i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Podcast

Ideias #09: O fim das universidades públicas é bom para a educação brasileira?

Rodrigo Constantino, Leandro Narloch e Alexandre Borges discutem o ensino superior brasileiro 

  • PorDa Redação
  • 30/06/2017 18:43
Universidade Federal do Paraná: cada aluno do ensino superior equivale a vários do ensino fundamental | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Universidade Federal do Paraná: cada aluno do ensino superior equivale a vários do ensino fundamental| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O custo de um aluno do ensino superior no Brasil ultrapassa o de mais de uma dezena de estudantes do fundamental. Pesquisas pouco relevantes são financiadas com dinheiro do contribuinte, incluindo da camada mais pobre da população. E as universidades públicas são palco de cenas capazes de constranger mesmo as mentes mais avançadas.

Países que já estiveram em situação muito pior que a do Brasil — tanto economicamente como socialmente —, como é o caso da Coreia do Sul, deram um salto nos índices educacionais ao investir prioritariamente no ensino básico

Por todos esses motivos, os blogueiros da Gazeta do Povo Rodrigo ConstantinoLeandro NarlochAlexandre Borges discutem a validade do modelo atual brasileiro, que direciona seus recursos ao ensino superior gratuito. E quais seriam as alternativas? Escute o podcast abaixo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.