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transparência nas redes sociais

Facebook exigirá autorização para anúncios eleitorais

Medida está sendo implementada nos Estados Unidos, mas há chances de que seja adotada para as eleições brasileiras

Facebook espera evitar a influência externa na corrida eleitoral legislativa nos EUA | JIM WATSONAFP
Facebook espera evitar a influência externa na corrida eleitoral legislativa nos EUA (Foto: JIM WATSONAFP)

O Facebook vai exigir que quem quiser divulgar anúncios políticos e eleitorais na plataforma, incluindo mensagens sobre temas sensíveis que estejam em debate público em diferentes países, seja identificado nos Estados Unidos, segundo postou a própria rede social em seu blog na tarde desta sexta-feira (6). Com isso, o Facebook espera evitar a influência externa na corrida eleitoral legislativa no país. 

Cada um desses anúncios terá um ícone no canto superior esquerdo, que identificará o conteúdo como "anúncio político" e dirá quem está pagando pelo material.

O Facebook informou que está trabalhando numa lista de tópicos sensíveis junto com parceiros, e que quaisquer anúncios sobre temas "que estejam sendo debatidos em âmbito nacional" passarão pela verificação da plataforma. Os anunciantes só poderão divulgar o material patrocinado após o processo de verificação.  

O usuário também poderá verificar todos os posts que aquele patrocinador está divulgando no Facebook, mesmo que não estejam em seu feed de notícias. A ferramenta, chamada "exibir anúncios", estará disponível a partir de junho.

Esta é mais uma das medidas que a empresa coloca em ação para tentar melhorar sua imagem após o escândalo do vazamento de dados de mais de 80 milhões de usuários - que incluiu também mais de 400 mil perfis de brasileiros - que pode ter influenciado as eleições presidenciais norte-americanas em 2016. É provável que essa regra seja adotada no Brasil também. 

Em outubro, o Facebook já havia implementado uma política que apenas anunciantes autorizados poderiam publicar anúncios eleitorais. A partir de agora, qualquer assunto relacionado à política também precisará ser autorizado pela rede social, como por exemplo, anúncios que falem sobre imigração. A rede social vai elaborar uma lista com temas políticos relacionados ao debate político.

“Para serem autorizados pelo Facebook, os anunciantes precisarão confirmar sua identidade e localização”, explicaram os vice-presidentes de Locais e Páginas, Alex Himel, e de Anúncios, Rob Goldman. 

As novas exigências já começaram a ser testadas nesta semana e os usuários dos Estados Unidos começarão a ver os anúncios identificados nos próximos meses.

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