i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
perfil

George Soros: quem é o bilionário que financia a esquerda pelo mundo

Desde a década de 1990, o bilionário húngaro se tornou uma das principais forças influenciadoras de mercados e governos ao redor do mundo. Com tendências à esquerda, o que todos querem saber é: o que ele realmente pretende?

  • PorMaurício Brum
  • 14/06/2017 18:56
George Soros nos escritórios da Open Society, em Nova York | JOSHUA BRIGHT/NYT
George Soros nos escritórios da Open Society, em Nova York| Foto: JOSHUA BRIGHT/NYT

Com uma fortuna estimada em mais de 25 bilhões de dólares, George Soros é hoje uma das trinta pessoas mais ricas do mundo. Húngaro naturalizado americano, Soros está com 86 anos de idade e tem influenciado governos e mercados desde o início da década de 90, quando ficou conhecido como o “homem que quebrou o Banco da Inglaterra”. Mas o interesse sobre ele aumentou ainda mais nos últimos anos. O ressurgimento de Soros se deve ao seu pesado financiamento a políticos e projetos progressistas ao redor do mundo, uma aparente contradição para alguém que fez fortuna especulando no mercado. As dúvidas sobre suas intenções são grandes: afinal, até onde o bilionário quer chegar em seu projeto global? 

Uma história de cinema 

A história daquele que hoje é um dos homens mais influentes do mundo começa na Hungria, em tempos difíceis – e é também uma história de sobrevivência. Seu pai era advogado e a família vivia com conforto para o padrão de vida húngaro da época, solidamente assentada na classe média de Budapeste, mas a existência estava em constante risco: judeus não praticantes, eram vistos com crescente desconfiança em uma Europa que se tornava cada vez mais antissemita.

Soros nasceu em 1930, em meio à Grande Depressão, e seu sobrenome original era outro: Schwartz. O pai, Teodoro, optou pela mudança em busca de algo que soasse menos judeu e permitisse à família ficar em paz. Não seria a última grande mudança pela qual eles passaram: George Soros tinha treze anos de idade quando os nazistas marcharam sobre Budapeste e começaram a deportar judeus para Auschwitz. Foi após o próprio Teodoro receber uma ordem de deportação que a família decidiu comprar documentos falsos, indicando que na realidade era cristã. 

Os Soros sobreviveram à Segunda Guerra, mas a situação dos judeus na Hungria não melhorou com a ocupação soviética: George emigrou para a Inglaterra, estudou filosofia na London School of Economics, onde foi pupilo de Karl Popper. Em meados dos anos 50, após um curto período trabalhando como caixeiro-viajante, Soros conquistou seu primeiro emprego em um banco de investimentos londrino. Nunca mais saiu do mercado financeiro. Mudou-se para Nova York, tornou-se cidadão americano e, ao longo das duas décadas seguintes, desenvolveu seu pensamento e suas estratégias econômicas. Em 1969, fundou sua própria firma de investimentos e viu o tamanho da fortuna que possuía crescer exponencialmente: nas quatro décadas seguintes, a Soros Fund Management rendeu, em média, 20% ao ano. 

O homem que quebrou o Banco da Inglaterra 

A primeira vez que George Soros conquistou as manchetes do mundo inteiro foi no início da década de 90, quando ficou conhecido como o “homem que quebrou o Banco da Inglaterra”. Considerando a posição britânica insustentável dentro do então chamado “Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio” (ERM, na sigla em inglês), Soros havia comprado libras nos meses anteriores, acreditando que mais cedo ou mais tarde o país acabaria por desvalorizá-la a um valor abaixo do limite definido pelo ERM. Foi o que aconteceu: apostando contra a libra esterlina, Soros lucrou 1 bilhão de dólares em apenas um dia, a chamada “Quarta-Feira Negra”, em 16 de setembro de 1992. 

A boa leitura de mercado, e os efeitos que isso havia tido na política (o Partido Conservador havia vencido as eleições britânicas em abril daquele ano com 42% dos votos, e após a “Black Wednesday” seu apoio popular despencou para 29%), fizeram com que as posições de Soros passassem a ser acompanhadas com interesse redobrado. Nos anos seguintes, sua fortuna continuou a aumentar, e sua influência cresceu na mesma proporção. O bilionário se tornou um destacado filantropo, mas pouco a pouco ficou claro o tipo de ideias que financiava, a partir de suas Open Society Foundations, criadas em 1993: organizações não-governamentais e candidatos com ideias progressistas, de esquerda e antissistema. 

Em seu livro de 1987, A Alquimia das Finanças, Soros havia mostrado o tamanho da ambição que o movia: “Dizendo sem rodeios, eu me imaginava como uma espécie de deus ou um reformista econômico como Keynes, ou, melhor ainda, me imaginava como Einstein. Meu senso de realidade era forte o bastante para me fazer entender que essas expectativas eram excessivas, e eu as mantive escondidas [...] Mas, conforme fui avançando, a realidade se aproximou o bastante da minha fantasia para que eu admitisse esse segredo, pelo menos para mim mesmo. Não é preciso dizer que me sinto muito mais feliz por causa disso”. Cada vez mais, Soros parecia mais determinado a cumprir o destino de grandeza que dizia ter imaginado para si mesmo. 

O “globalismo” 

A verdade é que George Soros já havia utilizado seu poder econômico antes: ainda em 1979, uma versão embrionária da Open Society começou a fornecer bolsas de estudo para negros sul-africanos em meio ao Apartheid. O próprio nome da organização – literalmente “sociedade aberta” – vinha da filosofia de seu mentor na London School of Economics, Karl Popper, e do francês Henri Bergson, e indicava a necessidade de uma abertura em diferentes aspectos: abertura às novas ideias, à crítica das tradições, à tolerância; sempre com o argumento de buscar governos menos autoritários e mais inclinados à defesa da liberdade e dos direitos humanos. 

Nos anos 80, as Open Societies de Soros começaram a financiar, direta ou indiretamente, grupos que lutavam contra o regime socialista no Leste Europeu: primeiro apoiou o Solidariedade de Lech Walesa, na Polônia, e em seguida canalizou recursos para grupos de oposição na Tchecoslováquia, na União Soviética e na sua Hungria natal. Após a queda do muro de Berlim em 1989 e o colapso definitivo da URSS dois anos mais tarde, o dinheiro de Soros continuou a moldar o contexto político desses países, agindo sobre os grupos que se debatiam pelo poder nas novas democracias pós-socialistas. 

A mudança fundamental que a Open Society fundada nos anos 90 trouxe foi uma atuação cada vez maior de Soros também nas grandes nações capitalistas ocidentais – financiando, nelas, grupos que muitas vezes se diziam de esquerda. A aparente contradição de um grande bilionário e especulador financiando grupos progressistas é explicada pelo mesmo tipo de ideias que havia guiado suas ações anteriores: Soros está por trás de grupos que contrariam posturas e valores tradicionais, e aposta alto nas organizações que julga capazes de empurrar a sociedade no rumo dessas mudanças sem, no entanto, ameaçar realmente o sistema capitalista que possibilita sua fortuna e seu poder. 

No contexto atual, isso indica uma interseção com boa parte das esquerdas ao redor do mundo: grupos que lutam pela legalização das drogas, pelo aborto, pelos direitos de homossexuais e pelo feminismo, pela redução do peso da religião sobre a legislação, entre outras medidas. É daí, também, que vem a desconfiança da direita em relação aos interesses de George Soros: por colocar seu dinheiro contra as instituições e tradições, estaria colocando em xeque o que os conservadores consideram ser os valores básicos da sociedade ocidental, e abrindo margem para um perigoso “globalismo” – em que esses valores viriam de cima para baixo, de uma espécie de “governo global” (que não precisa existir na prática, e sim nas ideias), que dita o certo e o errado e não se preocupa com as especificidades de cada país. 

Em um podcast intitulado “Não é você que pensa o que pensa – George Soros pensa por você”, o analista político Flavio Morgenstern dá exemplos atuais de organizações que já colocariam em prática preceitos dessa sociedade “global”: em um plano muito mais prático, a União Europeia, como uma unidade que define políticas além das fronteiras e soberanias nacionais; de forma mais ligada às ideias, a ONU, órgão transnacional máximo, onde a representação de cada país é extremamente indireta, mas cujas resoluções são raramente questionadas apesar disso. 

A extensão do poder 

Em agosto de 2016, uma série de vazamentos, conhecida como “Soros Unleashed” e divulgados pelo site DC Leaks, ajudou a compreender a extensão dos investimentos de Soros em diferentes níveis da política mundial, inclusive em organizações brasileiras, particularmente aquelas ligadas a movimentos de desmilitarização da polícia e descriminalização das drogas. De acordo com o material vazado, a Open Society destina cerca de 37 milhões de dólares a projetos na América Latina. 

A influência de Soros é muito maior nos Estados Unidos, onde seus laços com o Partido Democrata são tão estreitos que o programa humorístico Saturday Night Live já fez piada dizendo que o bilionário era o “dono” do partido. Republicanos acusam Soros de ter indicado a dedo nomes fortes do governo de Bill Clinton, ter dado o pontapé inicial nas doações de campanha de Barack Obama e, mais recentemente, ser o grande financiador de Hillary Clinton – pelo menos 25 milhões de dólares teriam saído dos bolsos de Soros para impulsionar sua candidatura. Michael Vachon, assessor de imprensa de Soros, defendeu o investidor recentemente: “ele está sempre fazendo lobby por um propósito público, nunca por lucro privado”, disse, acrescentando que o bilionário só age a partir de uma visão de longo prazo. 

Nos últimos anos, a ascensão de grupos nacionalistas ao redor do mundo contribuiu para semear ainda mais contrariedade às posturas de Soros no cenário internacional. Na Macedônia, ex-integrante da Iugoslávia, um grupo conhecido como SOS (sigla para “Stop Operation Soros”) acusa ONGs financiadas por Soros de tentar intervir na política do país. Na Hungria, o primeiro-ministro Viktor Orban é um crítico contumaz de seu rico compatriota, e a maioria parlamentar vem tentando impor legislações a fim de encerrar as atividades da Universidade Centro-Europeia, que Soros fundou em Budapeste em 1991. 

A crítica ao “globalismo”, que também é uma das bandeiras do “Brexit” no Reino Unido, esteve ainda entre os principais argumentos dos apoiadores de Donald Trump nas eleições norte-americanas. O triunfo republicano ajudou a mostrar que, embora a influência de Soros seja muito grande nos rumos da política local e mundial, seu poder não é ilimitado – nem está à prova de surpresas. No caso dos EUA, a vitória de Trump não foi apenas um duro golpe nas ideias defendidas pelo magnata: também pesou no seu bolso. Estimativas recentes indicam que George Soros viu sua fortuna encolher cerca de um bilhão de dólares desde novembro de 2016, quando as urnas confirmaram que Hillary não voltaria à Casa Branca.

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mário Kume

    ± 19 horas

    Um cidadão arquibilionário como o Soros que surgiu do nada poderia deixar um grande legado de seguidores que lutem a favor da vida humana e principalmente da dignidade do planeta. Se ele escolhe o caminho inverso, com certeza terá o seu prêmio no juizo final...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

      ± 20 horas

      Logo ele estará no colo do capeta. Ninguém dura para sempre e caixão não tem gaveta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo César de Castro Silveira

        ± 22 horas

        Filho de Satanás. Encarnação do livro "Os protocolos dos Sábios de Sião".

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo César de Castro Silveira

          ± 22 horas

          Filho de Satanás. Encarnação do livro "Os protocolos dos Sábios de Sião".

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marlon Nadal

            ± 24 horas

            Esse senhor deveria estar preso!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MARCELO DE PAOLA

              ± 24 horas

              É um grande hipócrita.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Polo

                05/12/2020 11:23:10

                Acredito podermos comentar 3 aspectos relevantes desse texto. O primeiro é que Soros se manteve protegido dos nazistas por sua traição aos demais judeus, ele entregava aos nazistas, onde se encontravam judeus escondidos ou quem era de fato alguns de determinados grupos de judeus dissimulados de qualquer outra coisa aceitável por Hitler. Logo, Soros é um autodeclarado amoral, dizia que se não fosse ele seria outro; isso já explica sua necessidade de comprar pessoas e empresas para corromper a realidade e tentar induzir o que deseja! Em segundo, de fato, Soros e a esquerda são absolutamente congruentes, iguais, o mesmo! E, a terceira, é de que tanto aqui quanto nos EUA, Soros está por trás!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  FRANCIELY

                  05/12/2020 2:34:38

                  Soros só vê dinheiro na frente dele. Assim, se é esquerda ou não, negro ou não, só importa o que ele pode lucrar com suas manipulações.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fábio

                    07/10/2019 22:25:32

                    Opa. Então não é comunista. Ao contrário, trabalhou contra o comunismo soviético. Típico argumento dos que enriquecem seus argumentos nas fakenews... Nem sempre o que a tradição defende é ruim, mas é compreensível a revolta do Soros, uma vez que cresceu em um ambiente em que a tradição defendia o anti-semitismo.... Como defender a tradição do apartheid??? De novo, não temos que pensar como gado... Temos livre arbítrio e podemos concordar ou discordar de parte de uma ideologia, sem execrar o todo por conta de um posicionamento egoísta... Espero sinceramente que nosso povo possa evoluir e não cair nos discursos extremistas de todas as vertentes que possa existir..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Henrique

                      04/07/2019 12:52:06

                      Deus me livre dos bilionários filantropos. Querem ajudar os pobres, sejam extravagantes e gastem suas fortunas antes de morrer, passar tudo para ONG que patrocina movimentos abortistas, feministas, lgbt (nada contra homossexuais, mas estes movimentos de gados com disforia de gênero que fazem parte da reengenharia social de tornar as pessoas cada vez mais incapazes dependentes do papai estado, levando para as escolas o que julgam que as crianças devem aprender, passando por cima dos pais), movimentos desarmamentistas etc... Então, Deus nos livre dos bilionários filantropos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        André R.

                        18/06/2019 15:13:08

                        Matérias com essa qualidade explicam o sucesso da Gazeta em um Brasil tão mal informado. Obrigado por nos trazer estas informações, em um texto inteligentemente organizado.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Waldemar baggio

                          12/03/2019 12:08:58

                          Excelente matéria! Ajudou a entender Soros!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Debora B.

                            12/03/2019 12:08:58

                            Um homem sem pluralidade, que se converte um viés ideológico nas suas causas. Isso é preocupante. Mas não dá para negar que é inteligente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Francisco

                              12/03/2019 12:08:58

                              Excelente análise. O Senso Incomum é indispensável. Recomendo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Ventura

                                12/03/2019 12:08:58

                                Incrível. Uma matéria que relata apenas fatos, de forma profissional sem virar aquela panfletagem em favor do "mestre". Não achei que ainda existissem jornais assim. Parabéns.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Thiago Campos Guimarães Rodrigues

                                  12/03/2019 12:08:58

                                  Boa reportagem, parabéns a Gazeta. Recomendo fortemente o podcast citado (episódio 10 do "Guten Morgen", podcast do site Senso Incomum). Abraços a todos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    12/03/2019 12:08:58

                                    Excelente texto!!!! Obrigado!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rivair José de Paula

                                      12/03/2019 12:08:58

                                      Soros é perigoso por já ter se achado um deus. Deus é uma entidade opressora, afinal é onipresente e isso quer dizer que vê tudo o que você faz e se você desagradá-lo você vai para o inferno! A multiplicação e o domínio dos pobres mundo a fora é uma das formas do socialismo chegar à governança global e é bem mais antiga que Soros. Ele apenas percebeu isso. Lembre-se que ele também declarou ter forte senso de realidade.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alexandro Tamanini

                                        12/03/2019 12:08:58

                                        Imperdível! Parabéns à Gazeta do Povo!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Dimas N

                                          12/03/2019 12:08:58

                                          Excelente reportagem. Os líderes de esquerda que combatem os capitalistas, são financiados por imperialistas, no mundo e no Brasil. O povo representa o poder á ser sempre conquistado, independentemente da pretensa corrente ideológica adotada. Neste jogo, cuidadosamente planejado, peças transitam. Numa escala mundial, Soros o faz, como tudo, com maestria.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            João Alcides

                                            12/03/2019 12:08:58

                                            Esse bandido quer destruir a Família, os Cristãos,e a Civilização Ocidental! Ou seja, é o próprio representante de Satan na terra! Que o Senhor Deus nos proteja! E que os anjos do Senhor, em nome de Jesus Cristo, destruam esse homem , suas ideias e seus aliados, Amen!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luis Renato Queiroz

                                              12/03/2019 12:08:58

                                              Lamentavelmente ainda não apareceu um herdeiro seu de ideais e ações. Soros fará muita falta.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • J

                                                João Alcides

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Ainda bem! Que esse desgraçado morra e vá para o inferno e que não deixe nenhum herdeiro!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcus Vinicius de Andrade

                                                12/03/2019 12:11:08

                                                Quando você tiver o um grande transtorno no seu dia por causa de um megabloqueio na cidade causado pelo MST, lembre-se que o dinheiro do Soros pode estar por trás disso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • B

                                              Bruno Diego Szczypkovski

                                              12/03/2019 12:08:58

                                              Defende a igualdade na pobreza para perpetuar a sua riqueza. Esse sim é socialista raiz, dá uma mão e ganha duas. É o que o povo gosta, pão e circo. Não precisa dar oportunidade, apenas dê o suficiente para a sobrevivência do ser e alguns motivos para ele se distrair (Vide Cuba, Rússia, Coreia do Norte e alguns países africanos). O povo já vive assim e não percebe. O rico cada vez mais rico, o pobre cada vez mais pobre e sem oportunidades, mas nos feriados está tudo bem, o rico vai para sua mansão e o pobre vai farofar e dar umas boas risadas na praia. Afinal, logo chega o carnaval.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Pzaina

                                                12/03/2019 12:08:58

                                                O artigo relata parcialmente a realidade. Óbvio que soros e sua caterva, sempre financiaram o comunismo. Progressista?? Metonimia para comunista, que representam totalitarismo, que representa Estado, que é o oposto de liberdade e progresso. Fora soros

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Emerson

                                                  12/03/2019 12:08:58

                                                  "Soros está por trás de grupos que contrariam posturas e valores tradicionais, e aposta alto nas organizações que julga capazes de empurrar a sociedade no rumo dessas mudanças sem, no entanto, ameaçar realmente o sistema capitalista que possibilita sua fortuna e seu poder. No contexto atual, isso indica uma interseção com boa parte das esquerdas ao redor do mundo: grupos que lutam pela legalização das drogas, pelo aborto, pelos direitos de homossexuais e pelo feminismo, pela redução do peso da religião sobre a legislação, entre outras medidas. " Ou seja, esse cara financia tudo o que é ruim.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • V

                                                    Viva

                                                    12/03/2019 12:08:58

                                                    excelente matéria!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcelo da Luz

                                                      12/03/2019 12:08:58

                                                      Pelo visto a 'mortandela' do Soros é melhor que a dos PTxuleiros, a cumpanherada está ficando com cãibras nos dedos de tanto Ctrl+C, Ctrl+V para tentar ocultar o fato de que o artigo foi muito bem recebido pelos leitores, agora o que resta pros escravos do feitor das mortadelas é passar a noite zurrando e colando as mesmas asnices para 'sepultar' os inúmeros comentários favoráveis à matéria...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • O

                                                        Opinando Real

                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                        A CONSERVADORA RUSSA QUE INSPIROU MUITOS AMERICANOS é Ayn Rand. DE RAÍZES JUDAICAS, possui uma biografia que: "A Deusa do Mercado." PAUL RYAN, candidato republicano à vice-presidente na chapa de Mitt Romney em 2012, foi convidado a dar declarações mais intelectuais, já que Mitt lembra Trump, quanto a ser rude na fala. Baseado em Rand, fria e mercantilista, foi rechaçado à época, porque ela era.. ateia. Ele esqueceu desse detalhe. Como veem, pensem que NO BRASIL NÃO É 8 ou 80. A ESQUERDA E DIREITA BRASILEIRA É UMA FALÁCIA, SE LÁ ERRAM, IMAGINE AQUI.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        5 Respostas
                                                        • M

                                                          Marcos Menezes

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Boa noite amigo, tudo bem? Voltando ao "bate papo", creio não ter entendido bem o que o amigo quis dizer. O amigo realmente acredita que "se arvorar em dar palpite em tudo, sem base no que falam" é monopólio da direita? É isso mesmo? Não terei compreendido errado? Abraços.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • O

                                                          Opinando Real

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Aliás, "se dizem" direita, porque se arvoram em dar palpite em tudo, sem base no que falam

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • O

                                                          Opinando Real

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Olá Marcos, refiro-me aos agora "liberais", muitos deles aqui na "atual" Gazeta. Liberais nos EUA são esquerda e aqui são direita...a tal esquerda e direita falaciosa dos partidos está acabada, porém sempre foi inexistente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcos Menezes

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Lhe faço esta pergunta, amigo, porque no espectro político Brasileiro não visualizo algum partido que seja de direita. Visualizo alguns poucos políticos mas partidos não, de forma que me soa estranho quando se fala em "direita Brasileira". Com boa vontade, na minha opinião, podemos ter um partido que em termos sociais preza pelo conservadorismo, mas que na esfera econômica, se regozija com o paternalismo estatal e o corporativismo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcos Menezes

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Desculpe amigo mais "quem" é a direita no Brasil?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • O

                                                        Opinando Real

                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                        O tal Marcelo da Luz prova como a Dilma conseguiu formar analfabetos funcionais.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • M

                                                          Marcelo da Luz

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Opinando Real: Bobo ri à toa...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • O

                                                          Opinando Real

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Acabou de provar. Dei boas risadas agora.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marcelo da Luz

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Provo mesmo, todos saem da toca e defe_cam o seu repertório limitado e repetitivo de argumentos ad hominem quando leem algumas verdades inconvenientes à causa da perpetuação do PTxulão...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • O

                                                        Opinando Real

                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                        A Gazeta do Povo realmente "pirou."

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        2 Respostas
                                                        • A

                                                          Afonso Celso Frega Beraldi

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Opinando? Repensa o que entendeu. Senao, vai um empurraozinho: FHC, Lula, Dilma, sao escorados pelo Soros.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Chico do Centro

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Pensa, ai pensa de novo, quem sabe pensa de novo, ai vai pra um quartinho e pensa de novo, quem sabe você consegue pensar que tudo o que você acha que sabe talvez não seja a verdade

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Marcelo da Luz

                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                        Ótimo artigo, basta ver as reações iradas que provocou nos mortadelistas (a propósito, o feitor das mortadelas não os libera nem em feriados? Isso é trabalho em condições análogas às de escravidão...)

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • T

                                                          Tigre da Vila

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          A cada comentário desse Marcelo, fica mais evidente o analfabetismo funcional dele. Digno de pena. Um asno completo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • O

                                                          Opinando Real

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Você prova como a Dilma conseguiu formar analfabetos funcionais.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • O

                                                          Opinando Real

                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                          Belíssimo argumento.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • O

                                                        Opinando Real

                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                        A CONSERVADORA RUSSA QUE INSPIROU MUITOS AMERICANOS é Ayn Rand. DE RAÍZES JUDAICAS, possui uma biografia que: "A Deusa do Mercado." PAUL RYAN, candidato republicano à vice-presidente na chapa de Mitt Romney em 2012, foi convidado a dar declarações mais intelectuais, já que Mitt é bronco como Trump. Baseado em Rand, ateia, porém fria e mercantilista, foi rechaçado à época. Ele esqueceu desse detalhe. Como veem, pensem que NO BRASIL NÃO É 8 ou 80. A ESQUERDA E DIREITA BRASILEIRA É UMA FALÁCIA, SE LÁ ERRAM, IMAGINE AQUI.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Fabio

                                                          12/03/2019 12:08:58

                                                          A Gazeta pirou! Textos proprios de jornalistas desconhecidos. Ideias retogradas. Temas anti-esquerda até para falar de arquitetura e culinária. Revisionismo barato, ideias dustorcidas, extrema-direita, sensacionalismo, exagero.. tipo, a academia tem a obrigacão de estudar este veiculo como fenomeno, essa mudança beira a loucura.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • C

                                                            Chico do Centro

                                                            12/03/2019 12:11:08

                                                            Excelente matéria, muito bem fundamentada e dentro da realidade atual. A negação da esquerda só mostra o quanto estão influenciados

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • O

                                                            Opinando Real

                                                            12/03/2019 12:11:08

                                                            Este "jornal" pirou de vez.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo Holm

                                                          12/03/2019 12:08:58

                                                          Quanta bobagem! Esse argumento em essência é basicamente o mesmo de Adolf Hitler: o marxismo e o capital financeiro internacional estão combinados para destruir a nação alemã (Mein Kampf, 2001[1925], p. 160, 176 e 181). Vejo as mesmas mentiras se repetirem, para espalhar o ódio e conservar o poder de poucos. Só descobre a intenção de um artigo como esse quando é tarde demais.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • O

                                                            Opinando Real

                                                            12/03/2019 12:08:58

                                                            O verdadeiro conservadorismo se choca quanto aos horrores de um Congresso que mais parece um circo. Tipos como Bolsonaro, cafona, sem argumento, sem base para suas ideias, que fala uma parvalhice depois é confrontado e por medo de perder o voto de uma grande leva disfarça, dizendo que sua muher é filha de um senhor negro, é uma vergonha nacional. Os falsos conservadores que temos aqui são seres que, apesar de detestar clichés, tenho que concordar que não passam de ANALFABETOS FUNCIONAIS.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • O

                                                              Opinando Real

                                                              12/03/2019 12:08:58

                                                              Não entro em mérito e não debato aquecimento global. Soros não representa perigo como diz o colega, o que nos afeta mesmo aqui são outros sustos e vemos um jornal só preocupado, para "amenizar" o termo, em atrair incautos. Pessoas "ingênuas" dispostas a pagar 0,99 por dia para alimentar suas bobagens e discuti-las na esquina. Entraram numa leva que já extrapolou ódio ao petismo, porque reconheceram que outros partidos também andam no mesmo barco. Agora deram para "brincar" de conservadores. Verdadeiros conservadores não agem dessa forma.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • A

                                                                Anderson Fernando da Silva

                                                                12/03/2019 12:11:08

                                                                Interessante! Gostaria que vc me ensinasse a ser um conservador de verdade, pq eu detestaria estar passando por um progressista crítico da moral e dos valores que nos permitiram sair das trevas.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Rosane Mara Stocchero

                                                              12/03/2019 12:08:58

                                                              ESSE 'DEMÔNIO' NA 2a GUERRA MUNDIAL ENTREGAVA JUDEUS PARA A GESTAPO. ESSE É O PERFIL DESSE HOMEM DESPREZÍVEL.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • O

                                                                Opinando Real

                                                                12/03/2019 12:08:58

                                                                Brasil - il não é República que se fale em direita e esquerda, até porque isso é uma moda "das redes sociais" e oportunismo midiático. Discutir isso aqui é "brincar." Temos países tradicionais europeus e nos EUA para quem lê e se aprofunda, uma divisão mais clara. Para os fãs de Trump, todos nós lá, não importa a cor da nossa pele, somos considerados latinos. Minoria. E ainda há criaturas que defendam um Presidente aparvalhado, que vende armas para a Arábia, o foco do terrorismo, meta os pés pelas mãos, não entenda patavinas do que faz e não assine um acordo do qual não tenha o menor conhecimento e afeta sim, o mundo. Mas cerra o bico como criança mimada e diz que não.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • T

                                                                  Tigre da Vila

                                                                  12/03/2019 12:08:58

                                                                  Os brasileiros devem temer mais as Odebrechts e Fribois da vida do que o Soros.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    JOSÉ DE PAULA

                                                                    12/03/2019 12:08:58

                                                                    ESTE KARA É REPRESENTANDE DO SATÃ NA TERRA .....E APOLITICA DELE É REAL ......MATAR ROUBAR E DESTRUIR......TO FORA OH LOCO........

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • C

                                                                      Chico do Centro

                                                                      12/03/2019 12:11:08

                                                                      E pensar que o Soros tá envolvido até no Apartheid, é realmente estarrecedor

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Rosane Mara Stocchero

                                                                      12/03/2019 12:11:08

                                                                      EXATO. ESTÁ CAUSANDO ATÉ REVOLUÇÕES NO MUNDO PARA IMPOR O PROJETO DA NOVA ORDEM MUNDIAL SOCIALISTA.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    José

                                                                    12/03/2019 12:08:58

                                                                    Interessante reportagem, GP. Agora façam uma sobre os irmãos Koch, por favor.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • E

                                                                      Elcio

                                                                      12/03/2019 12:08:58

                                                                      Traduzindo : um **** !

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      1 Respostas
                                                                      • E

                                                                        Elcio

                                                                        12/03/2019 12:11:08

                                                                        F.......D...P

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Marcus Borelli

                                                                      12/03/2019 12:08:58

                                                                      Estranho um judeu odiar os judeus. mas pela sua idade vai encontrar com Adonai logo, logo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Fabio Jacomini

                                                                        12/03/2019 12:08:58

                                                                        George Soros é uma figura associada ao narco-tráfico. Apoia a liberação e legalização das drogas, pois ganha muito dinheiro com isso em vários países. Está por trás da privatização da Vale do Rio Doce e, é o homem que dita as regras do sistema financeiro internacional.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • D

                                                                          Dagget Leco

                                                                          12/03/2019 12:11:08

                                                                          Interessante sua colocação. As drogas rendem muita grana e só é possível com gente grande por trás.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • B

                                                                        BANESTADO

                                                                        14/03/2019 20:55:47

                                                                        Duvido que ESSE DOLEIRO> Vai fazer negocios na RUSSIA< ALEMANHA, Ele é na verdade UM DOS MAIORES ESPECULADORES DO MUNDO E SE PAGAR É UMA MISÉRIA DE I.R.( a nossa PF, DEVERIA ESTAR DE OLHO NESSE ESPECULADOR< `Porque é Capaz de INGETAR PROPINA ATÉ NA BOLSA DE VALORES DE TODOS OS PAISES:

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • T

                                                                          Trajano Gracia Neto

                                                                          12/03/2019 12:08:58

                                                                          Como dizia Leonel Briozola, o PT é a esquerda que a direita gosta, basta ver o governo deles que pagou e agora o vice Michel pagam a maior taxa de juros do mundo na Dívida Pública.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • M

                                                                            Mor Zurun

                                                                            12/03/2019 12:08:58

                                                                            A Fundação de Soros banca ONGs, “coletivos” e movimentos que se legitimam e defendem ideologias ditas de "nova esquerda": feminismo, ideologia de gênero, black lives matter, gayzismo, abortismo, legalização das drogas, livres fronteiras para imigração, desarmamentismo, descriminalização da pedofilia... não vai impressionar se no futuro houver Cheetos sabor "carne humana".

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • M

                                                                              Mor Zurun

                                                                              12/03/2019 12:08:58

                                                                              Soros é o representante dos Reis Sauditas, planeja e financia a subversão das identidades e culturas ocidentais (enfraquecendo o poder das famílias, religiões e demais entidades, para que um governo forte e centralizador controle facilmente às pessoas. Ele utiliza meios para nutrir ódio à Israel. Promove o terror e a guerra da Síria, para que o ISLAMISMO se propague no Ocidente, especialmente nos países invadidos pelos ditos "refugiados".

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • P

                                                                                Pepper

                                                                                12/03/2019 12:08:58

                                                                                Vê-se que um artigo é importante e bem escrito quando os esquerdinhas lêem, não entendem bulhufas e não tem a menor capacidade de rebater.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • J

                                                                                  Joao Queiroz

                                                                                  12/03/2019 12:08:58

                                                                                  Espetacular artigo. Nunca foi tão necessário falar em Open Society e George Soros. E também em Rockfeller, Rothschild, Bilderberg, McArthur, Ford ... o governo global nunca esteve tão articulado.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • R

                                                                                    Rodrigo Vaz

                                                                                    12/03/2019 12:08:58

                                                                                    Parabéns pela Gazeta do Povo por publicar essa matéria. O jornalista Maurício Brum está de parabéns também.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • D

                                                                                      Do Interior

                                                                                      12/03/2019 12:08:58

                                                                                      O que ele quer é que as pessoas continuem bur.r..as para poder enriquecer mais. Vide o Brasil na era PT. Nunca os bancos ganharam tanto dinheiro. Em outros governos, quebraram muitos bancos. É a velha tática petista. Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      Fim dos comentários.