• Carregando...
Água, trabalhador, sede, Texas
Trabalhador de construção mata a sede. Imprensa e políticos de esquerda acusaram o Texas de proibir trabalhadores de fazer pausas para tomar água, notícia era desinformação.| Foto: EFE/Biel Aliño

Algumas reportagens descuidadas são piores do que outras.

Às vezes, uma narrativa midiática falsa nasce de meia dúzia de inverdades e mal-entendidos reunidos, uma confluência de ignorância e desinformação. Às vezes, uma narrativa midiática falsa não é mais complicada do que a pura preguiça e desonestidade por parte dos jornalistas.

A seguinte história se enquadra na categoria de "pura preguiça e desonestidade".

Se você acompanhou as notícias dos EUA na semana de 24 a 28 de julho, é provável que tenha ouvido que o Texas "proibiu" pausas no trabalho obrigatórias para tomar água. Neste calor? Inconcebível!

"TEXANOS MORREM DE CALOR APÓS GOVERNADOR PROIBIR PAUSAS OBRIGATÓRIAS PARA ÁGUA", lê-se uma manchete particularmente ansiosa do Texas Observer.

A NBC News disse: "Revolta se forma contra a lei do Texas que elimina as pausas obrigatórias para água."

"A lei do Texas revoga salvaguardas como pausas para água à medida que as temperaturas aumentam", informa o Washington Post.

Sinto decepcionar os repórteres e seus editores, mas esta história é um fiasco. O estado do Texas não "proibiu" pausas obrigatórias para água. Classifique esta notícia como um caso de "bom demais para ser verdade".

A lei assinada pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott, a Lei de Consistência Regulatória do Texas, busca padronizar as regulamentações comerciais em todo o estado. A ideia é que as empresas de todo o estado tenham, como resultado da lei, mais liberdade para operar de forma mais rápida e eficiente, em vez de ficarem atoladas em burocracias regionais específicas.

"Nos últimos anos", lê-se o texto da legislação, "várias jurisdições locais buscaram estabelecer suas próprias regulamentações de comércio que são diferentes das regulamentações do estado; e as regulamentações locais levaram a uma colcha de retalhos de regulamentações que se aplicam de forma inconsistente em todo o estado."

Mais especificamente, o projeto de lei declara: "O governo de um município pode adotar, aplicar ou manter um despacho ou regra apenas se o despacho ou regra for consistente com as leis deste estado". Em outras palavras, o projeto de lei proíbe cidades e municípios de impor regulamentações de trabalho além do que está estabelecido nas leis estaduais e federais.

A lei estadual do Texas não exige pausas para água para os trabalhadores, de acordo com a OSHA [Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, órgão federal]. A lei federal também não. Na verdade, a maioria das cidades do Texas nem sequer tem pausas obrigatórias para água. Os dois exemplos mais notáveis de tais obrigatoriedades são encontrados em Dallas e Austin. (San Antonio apenas considerou a ideia.) Portanto, Dallas e Austin, e só. Todas as manchetes e toda essa cobertura para duas normas locais em um estado do tamanho de vários países europeus combinados.

Quanto à própria lei, que não entra em vigor até setembro, ela não "proíbe" ou "elimina" as pausas para água. A palavra "água" nem sequer aparece na legislação. Em vez disso, simplesmente determina que cidades e municípios não podem obrigar as pausas para água. As empresas estão livres para dar pausas para água. Os funcionários estão livres para pegar água. Mais uma vez, não há nada nesta lei específica além do que é encontrado na lei federal ou em outras leis do Texas.

No entanto, apesar dos fatos do assunto serem inteiramente razoáveis, relativamente inofensivos, e relevantes basicamente apenas para duas cidades em todo o estado do Texas, você pensaria que os legisladores do estado da Estrela Solitária tinham realmente proibido a ingestão de água por um funcionário sedento. Você tem a imprensa a agradecer por essa percepção.

"Uma nova lei do Texas elimina as pausas para água para trabalhadores da construção", afirmou uma filial da ABC News com sede em Austin.

A estação da NPR [Rádio Pública Nacional] de Boston disse: "Nova lei do Texas tira pausas para água em meio à onda de calor contínua."

"Trabalhadores morrem no calor do Texas enquanto a proibição de pausa para água de Greg Abbott é criticada", disse a Newsweek.

Na capital da nação, uma visão familiar: legisladores democratas amplificando uma mensagem primeiro popularizada pelos grandes meios de comunicação.

O deputado democrata Greg Casar, do Texas, que ajudou Austin a obter sua pausa obrigatória para água em 2010, encenou uma "greve de sede" muito divulgada esta semana. Ele aguentou pouco mais de oito horas.

Um tweet do escritório do congressista proclamou: "9 horas sem água ou comida, mas estou mais energizado do que nunca para fazer isso acontecer."

Nove horas "sem água ou comida" apenas significa que ele pulou o almoço.

"Nos juntamos ao [deputado Casar] e a Dolores Huerta em sua greve de sede", gabou-se a deputada Alexandria Ocasio-Cortez, democrata de Nova York. "O Texas acabou de aprovar uma lei que bloqueia as pausas para água para os trabalhadores da construção."

Não, não o fez. Isso é uma mentira. Mas talvez Ocasio-Cortez possa ser perdoada por seu momento de desinformação. Afinal, ela provavelmente estava apenas assistindo às notícias.

©2023 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês.

Conteúdo editado por:Eli Vieira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]