• Carregando...
Xuxa Meneghel
Xermenêutica? Xuxa Meneghel arrisca interpretações teológicas da Bíblia.| Foto: EFE/ CARLOS HUMBERTO

“Eu nunca igualei Rússia e Ucrânia. Eu sei o que é invasão e o que é integridade territorial. Mas agora a guerra já começou e alguém precisa falar em paz” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.

“Isso não é verdade. Em entrevista concedida em maio de 2022 à revista americana ‘Times’, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que Volodymyr Zelensky ‘quis a guerra’ e que o líder ucraniano era ‘tão responsável quanto [Vladimir] Putin’ pelo conflito” – Notas da Comunidade do Twitter, checando a alegação de Lula, em tarja afixada em publicação do próprio. A checagem comunitária é baseada num sistema de democracia digital de Taiwan.

“Todos os países do mundo têm problema. A verdade é que nós precisamos aprender a respeitar a autodeterminação dos povos. A China encontrou um jeito de resolver os seus problemas. Você pode não concordar com o regime chinês, como eles podem não concordar com o do Brasil” – Lula, em resposta a um entrevistador português que mencionou violações aos direitos humanos da ditadura comunista de Xi Jinping na província de Xinjiang e Hong Kong. Em Xinjiang, há denúncias até de remoção forçada de órgãos dos uigures. Quando petistas gostam de uma ditadura, eles fazem duas coisas: emitem as palavras mágicas “autodeterminação dos povos” e jogam dinheiro de imposto via BNDES nelas.

“Deploráveis atos de grosseria hoje em Portugal, perpetrados contra o presidente Lula, por grupelho que não respeita os laços históricos e de amizade com o Brasil. Cá e lá, perderam e perderão sempre. Viva a Revolução dos Cravos! Todo o respeito à imensa maioria do povo português” – Flávio Dino, ministro da Justiça. Só não explicou o que Lula tem a ver com a revolução em questão. Dino estava bravo porque, entre outros protestos, um grupo estendeu a faixa com os dizeres: “Lugar de ladrão é na prisão”.

“Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe” – Lula, acusando Bolsonaro de ser o mentor dos protestos do dia 8 de janeiro, sem exibir prova alguma. Essa vai pro inquérito das fake news?

“Lamentamos ouvir a declaração do Presidente Lula dizendo que a ONU criou Israel, mas não conseguiu criar um Estado Palestino. A verdade é o contrário e é importante olhar para os fatos históricos” – Embaixada de Israel no Brasil, em resposta à seguinte fala de Lula: “a ONU era tão forte que, em 1948, conseguiu criar o Estado de Israel. Em 2023, não consegue criar o Estado palestino”.

“Temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso, pode uma hora acontecer uma desgraça” – Lula, metralhadora de absurdos e presidente. Marcos Mion, que tem o filho Romeu no espectro do autismo, replicou: “Como pai de um autista, eu me sinto atingido e imagino que assim também estão outros pais, mães, responsáveis, as próprias pessoas com alguma deficiência intelectual, todo mundo se sentiu atingido”.

“Eles chamam no exterior de digital tax, um imposto digital. Quando o consumidor comprar, ele estará desonerado de qualquer tipo de imposto. O tributo terá sido feito pela empresa, sem repassar para o consumidor nenhum custo adicional” – Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciando acordo com a loja Shein. Entendeu? Se você chamar imposto de “tax”, que é imposto em inglês, então não é imposto.

“Hipocrisia isso se chama... Ninguém pode julgar ninguém... e se seguirmos a Bíblia... vamos apedrejar, matar, tanta gente... sei lá... tá na hora de reescrever a Bíblia”

Xuxa Meneghel, apresentadora infantil que saiu de uma espaçonave. Não pode xulgar? Tarde demais, já xulgamos a Xuxa por causa de sua xermenêutica.

“Navegando pelas redes do repórter da CNN Leandro Magalhães, que publicou o vídeo do Gonçalves Dias, há uma óbvia ligação com Bolsonaro” – Leandro Demori, jornalista, inaugurando uma nova modalidade de jornalismo investigativo: atirar no mensageiro. Lembrete: ele estava no Intercept quando publicaram a “Vaza Jato”. Vai ver se ele aceita duvidar do conteúdo das matérias porque o site é progressista...

“Usuários do Twitter acordaram na sexta com ainda mais caos na plataforma do que eles estavam acostumados nos últimos meses” – CNN Internacional, no próprio Twitter, participando da choradeira pelo fim do selinho azul de “verificação” para celebridades. Quer dizer que tuiteiros já acordam no Twitter, e no caos? Isso explica muita coisa.

“Elon Musk em poucos meses destruiu uma rede social usada para comunicação oficial de presidentes, coberturas em tempo real e informações emergenciais. Que ser humano medíocre. Pode ter todo dinheiro do mundo que seguirá sendo um incel frustrado” – André Fran, jornalista. Onde ele comentou isso? Na rede social ‘destruída’. Quem ele chama de ‘incel’ (‘celibatário involuntário’)? Um pai de dez filhos. Quem ele chama de medíocre? O cara que trouxe viagens espaciais para a iniciativa privada e popularizou carros elétricos. Quem é o medíocre?

“Voltou o selinho azul ‘verificando’ minha conta? Não quero, não! Vai que pensam que paguei por essa m****!” – Antonio Tabet, suposto humorista. Oh, o sofrimento das celebridades... É de cortar o coração.

“Água não é mercadoria! Não às privatizações!” – PSOL, partido que acha que dá para conciliar socialismo com liberdade, resistindo ao Marco do Saneamento aprovado no governo anterior, ou seja, participando da bancada pró-cocô. Isso é o mesmo que dizer ‘conversas não são mercadoria! Estatizem as empresas de telefonia!’ Era tão bom naquela época...

“Enquanto o feminismo não desapegar da categoria ‘mulher’ e não dissociar o debate sobre trabalho de cuidado, ciclo gravídico-puerperal etc. da categoria ‘mãe’, vai continuar sendo espaço fértil pra transfobia” – Marilia Moschkovich, socióloga da USP e autointitulada ‘comunista do PSOL’, defendendo que o feminismo simplesmente abandone as mulheres. Se o feminismo não serve nem para as mulheres, serve para quê?

“A gente aqui não tá representando corporações, tá representando indivíduos que durante anos trabalharam e trabalham pela cultura brasileira e que precisam ter essa discussão e seus direitos reconhecidos também nas redes. Acho que esse PL fala de direitos acima de tudo” – Marisa Monte, cantora, fazendo lobby a favor do projeto de lei da censura (PL 2630). Em 2017 ela fez um vídeo contra a censura com outros artistas. O que aconteceu? Apagaram tudo! Pintaram tudo de cinza... Só ficou no muro tristeza e tinta fresca.

“Sou ‘contra’ a linguagem neutra. Não uso e espero que não pegue. Mas suponha que ela vença, e em 30 anos todo mundo fale ‘todes’. Virou o normal. Será algo tão terrível assim? Me parece que não. Então por que as pessoas ficam tão histéricas com esse tema?” – Joel Pinheiro, filósofo, economista e colunista. Repare as aspas em ‘contra’.

Memória

“Há novidade na direita brasileira: O filósofo e economista Joel Pinheiro se autodenomina um libertário. E usa a palavra como arma na revolução ideológica que propõe” – Revista Época, em 2016. Se essa é a novidade na direita, vamos ficar com as velharias mesmo.

Cantinho do Óleo de Peroba

“O governo devia ter tido essa postura [de defender a CPMI do vandalismo de 8 de janeiro] desde o início. Eu disse desde o início que era legítimo o parlamento fazer as investigações” – Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

“Não forcei ninguém a se vacinar” – Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, aquele que invocou uma lei de emergência de tempos de guerra contra caminhoneiros que protestavam contra vacina obrigatória para Covid.

“Mensagem de Deus foi para eu ser uma estrela pornô” – Courtney Tillia, ex-professora que largou a docência pelo OnlyFans, uma plataforma conhecida pela venda de conteúdo erótico e pornográfico.

Todos Contra o Frases da Semana

“Não ligo que zumbis, trolls e outras espécies da fauna local usem argumentos sofisticados como ‘passador de pano’ (costuma bastar um gif do Pica-Pau). Mas num editorial da Gazeta do Povo? O esgoto do debate público foi institucionalizado e não sabia” – Guilherme Casarões, cientista político, reclamando que foi chamado de passador de pano pela seção de humor Frases da Semana, que ele transformou em ‘editorial’, porque afirmamos que ele estava passando pano para as tolices de Lula em política externa. Pedimos desculpas. Culpa nossa. Perdão. Queríamos dizer Doutor Passador de Pano.

“Esse jornaleco virou um panfleto bolsonarista há anos” – Felipe Neto, youtuber e membro do Ministério da Verdade de Lula, lambendo as feridas do Dr. Passador de Pano no Twitter e acusando a Gazeta do Povo. A fala de Felipe Neto não corresponde aos fatos. Mas não deixa de ser irônico que o atual propagandista-mor do governo Lula acuse alguém de fazer propaganda a favor de político.

Conteúdo editado por:Eli Vieira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]