• Carregando...
Francis Collins durante palestra sobre genoma em Madri, na Espanha, em 2007
Francis Collins durante palestra sobre genoma em Madri, na Espanha, em 2007| Foto: EFE/Juan M. Espinosa

O Dr. Francis Collins testemunhou perante o Congresso dos EUA sobre seu papel como diretor dos Institutos Nacionais de Saúde durante a pandemia de Covid-19, ecoando o depoimento recente do Dr. Anthony Fauci sobre diretrizes de distanciamento social, pesquisa de ganho de função e a teoria do vazamento de laboratório.

Collins concordou com Fauci que a recomendação de distanciamento social de 1,8 metro provavelmente não se baseava em dados científicos, apesar de a política ter sido amplamente promovida por autoridades federais de saúde durante a pandemia, revelou o Subcomitê Selecionado sobre Coronavírus da Câmara liderado pelo Partido Republicano no sábado (13) de manhã.

O painel questionou Collins por sete horas a portas fechadas na sexta-feira (12), seguindo uma entrevista transcrita semelhante com Fauci na segunda (08) e terça-feira (09).

O ex-diretor do NIH, que chefiou Fauci, liderou a resposta pandêmica da agência federal antes de renunciar em dezembro de 2021. Fauci se aposentou no final de 2022, encerrando seu mandato como diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e conselheiro médico principal sob as administrações Trump e Biden.

Assim como Fauci, Collins distorceu a semântica com os congressistas sobre a definição de pesquisa de ganho de função para evitar admitir que o NIH financiou pesquisas potencialmente perigosas no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, que se acredita ser a origem do surto da pandemia. Pesquisa de ganho de função refere-se a tornar vírus mais infecciosos ou mortais para estudo em laboratório, algo que Collins ou Fauci não puderam admitir na semana passada.

Fauci negou anteriormente que o NIH financiou tal pesquisa em Wuhan.

Durante sua própria entrevista transcrita, Collins concordou com a admissão de Fauci de que a hipótese do vazamento de laboratório não é uma teoria da conspiração afinal, apesar de tentar refutá-la com o artigo científico "Proximal Origin" de março de 2020. Collins também reconheceu que Fauci o convidou para participar da chamada de conferência de 1º de fevereiro de 2020 que motivou a redação da publicação "Proximal Origin" na revista científica Nature Medicine.

É importante notar que Collins estava incluído no e-mail de Fauci após a chamada de conferência que afirmava que já estavam cientes da pesquisa de ganho de função ocorrendo na China. Fauci recuou dessa declaração anterior nesta semana, dizendo que não deveria ter afirmado o envolvimento do laboratório de Wuhan como "fato" no e-mail.

"A suspeita foi aumentada pelo fato de que cientistas da Universidade de Wuhan são conhecidos por terem trabalhado em experimentos de ganho de função para determinar os mecanismos moleculares associados aos vírus de morcego se adaptando à infecção humana, e o surto teve origem em Wuhan", escreveu Fauci no e-mail de fevereiro de 2020 para seus colegas.

Por fim, Collins reafirmou suas declarações anteriores atacando a Declaração de Great Barrington — uma carta aberta de outubro de 2020 que incentivava a proteção de populações vulneráveis, enquanto recomendava restrições limitadas de Covid-19 para os americanos jovens e saudáveis. Em um e-mail para Fauci, escrito dias após a publicação da Declaração de Great Barrington, Collins disse que queria uma "refutação rápida e devastadora de suas premissas".

O depoimento a portas fechadas de Fauci nesta semana "revelou falhas drásticas e sistêmicas nos sistemas de saúde pública da América", de acordo com o subcomitê de coronavírus da Câmara. O ex-funcionário de saúde pública afirmou que "não se lembrava" de informações ou conversas importantes sobre a Covid-19 mais de 100 vezes e se recusou a explicar a lógica de como a recomendação de distanciamento social de 1,8 metro surgiu.

"As recomendações de distanciamento social impostas aos americanos 'simplesmente apareceram' e provavelmente não eram baseadas em dados científicos", disse o presidente do subcomitê, Brad Wenstrup (Republicano de Ohio), resumindo a concessão de Fauci, após a entrevista transcrita de 14 horas ao longo de dois dias.

Uma audiência pública com Fauci está planejada para ocorrer ainda este ano. A data ainda não foi agendada.

©2024 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês: Francis Collins Admits Plausibility of Lab-Leak Theory in House Testimony
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]