• Carregando...
Giovana Madalosso, Frases da Semana
Giovana Madalosso: “Fui surpreendida por uma saudação nazista”| Foto: Renato Parada

“Quão meiga é a deputada Júlia Zanatta, na foto ao lado de Deltan Dallagnol, com sua tiara de flores! Mas é ‘dog whistle’ [apito de cachorro] para seus parceiros nazis. Essa ‘coroa’ era usada por crianças e mocinhas na Alemanha, homenageando o führer. Merece ser cassada!” – Chico Pinheiro, que se diz ‘jornalista e abolicionista’ no Twitter. Deve ser a abolição do jornalismo.

“O ‘jornalista’ Chico Pinheiro responderá na Justiça por tudo o que escreveu de mim. Ele está claramente tentando me perseguir, humilhar e impedir o livre exercício do meu mandato” – Júlia Zanatta, deputada federal (PL/SC), mencionado quase ao pé da letra uma lei nova de 2021 que protege especificamente as mulheres candidatas ou eleitas do “menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Quem será que criou esse tipo de lei?

“Viu alguma desinformação sobre o STF ou os ministros? Envie para [ENDEREÇO DE E-MAIL CENSURADO PELO FRASES DA SEMANA. PARECE QUE O JOGO VIROU!]” – Supremo Tribunal Federal, em tweet depois apagado, mas temos o arquivo.

“Não consegui abrir o link anexado” – Orlando Silva, deputado federal (PCdoB/SP), em resposta a uma captura de tela no Twitter, achando que dava para ‘clicar’ dentro da imagem. Ele é relator do PL das Fake News, que pretende regular as redes sociais. É a sua internet em boas mãos.

“Não se pode deixar o Lula livre, leve e solto para cometer os erros sem advertência, sem críticas” – João Santana, ex-marqueteiro de Lula e Dilma que foi preso pela Lava Jato por lavagem de dinheiro de caixa dois. Palavra de quem conhece bem o presidente.

“Lula faz falta ao seu governo. Ou, pelo menos, o Lula que conhecíamos” – Ricardo Noblat, jornalista, que fez o L de Lulinha Paz e Amor, mas ganhou o Lula do Velho Testamento.

“Se ele teve um outro problema mais sério, um encontro mais importante, eu não sei. O dado concreto é que estava marcado aqui neste salão, 15h15, o encontro com o Zelensky. Fiquei chateado, porque gostaria de me encontrar com ele” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente, sobre seu ‘desencontro’ no G7. A manchete da Gazeta do Povo foi direto ao ponto: ‘Lula foge de reunião com Zelensky alegando problemas de agenda’.

“Se extrair petróleo da Foz do Amazonas, que é a 530 quilômetros do Amazonas, é em alto mar, se oferece problema para o Amazonas, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é a 530 quilômetros da Amazônia” – Lula, sobre plano que gerou crise no governo. Você sabia? Não existe desastre ambiental em alto mar.

“Muita contradição dizer que ama o Criador e desrespeita a criação. Dizer que ama o Criador e destrói a criação” – Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, mandando uma indireta para o patrão Lula. Quando candidata à presidência em 2014, ela foi alvo de uma campanha suja do PT, que alegou que ela faria brasileiros passarem fome com seu plano de Banco Central independente. Ela vai perdoar mais essa, como sempre.

“Você tem certeza de que não tem aprontado nada?” – frase atribuída a Eduardo Appio, juiz que tinha assumido a Lava Jato em fevereiro, ao menos segundo indícios de uma investigação que levou a seu afastamento. A pergunta, em tom de ameaça, era para um jovem filho de um desembargador que é desafeto de Appio no TRF-4. Uma captura de tela dos dados sigilosos do jovem no sistema da Justiça, que foi considerada em uma investigação como sendo provavelmente feita por Appio, foi parar no Twitter do advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo, anfitrião do whisky que Lula tomou após ser libertado da prisão. São tantas coincidências...

“Sem dúvidas [tenho TEPT]. Meu melhor amigo é médico e conversamos a respeito” – Sadiq Khan, prefeito de Londres, sob cuja gestão a capital britânica sofreu com o aumento da violência. TEPT é Transtorno de Estresse Pós-Traumático, viu? Não é Tolerância Excessiva a Político Trapaceiro.

“Luxo para todos. Isto é socialismo. Luxos para bem poucos é capitalismo. Eu acho” – Leo Jaime, músico e jornalista. Vai ver os 100 milhões mortos pelo socialismo no século XX foram para cemitérios de luxo, aqueles com estátuas lindas.

“Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Veja quanta hipocrisia, certo? E o macaco é inteligente, é bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo. Ágil, valente, alegre, tudo o que você possa imaginar ele tem. Eu, se fosse um jogador negro, entrava em campo com uma leitoinha branca nos braços, ainda dava um beijo nela, falava assim ‘olha como não tenho nada contra branco, eu ainda como, se tiver’... ” – Magno Malta, senador (PL/ES), fazendo uma pausa abrupta como se estivesse percebendo que pegaria mal essa opinião sobre o caso de racismo de torcida na Espanha contra o jogador Vinícius Jr.

“Se menopausa fosse em homens, ciência já teria agido” – Drauzio Varella, médico. Se essa pausa, se essa pausa, fosse minha; eu mandava, eu mandava pesquisar. Com cientistas, com cientistas bem brilhantes; para o meu, para o meu doutor lacrar.

“Cheira muito mal!” – Anitta, cantora, em um podcast americano, depois de... ah, quer saber? Vamos poupar você de saber o que ela fez dessa vez. Ignore esta frase. Sigamos.

“A ordem deve ser deferida em face da má qualidade da vítima, realmente era uma pessoa nefasta na sociedade” – Benjamim Acacio de Moura e Costa, desembargador substituto na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, mudando voto para que um réu por assassinato responda em liberdade. São as instâncias inferiores imitando a moda do STF de que a lei é a opinião que der na telha deles.

“Todos nós que conhecemos o José Genoino sabemos que ele não tinha ideia do que estava se passando, completamente ingênuo e inocente em tudo que aconteceu” – Dias Toffoli, ministro do STF, expressando arrependimento por ter punido o petista. Um arrependimento genoíno.

“O agro não produz arroz” – Padre João, deputado federal (PT/MG), na CPI do MST. E o PL das Fake News, hein?

Prêmio Exxon Valdez de jornalismo investigativo

“Fui surpreendida por uma saudação nazista” – Giovana Madalosso, escritora e colunista, difamando a família do proprietário de imóveis Valmor Heil e de quebra a cidade inteira de Urubici (SC) em um artigo na Folha de S. Paulo. Ela enxergou no sobrenome de Valmor, exposto no telhado de várias casas na cidade (“telhas arianas”, chegou a escrever), uma saudação nazista. O título original trazia a afirmação: “Fui surpreendida por uma saudação nazista”, que depois foi alterado para “possível saudação nazista”. Como escreveu Gabriel de Arruda Castro: ‘Demanda por nazismo é maior que a oferta’. Madalosso escreveu também que seu ‘espírito de jornalista’ estava ‘atento’.

“É incorreto afirmar que a inscrição Heil no telhado dos imóveis ‘muito provavelmente’ seja uma referência a uma saudação nazista, como publicado em versão anterior deste texto” – Folha de S. Paulo, em uma errata bem tímida ao final do texto da colunista. O eufemismo do ano.

Conteúdo editado por:Eli Vieira
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]