo, é obvio que não é um sistema puro, e gostaria de esclarecer que os EUA não são realmente um sistema capitalista de livre mercado.

A política econômica do século XIX com regulamentação limitada e tributação mínima atraíram o capital necessário para o nosso país. A Revolução Industrial fez avanços espetaculares nas condições humanas devido ao capital concentrado na região. A América perdeu o primeiro lugar devido à legislação de regulamentação mais alta, tributação e políticas protecionistas.

Mas ainda estamos aproveitando alguns dos seus frutos nos dias de hoje. Comparado a muitos países do mundo, ainda mantemos fortes características capitalistas, apesar de Hong Kong, Cingapura, Suíça, Nova Zelândia e alguns outros países que têm a liderança na liberdade econômica terem nos ultrapassado.

O que a América precisa

Além de melhores políticas econômicas e legislativas, o que a América precisa é um apreço mais intenso à liberdade individual e ao capitalismo. A América precisa de mais empreendedores e empresários. Precisa de mais pessoas com mais vontade e ambição, mais pessoas pró-ativas, mais inovadoras, mais pessoas dispostas a correr riscos.

Isso começa em casa, nos nossos lares, nos nossos grupos próximos, na nossa comunidade. Começa com pais amorosos, envolvidos e dedicados que incutem valores de responsabilidade pessoal e satisfação futura nos filhos. Continua com uma educação que envolve teoria e prática em ambientes condutores à aprendizagem de como pensar de forma independente e como adquirir habilidades úteis para a vida e o trabalho. Evolui para uma vida voltada para objetivos e rica em aprendizagem e experiências. E isso pode ser apenas o começo para obter a maturidade intelectual para perceber o valor que o livre mercado e a liberdade individual nos oferecem.

Carmen Alexe fugiu da Romênia comunista durante a Guerra Fria. Seu motivo era buscar a liberdade. Tem quase 30 anos na indústria de empréstimos, trabalhando atualmente como Consultora Imobiliária Comercial. É investidora imobiliária desde 2001. Também é dançarina apaixonada por salsa. É um espírito livre pesquisando e praticando como viver livre em um mundo não livre. 

Traduzido por Andressa Muniz
©2018 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês.
42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • H

    Humberto B

    ± 0 minutos

    E a história teima em repetir para quem não aprende com ela. Veja a Venezuela, onde estive um ano do Hugo Chavez. Era um país a frente do Brasil. Ou Cuba antes do Fidel e agora é só ver a Argentina. E com esse sistema de ensino, onde nossos filhos são doutrinados com besteiras e maus exemplos sobre economia. É de lascar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Vicente bittencourt

      27/12/2020 3:45:27

      Este texto da Carmen Alexe, traduzido pela Andressa Muniz revela mais uma vez o quanto é cruel para o povo um sistema comunista. Quando eu era pequeno , quando ouvia, pus logo na minha mente, que regime comunista é danoso ao povo; que o escraviza, o limita, promove desabastecimento nos lares até de produtos básicos. Lendo mais este depoimento, apenas mais um, tenho sempre a certeza de que aprendi certo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antonio Carlos Hoff

        26/12/2020 22:47:09

        Apesar de tudo e dos fatos irrefutáveis de que o comunismo e outras vezes travestido de socialismo não deu certo em lugar e em tempo nenhum, ainda possam existir ignorantes que se declaram comunistas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • T

          Teodoro Jacob Winkler

          26/12/2020 14:14:04

          Essa reportagem deveria ser de leitura obrigatória, até a exaustão por todos os alunos de todas as escolas e universidades do Brasil. O comunismo só e bom para alguns poucos privilegiados que são mais iguais que manda executar quem não os obedece.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            E F Pereira

            26/12/2020 10:18:09

            Socialismo e comunismo não funcionam e ponto final... Quanto menor o Estado e maior liberdade econômica melhor a sociedade e a economia...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • Z

              Zé Costa.

              25/12/2020 21:21:15

              Essa reportagem deveria ser publicada , no Estadão , na Folha de São Paulo, lida e mostrada na Globo ,Record ,CNN e lida na maioria das redes sociais e rádios, para que o público em geral tivesse acesso e pudesse conhecer o outro lado da moeda , boa reportagem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduard Fontcuberta

                25/12/2020 14:34:51

                De arrepiar! Coincide em gênero, número e grau com o que escutei de uma amiga romena, cientista, que hoje mora em Cincinnati, mas viveu toda sua juventude na Romênia. Seu pai tinha um alto posto no governo e foi assassinado pelo regime de Ceausescu por suspeita de traição ao regime.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marco Polo

                  25/12/2020 13:51:38

                  Excelente texto como reflexão do que seja um sistema econômico tido como capitalista. Quanto mais virtuoso esse sistema, mais livre e satisfeito é o seu povo. O Autor nos dá vários fatos e entendimentos da enorme diferença entre as consequências do sistema capitalista para as daqueles que necessitam e/ou impõe controle pelo Estado, que geram, necessariamente, a degradação de sua sociedade e a um elevado grau de corrupção!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo César de Castro Silveira

                    25/12/2020 11:52:55

                    Os EUA não tem mais liberdade desde que surgiu o politicamente correto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Plinio

                      24/12/2020 21:50:36

                      A Romenia ,como os demais países da URSS, era mais uma fonte de renda,mão de obra escrava para as oligarquias burocráticas do próprio país e, principalmente , dos dominadores do Kremlin.Assim como houve o sequestro da colheita de alimentos da Ucrânia,dos demais países roubavam todas as riquezas.Os ditadores tornaram se os novos czares com carros de luxo,casas de fim de semana e dinheiro nos bancos de Luxemburgo e Suiça .São os bilionários de hoje que surgiram num passe de mágica. Putin é um deles.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Grégoire Jean-François Demets

                        24/01/2020 11:12:18

                        Visitei a Romênia em 1991, logo após a revolução. Era bem assim mesmo como a autora fala. Tinha supermercado em Bucareste com prateleiras imensas ocupadas por chapéus. Um a cada 30 cm para ocupar espaço. Tinha dia que só tinha batata, no dia seguinte só tinha tomate (e nem sinal de batata). Você conseguia usar canetas BIC e meias de nylon femininas como moeda em Bucareste. A bic valia mais que vários "Lei". O que me impressionou positivamente é que todos mais novos (tirando obviamente a doutrinação socialista) eram letrados em diversos idiomas. O ensino parecia ser bom.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Roberto Garcia

                          29/11/2019 0:10:11

                          Ninguém que conviveu com a realidade da vida comunista parece falar diferente. Quem viveu o dia a dia viu e entendeu que o sistema não funciona. O que a teoria tem dificuldade as vezes de se fazer entender, a prática da dura realidade lhes ensina de um modo irrefutável e doloroso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            mauricio de magalhães pinto

                            12/03/2019 12:08:58

                            Querer comparar EUA com esse país governado por essa esquerda acéfalos só pode está de sacanagem olha pro EUA têm orgulho de seu país e de sua bandeira ,coisa que a esquerda nem sabe o que nacionalismo e patriotismo ,a única coisa que a esquerda entende é de corrupção.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marco Guerra

                              12/03/2019 12:08:58

                              Comunismo é coisa de gente indolente, preguiçosa, que só quer estender a mão para pegar fácil do que precisa. Trabalhar pra si eles não querem. Vejam a multidão em frente ao sindicato dos metalúrgicos em S. Bernardo do Campo hoje.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                André Borges Uliano

                                12/03/2019 12:08:58

                                Excelente artigo!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcos A.

                                  12/03/2019 12:08:58

                                  Fico curioso que tem tanto comunistazinho por aí, mas ir morar em algum país comunista, mesmo tendo toda liberdade para fazer isso, eles não querem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

                                    12/03/2019 12:08:58

                                    Interessante, ninguém fugia para país comunista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio Jankoski

                                      12/03/2019 12:08:58

                                      Excelente. Seria interessante se os fanáticos vermelhos desse uma lida. Mas eles não vão fazer isso. Preferem acreditar na história contada pelo professor maluco socialista com camiseta do Chê.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • N

                                        Nikoski.M.A

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Muito bom Ivan, muito bom. Apenas é uma pena que estes professores estarem espalhados pelo Brasil principalmente em universidades é uma falha grave em nós mesmos, isso tem que mudar.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Lio

                                      12/03/2019 12:08:58

                                      Na teoria nao existe nenhum regime ruim! Agora na pratica, as coisas mudam! E isso por vários fatores mas principalmente o de que ha corrupção em tudo! Tambem a falta de aliança politica é outro fato pesado. Voce pode criar o melhor regime politico, mas se nao conseguir apoio, e nao vai, seu país entrara em crise. Mesmo na crise, havera pessoas com muito dinheiro e outras sem, cada uma com uma historia de amor e de ódio pelo regime.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      6 Respostas
                                      • L

                                        Lio

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Alex Fox: Só se ilude quem sonha. Em qual parte do meu comentário eu vislumbro essa ideia? Pode me falar por favor. Ou entao, com respeito, releia o que escrevi.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Lio

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Alex Fox : Leia ''por varios fatores'' e falo tambem de todos regimes. Agora ja a sua afirmação ela se baseia no que vimos acontecer de fato na pratica. Exatamente o que eu mencionei, que em teoria as coisas funcionam, tem que funcionar para vender a ideia pro povo mas na pratica é bem diferente e foi bem diferente.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alex Fox

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        O comunismo não deu certo por vários motivos, mas entre eles não estava a corrupção dos seus agentes. Mesmo que as pessoas fossem 100% honestas, o comunismo não daria certo. Não se iluda.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Lio

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Marcos A: Concordo contigo!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Matheus Lago

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Na teoria vários regimes são ruins. Inclusive as maiores discussões e refutações acontecem no campo das idéias. Contra o socialismo, ainda no final do séc 19, Böhm-Bawerk e Carl Menger mostravam como nem na teoria o socialismo funcionava.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos A.

                                        12/03/2019 12:11:08

                                        Mas nada funciona melhor do que a liberdade individual e isso em regimes comunistas não existe. Trágico é um Estado autoritário tomando as decisões pelo seu povo e tirando dele qualquer opção de escolha.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Anderson

                                      12/03/2019 12:08:58

                                      Até que enfim um texto da FEE que não é apenas um monte de porcarias, a Romênia, nunca foi um pais lembrado por suas riquezas, muito pelo contrário, sempre foi um pais muito pobre devido ao estado e isso não acabou mesmo com o colapso da URSS, a corrupção que já existia continuou e não parou. Esse controle dos governantes (muitas vezes corruptos) decidindo o que é “melhor” para o pais segundo seus próprios interesses e algo que existe no mundo capitalista e que é regra absoluta nos regimes autoritários (socialistas ou não) a Romenia é apenas um exemplo de muitos países que o estado com o fechamento de mercado destruiu a felicidade de seu povo

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rômulo

                                        12/03/2019 12:08:58

                                        Ainda sonho com o Brasil um país genuinamente capitalista. Só o livre mercado e as liberdades individuais são capazes de gerar riqueza e prosperidade.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Afonso Celso Frega Beraldi

                                          12/03/2019 12:08:58

                                          Tem gente que nao vai gostar do artigo, que considero extremamente esclarecedor. Tive oportunidade de conversar com muitas pessoas que viveram em "paraísos" comunistas como Cuba, Tchecoslováquia (agora Republica Checa + Eslovaquia), Eslovenia (parte da antiga Yugoslavia), entre outras, e TODAS foram unânimes em afirmar que a vida agora eh muito melhor sobre a égide da Europa e da CEE.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • K

                                            katy mary de farias

                                            12/03/2019 12:08:58

                                            Excelente motivo para não termos pc do b e outros do gênero em nosso país

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcos A.

                                              12/03/2019 12:08:58

                                              Relato de alguém que viveu na pele os males provocados pelo socialismo/comunismo. E tem gente que defende essa ideologia com unhas e dentes. Deveria ser criminalizado da mesma forma que é o nazismo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              4 Respostas
                                              • A

                                                ANDERSON SILVA

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Bruno Resendez: Argumente, me convença com ideias e bons exemplos de que o que vem da esquerda seja bom. Não fale através do ânus.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcos A.

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Burro Resendez, você está muito surtado com a prisão do cachaceiro. Vai tomar um remedinho, vai. KKK

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcelo Martins

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Se muda para a coreia do norte , vai pra russia ver o que é bom

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • B

                                                Bruno Resendez

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Cale te seu b.u.r.r.o, sem esquerda você não é nada

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Afonso de Araujo Campos

                                              12/03/2019 12:08:58

                                              É preciso divulgar depoimentos como esse para esclarecer as pessoas

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                josé parra

                                                12/03/2019 12:08:58

                                                hei, mandem esse artigo pro Galindo, isso irá fazer bem á ele.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • H

                                                  H Romeu Pinto

                                                  ± 7 horas

                                                  Cara, sinto falta dos textos do Galindo, eu ria muito das burrices que ele escrevia! ahahahahahahah

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Alex Fox

                                                  12/03/2019 12:11:08

                                                  Se o Galindo soubesse ler não seria socialista/comunista.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Favero Sil

                                                12/03/2019 12:08:58

                                                É isso aí. De acordo com a realidade contemporânea dos fatos e com a experiência histórica.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marcos A.

                                                  12/03/2019 12:08:58

                                                  Ótimo texto.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Gustavo Augusto Druziki

                                                    12/03/2019 12:08:58

                                                    Ótima leitura. O mecanismo pelo qual o capitalismo e o livre mercado com interferência mínima ou sem interferência estatal promove a verdadeira liberdade é muito simples: o esforço que o indivíduo desprende para obter um benefício necessariamente precisa criar algo bom para outros que decidem então comprar livremente seu produto ou serviço valorizando-o por mérito. E o resultado deste esforço estimula o empreendedor a investir mais e melhorar seu produto ou serviço, desde que o estado não se apodere de boa parte deste esforço através de impostos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.