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A relação da Europa com a China é mais um exemplo do conflito entre interesses e valores.
A relação da Europa com a China é mais um exemplo do conflito entre interesses e valores.| Foto: Bigstock

As relações da China com a União Europeia são de importância crucial na geopolítica do nosso tempo. O mundo do século XXI é caracterizado pela rivalidade entre a China e os Estados Unidos, o que levou Washington, desde a administração Obama, a deslocar o foco principal da sua política externa para a Ásia, com a consequente perda de importância estratégica da Europa.

No entanto, a guerra na Ucrânia serviu para lembrar aos Estados Unidos que a Europa tem um papel decisivo no bloco eurasiano, especialmente porque a China mantém uma aliança com a Rússia que não é formal, mas de interesses, e baseada na oposição comum à hegemonia americana.

Não é uma nova Guerra Fria

Essas circunstâncias poderiam levar a crer em uma nova Guerra Fria, apresentada no formato de democracias versus autocracias, em que Estados Unidos e Europa estariam novamente do mesmo lado, mas essa seria uma percepção irreal. A Guerra Fria foi, acima de tudo, um confronto ideológico em que o objetivo era a contenção e a derrubada de um regime como o soviético, que queria se espalhar por todo o planeta.

O caso da China, apesar de ser governado por um partido comunista, não é o mesmo. Desde a época de Deng Xiaoping, cujas reformas se concentraram na modernização econômica, Pequim parou de distribuir sua propaganda ideológica no exterior. O desenvolvimento econômico como ponto de partida para sua conversão em uma potência global foi a maior preferência. Não há, portanto, contestação ideológica, como na Guerra Fria. Afinal, a China optou pelo capitalismo, mesmo que seja principalmente um capitalismo de Estado, ao mesmo tempo em que concede a seus cidadãos liberdades que faltavam ao antigo bloco comunista: liberdade de negócios privados e liberdade de viagens para seus turistas e estudantes. Eles tentam compensar a falta de liberdade política.

A China é muito mais que um país

Com o tempo, o gigante chinês, transformado na segunda potência econômica mundial, foi adquirindo, aos poucos, maior protagonismo no cenário político internacional. A retomada das relações entre o Irã e a Arábia Saudita e o plano de paz proposto para a guerra na Ucrânia são exemplos recentes da ativa diplomacia de Xi Jinping, havendo inclusive rumores de que mais cedo ou mais tarde a China tentará algum tipo de mediação no permanentemente paralisado conflito israelense-palestino. Consequentemente, apresentar a relação com a China como uma disputa da qual deriva o colapso político e econômico de seu regime, assim como ocorreu com a União Soviética, dificilmente dará os resultados esperados.

A China transformada em superpotência é a expressão de um nacionalismo que aspira a recuperar seu lugar na história. O Partido Comunista Chinês (PCC) exerce controle político, mas não é tanto uma organização com valores próprios quanto um instrumento de poder, como apontou Wang Hui, professor da Universidade Tsinghua de Pequim e representante da Nova Esquerda Chinesa. O PCC é assimilado à ordem do Estado, é um componente do Estado. Não é mais um Partido-Estado, mas um Estado-Partido.

Não é por acaso que nas últimas décadas os líderes chineses promoveram um retorno a Confúcio, apesar de suas ideias terem sido perseguidas durante a Revolução Cultural por serem então consideradas e conservadoras. O confucionismo, com seus apelos à hierarquia e à harmonia social, está associado a uma civilização antiga como a China. O “sonho chinês”, repetidamente expresso por Xi Jinping, implica que a China não é apenas um país, muito menos um regime, mas uma civilização, ou melhor, a sua continuidade através dos séculos. Essa abordagem nem sempre é levada em consideração em muitas análises geopolíticas, mais propensas a perspectivas de curto prazo. A China não é apenas mais um jogador no tabuleiro internacional, mas sim o mais importante dos jogadores, como apontou o diplomata espanhol Fidel Sendagorta em seu livro Estratégias de Poder.

China prefere relações bilaterais

Independentemente de quem ocupe a Casa Branca, a Europa tem um dilema em relação à China: tem de salvaguardar as suas relações econômicas e comerciais com a China, ao mesmo tempo que mantém a sua relação económica, política e de segurança com os Estados Unidos. A economia europeia não pode ignorar as relações com a China, apesar de este país, embora membro da OMC, não manter reciprocidade no que diz respeito ao investimento estrangeiro. Mas não é menos verdade que, apesar dos apelos contínuos à autonomia estratégica europeia, a segurança da Europa continua dependente da OTAN.

Na prática, a China não vê a Europa como um player estratégico global. Pode-se dizer que os chineses fizeram da Europa o seu “espaço útil”. Assim como Moscou, Pequim dá preferência às relações bilaterais com os países europeus, sejam ou não membros da UE. Pode ser visto no exemplo dos países europeus que assinaram algum tipo de acordo para apoiar a Iniciativa Cinturão e Rota, também conhecido como Rota da Seda do Século XXI, o principal projeto de política externa de Xi Jinping: Áustria, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Grécia, Itália, Letônia, Lituânia, Polônia, Portugal, República Checa e Romênia. Outros países, por outro lado, desconfiam por considerarem que esta Iniciativa não funciona de forma transparente e multilateral, de acordo com padrões internacionalmente reconhecidos de sustentabilidade social, ecológica e financeira.

Esta estratégia chinesa existe há muito tempo e está particularmente focada nos países da Europa Central e do Leste, que carecem de investimento estrangeiro. Os chineses têm um interesse especial nos Bálcãs, e suas ações na Grécia e na Sérvia são exemplos disso. É notório o fato de a chinesa Ocean Shipping Company ter 80% do controlo do porto grego do Pireu, o que tem levantado as suspeitas da OTAN sobre este investimento em infra-estruturas críticas num país membro.

Este não é o único caso, pois os investimentos chineses no porto polonês de Gdynia também levantaram preocupações semelhantes. Mais marcante foi, em abril de 2022, o fornecimento por parte da China de uma bateria de mísseis terra-ar HD-22 à Sérvia, numa altura em que as relações deste país com o Kosovo são muito tensas e no território kosovar estão destacadas uma NATO força de interposição. Alguns analistas veem neste evento uma espécie de vingança da China pelo bombardeio de sua embaixada em Belgrado em maio de 1999 pelas forças da Aliança. De qualquer forma, a China parece usar esse fato para mostrar que seu poder e influência também chegam a um território onde foi humilhada.

Apesar da crescente influência chinesa no Velho Continente, não é viável, nem do interesse da Europa, distanciar-se da China, segundo Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, num discurso proferido a 30 de março. Mas um ponto notável de discórdia pode ser o plano de paz de 12 pontos da China para a Ucrânia, marcado pela ambiguidade sobre as fronteiras pré-conflito, já que os líderes europeus enfatizam que uma paz justa não pode ser baseada no reconhecimento das anexações russas.

Interesses vs. Valores

A relação da Europa com a China é mais um exemplo do conflito entre interesses e valores. A balança comercial não é favorável aos europeus (9% de suas exportações e 20% de suas importações). No entanto, o comércio internacional é uma das características definidoras da UE. Simplesmente desistir implica um vazio que outros concorrentes preencheriam rapidamente. Por esta razão, no documento da Comissão Europeia, "União Europeia—China — Uma Perspectiva Estratégica", de 12 de março de 2019, enviado ao Conselho realizado alguns dias depois, a China não era apenas descrita como "um parceiro para abordar as principais questões da agenda global em uma ordem internacional multilateral”. Também foi descrita, em termos muito mais realistas, como uma “concorrente econômica em busca de liderança tecnológica” e uma “rival sistêmica que promove modelos alternativos de governança”. É o reconhecimento de como a China está promovendo seu desenvolvimento tecnológico em setores-chave como 5G, Big Data ou inteligência artificial.

Soma-se a isso o fato de que a China está tentando convencer muitos países, principalmente os em desenvolvimento, de que seu modelo autoritário de governo pode ser mais conveniente do que o sistema democrático liberal. Seu principal argumento é que milhões de chineses conseguiram sair da pobreza graças a uma economia de mercado, mas sem um regime democrático que respeitasse as liberdades individuais e contrariando as previsões daqueles que acreditavam que a liberdade econômica traria inevitavelmente a liberdade política.

Apesar de tudo, Bruxelas salienta a necessidade de cooperar com a China em áreas de interesse comum como o ambiente (luta contra as alterações climáticas, proteção da biodiversidade), saúde global ou estabilidade financeira. No entanto, Pequim — que tanto critica o unilateralismo — também é lembrada de que, como membro líder da OMC, deve respeitar as regras do comércio internacional.

As preocupações da Comissão Europeia com a China não encontram o mesmo eco nos Estados-Membros, onde prevalecem os interesses nacionais, embora os governos também tenham de ter em conta o peso da opinião pública, sensível às violações dos direitos humanos no gigante asiático. Apesar de tudo, a relação entre a UE e a China constitui não só um desafio, mas também uma oportunidade: a de consolidar a autonomia estratégica europeia. Uma maior integração nas esferas bancária, fiscal, econômica e política possibilitará a convergência de interesses entre os Estados membros. O peso da ação estrangeira também não é confiável para o eixo franco-alemão, no qual as diferenças nem sempre podem ser escondidas. Uma maior integração é necessária para que a Europa se torne um ator global e não uma península marginal da Eurásia. Se o bilateralismo prevalecer na relação com Pequim, a Europa será apenas um “espaço útil” para a China.

©2023 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol.
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