• Carregando...
‘Gulliver, um Gigante Diferente’: peça com temática LGBT voltada para o público infantil | Reprodução/YouTube
‘Gulliver, um Gigante Diferente’: peça com temática LGBT voltada para o público infantil| Foto: Reprodução/YouTube

O gatinho Gulliver nasceu cercado de expectativas. Seus pais desejavam um filho forte, valente e exímio caçador de gatos. Gulliver cresce com saúde e apresenta talento até para rimas de rap. Mas não come os deliciosos quitutes preparados pela mamãe gata: pássaros fritos, peixes assados e ratos grelhados. O pai então resolve investigar e, para horror de toda a família, vê o filho deliciando-se com uma… cenoura. Após a descoberta, entra em cena um sacerdote que diz a Gulliver ser pecado comer cenouras, ele é levado ao Dr. Gatan para ser “curado” e o gatinho chega a ser agredido na escola pelos amigos. 

A história acima é a base da peça ‘Gulliver, um Gigante Diferente’, voltada para crianças de seis a 13 anos, um dos 12 projetos aprovados no edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo ‘de apoio a projetos de promoção das manifestações culturais com temática LGBT no Estado de São Paulo’. Cada um dos projetos recebeu um prêmio R$ 40 mil, totalizando R$ 480 mil de dinheiro público voltado para a promoção da ideologia de gênero

A ideologia de gênero é um conjunto de teorias que tentam separar o que se chama de “identidade de gênero” do sexo biológico dos indivíduos. Segundo o caderno de propostas da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, ocorrida entre 24 e 27 de abril de 2016, em Brasília, identidade de gênero seria “uma experiência interna e individual do gênero de cada pessoa, que pode ou não corresponder ao sexo atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos e outros)”. Segundo o mesmo documento, a teoria queer “propõe a desconstrução das identidades sexuais via discurso”.

Em novembro de 2017, a Gazeta do Povo publicou, com exclusividade em língua portuguesa, o mais importante estudo sobre ideologia de gênero na medicina: disforia de gênero, condições médicas e protocolos de tratamento, de Michelle Cretella, médica e presidente do American College of Pediatricians (ACPeds). O estudo aponta para os perigos de mudanças bruscas na compreensão médica sobre o fenômeno da disforia de gênero sem pesquisas sólidas que as recomendem. Segundo o filósofo Ryan Anderson, autor de um livro sobre o tema, "no centro da ideologia está a radical afirmação de que sensações determinam a realidade. A partir dessa ideia surgem demandas extremas para a sociedade lidar com afirmações subjetivas da realidade". 

O conteúdo dos projetos

O resumo do projeto apresentado pelos idealizadores de ‘Gulliver, um Gigante Diferente’ afirma que “tem como objetivo discutir a aceitação e respeito à diversidade sexual de maneira sutil e metafórica, porém com reflexões profundas da temática para crianças.” O público-alvo são crianças de seis a 13 anos. Ainda de acordo com o resumo, estão previstas “08 apresentações em Bebedouro, Lençóis Paulista, Monte Aprazível e Orlândia e quatro debates com sobre literatura infanto-juvenil com temática LGBTIQ+.” As apresentações e os debates, gratuitos, frisa o resumo, “serão direcionadas principalmente para alunos e educadores da rede pública de ensino.” 

Além de ‘Gulliver’, outros quatro projetos são direcionados a crianças e adolescentes. O projeto de contação de histórias ‘Conte para Todos’ visa um público ainda mais tenro: crianças de quatro a 11 anos. O projeto, em suas próprias palavras, “pretende levar a diversas cidades do Estado de São Paulo histórias sensíveis e divertidas sobre a importância de todos os seres e a valorização da empatia, abordando temas como identidade de gênero, orientação sexual e a defesa dos direitos iguais.” Entre as cidades contempladas, estão Lençóis Paulista, São Bento do Sapucaí e Pindamonhangaba. 

Entre as 40 contações de histórias gratuitas está “O Fado Padrinho, o Bruxo Afilhado e Outras Coisinhas Mais”, de Anna Claudia Ramos. A história: “Para o menino Luar, a ideia de se tornar um fado madrinho é simplesmente perfeita para realizar seu desejo de ajudar todas as pessoas do mundo que precisam de uma forcinha. Ele não se importa se ser fada madrinha é "coisa de menina"”. 

Outra história é “Ceci Tem Pipi?”, de Thierry Lenain. “Para Max sempre tudo foi muito simples: existem as pessoas "Com-pipi" e as pessoas "Sem-pipi". Os Com-pipi são considerados os mais fortes, mas Max se confunde com sua nova coleguinha de escola, Ceci. Ela gosta de fazer tudo o que meninos fazem. O garoto começa a se perguntar se a Ceci tem é dos Com-pipi, assim como ele.” 

O projeto ‘Laetus Vitae – Sobrevivendo às expectativas’ “tem por objetivo a montagem de um espetáculo teatral a partir da temática de LGBTs da terceira idade.” O alvo é o “público jovem, adulto e idoso, a partir de 12 ou 14 anos, LGBT, heterossexuais ou simpatizantes.” 

A peça de teatro ‘Entrega para Jezebel’, com classificação etária a partir de 14 anos, tem como destaque, de acordo com seus idealizadores, “o protagonismo e a representatividade dentro do guarda-chuva T (trans, travestis e transexuais), pois a peça foi desenvolvida para a atuação de uma atriz trans, transexual ou travesti.” 

Já ‘Charlotte’ é um espetáculo juvenil inspirado na HQ francesa ‘O Enterro das Minhas Ex’ de Anne-Charlotte Gauthier. Alvo: “o público com idades entre 12 e 19 anos, os pais, professores, estudantes, lgbt(s) e toda a comunidade.”

A reportagem da Gazeta do Povo tentou entrar em contato com a Secretaria de Cultura por telefone, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. A secretaria também foi contatada por e-mail, mas não enviou resposta até a publicação desta reportagem.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]