• Carregando...
Esposas tradicionais, virais no TikTok, acreditam no retorno aos “papéis de gênero ultratradicionais da metade do século passado”, em que o homem sai de casa para ganhar o pão e a mulher fica em casa amassando-o
Esposas tradicionais, virais no TikTok, acreditam no retorno aos “papéis de gênero ultratradicionais da metade do século passado”, em que o homem sai de casa para ganhar o pão e a mulher fica em casa amassando-o| Foto: Pixabay

Em 2013, um artigo da revista New York Magazine ganhou destaque entre comentaristas culturais e sociais, além de diversos fóruns online. O texto, intitulado "The Retro Wife" (A Esposa Retrô), escrito por Lisa Miller, acompanhava uma dona de casa que, mesmo sendo formada com honra em Serviço Social, optou em certo momento por deixar de trabalhar para cuidar de suas filhas e da casa. No relato, ela expressava sua felicidade ao cozinhar a receita favorita do marido ou ao lidar com as responsabilidades das filhas, destacando a segurança de sua escolha e a realização pessoal que sentia. O interessante é que essa dona de casa se autodenominava feminista.

As reações foram diversas, como era de se esperar. No entanto, o artigo chamou a atenção para uma manifestação incipiente, chamada de "nova domesticidade": um aumento de mulheres e homens com educação superior reivindicando um "retorno ao lar", representando uma mudança tangível na abordagem das questões feministas, de trabalho e tarefas domésticas. De acordo com um estudo do Pew Research Center, em 2012, 29% das mães nos Estados Unidos decidiram ficar em casa, seis pontos percentuais a mais do que em 1999, ano em que atingiu o percentual mais baixo. Isso indicava, segundo um artigo de Emily Matchar no The Atlantic, "o declínio da ambição profissional e a importância crescente da família entre os jovens".

O observado, por Matchar, "trata do funcionário demitido que abre uma boutique no Etsy para vender roupas de crochê para bebês, em vez de buscar emprego em plena recessão. Trata-se do filho adulto dos Baby Boomers que, tendo visto seus pais trabalharem 60 horas por semana para subir na escala corporativa, decidir levar uma vida mais tranquila e focada no lar. (...) Isso vai muito além da decisão das mulheres privilegiadas de ficarem em casa com seus filhos".

Em 2023, dez anos após a publicação do artigo sobre as “esposas retrô”, a vida doméstica voltou à atualidade com a viralização nas redes sociais de duas novas tendências: a #tradwife [algo como esposa tradicional] e a #stayathomegirlfriend [namorada que fica em casa]. A primeira, sem qualquer vestígio de feminismo; a segunda, sem filhos.

O lugar da mulher é em casa

Comecemos pelas #tradwives, também chamadas de esposas tradicionais. Nesses vídeos populares no Instagram e TikTok, geralmente aparece uma mulher jovem, geralmente na casa dos vinte anos, bonita, com uma estética semelhante à de Betty Draper de Mad Men, usa um vestido floral e envolta em um avental de babados, moldando pão ou mexendo uma tigela de massa para um bolo caseiro. Com um olhar de paz absoluta, um sorriso de reconciliação vital e uma trilha sonora quase beatífica, ela afirma: o lugar da mulher está em casa.

Esse conteúdo não foi retirado dos anos cinquenta nem de um filme de época. São vídeos atuais de mulheres contemporâneas, em sua maioria americanas e britânicas, que repetem, a partir de suas cozinhas sempre imaculadas - pelo menos é o que mostram seus vídeos - que a função e vocação da esposa tradicional consiste unicamente em ficar em casa e se submeter ao marido.

Essa subcultura digital começou a se destacar no final de 2019 em fóruns da internet, mas foi no último ano que a presença desse público se intensificou, alcançando uma notoriedade especializada online: a hashtag #tradwife conta com quase 300 milhões de visualizações no TikTok. Como explica em um vídeo uma das esposas tradicionais mais conhecidas, Estée C. Williams, que mais parece uma reencarnação de Marilyn Monroe do que uma dona de casa dos anos cinquenta saindo de um subúrbio do Arkansas, elas acreditam no retorno aos "papéis de gênero ultratradicionais da metade do século passado", onde o homem sai de casa para ganhar o pão e a mulher fica em casa amassando-o.

No entanto, nem mesmo essa subcultura tradicionalista escapou das influências da modernidade. A combinação entre o retorno ao lar e a renúncia ao casamento e aos ter filhos, comum em nossa época, deu origem a uma nova espécie: as #stayathomegirlfriends (SAHG), as namoradas que ficam em casa. Ou seja, estar casada ou ser mãe já não são requisitos indispensáveis ​​para que um homem se responsabilize por suas finanças. Enquanto o trabalho das esposas consiste em cuidar do lar e da família, a tarefa da namorada que fica em casa é cuidar do namorado e, principalmente, cuidar de si mesma com rotinas faciais de numerosas etapas e aulas de ioga pela manhã.

Isso é... feminismo?

As diferenças entre as esposas tradicionais e as namoradas que ficam em casa são claras, mas diante das críticas que as rotulam como antifeministas, ambas apresentam a mesma justificativa: da maneira como entendemos, o feminismo trata de ter liberdade de escolha, e elas escolhem viver assim. No fundo, é uma escolha feminista.

No entanto, conforme escreve Meagan Tyler, pesquisadora do Royal Melbourne Institute of Technology, os argumentos do chamado "feminismo de escolha" são fundamentalmente defeituosos, pois pressupõem um nível de liberdade absoluta que não existe. “Tomamos decisões, mas essas são determinadas e limitadas pelas condições desiguais em que vivemos”. Além disso, acrescenta, "a ideia de que mais opções automaticamente equivalem a mais liberdade é falsa. Isso não passa de vender o neoliberalismo com um toque feminista. Por exemplo, as mulheres agora podem trabalhar ou ficar em casa se tiverem filhos, mas essa 'escolha' é inexistente quando a criação dos filhos continua sendo considerada um 'trabalho de mulheres' ou não há apoio estatal suficiente para o cuidado infantil".

Uma resposta ao desencanto dos millennials

Neste ponto, podemos conectar com uma das principais causas da "nova domesticidade" de há dez anos, que possivelmente explica também a intensificação - e desvio - do atrativo na última década: o desencanto dos jovens com o ambiente de trabalho e cultural que os cerca, caracterizado pela instabilidade e fluidez.

Primeiro, o aspecto econômico. Não é coincidência que as esposas tradicionais e as namoradas que ficam em casa sejam tão jovens. Essas mulheres, em sua maioria pertencentes às gerações do final dos millennials e Z, cresceram com a (falsa) promessa de segurança econômica e com a (falsa) crença de que, se trabalhassem o suficiente, estudassem o suficiente e, na última análise, se esforçassem o suficiente, teriam sucesso e seriam felizes.

No entanto, o que encontrou foi uma grande incerteza econômica, maior dificuldade em encontrar trabalho, horários e ritmos frenéticos e custo de vida insustentável. Muito risco, estresse e volatilidade; pouca felicidade. Mas então, rememoram os anos cinquenta, uma época que provavelmente nem seus pais viveram, mas que, pela falsa nostalgia, oferece um mundo mais seguro, fácil e feliz, esabelecendo o caminho para resolver seus problemas: para uma mulher, tornar-se dona de casa; para um homem, encontrar uma mulher que queira ser isso.

E depois, o aspecto cultural. Em uma época em que a sexualidade adquire definições fluidas e o que entendemos por homem ou mulher está em constante mudança e evolução, reafirmar uma versão específica de feminilidade e masculinidade, com seus papéis correspondentes, pode ser uma maneira de adquirir uma sensação de controle sobre suas vidas, de impor uma ordem aparente diante do caos moderno.

Um produto das redes sociais

Comparado ao quão cansativo pode ser trabalhar como se não tivesse filhos, e cuidar dos filhos e da casa como se não tivesse emprego, a saudade daqueles tempos em que as mulheres se dedicavam exclusivamente ao lar pode ser atraente. Não apenas para quem faz os vídeos, mas também para quem os consome. “Tenho 26 anos e definitivamente quero esse estilo de vida”; "Quero fazer isso, parece incrível" ou "Bem, neste caso, acho que quero ser uma esposa tradicional" são algumas das mensagens que podem ser lidas na seção de comentários dos vídeos. Para qualquer pessoa que os veja entre aulas na universidade, reuniões de trabalho ou enquanto faz compras tarde da noite porque não teve outro momento livre, esse estilo de vida pode ser muito sedutor.

No entanto, não devemos esquecer que essas tendências, embora pareçam se opor à modernidade, ao capitalismo neoliberal ou ao feminismo, na realidade se alimentam de todos eles. Em um artigo escrito para a Newsweek intitulado "Sou uma namorada que fica em casa. E feminista", Kendal Kay, uma das SAHG mais conhecida no TikTok, explicou que, embora seu namorado pague por tudo e ela se dedique a ficar em casa e cuidar de sua pele, seus rendimentos mensais ainda giram em torno de dois mil dólares, por meio de criação de conteúdo e publicidade disfarçada.

As SAHG e as esposas tradicionais acabam sendo figuras feitas pelas redes sociais, produtos digitais que não servem para uma defesa ponderada da família e da vida doméstica "real": seu apelo reside menos no que dizem e mais na aparência que têm enquanto dizem. Ao contrário da proposta de vida apresentada pela "nova domesticidade" de 2013, essas duas tendências se assemelham mais a um jogo de papéis de uma fantasia de dominação e submissão do que a uma abordagem de vida séria e duradoura, caricaturando ao longo do caminho verdadeiras donas de casa.

© 2023 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol: Las #tradwives, las novias que se quedan en casa y su propuesta postiza

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]