Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Podcast

Ideias 58: O Brasil não é um país violento. É um país em guerra

Nunca se matou tantos jovens no país. Número de jovens brasileiros que perdem a vida por homicídios é maior, proporcionalmente, do que o número de pessoas que morrem em zonas de conflito. Para o jovem negro, o risco de ser vítima de homicídio é 2,7 vezes maior que o de um jovem branco. Por que chegamos a números tão escabrosos?

 | Pixabay
(Foto: Pixabay)

A violência no Brasil bateu novo recorde. Em 2016, foram registrados 62.517 homicídios no país. Com esse número, pela primeira vez na história, o país superou o patamar de trinta homicídios por 100 mil habitantes – a taxa é de 30,3, o que corresponde a 30 vezes a taxa da Europa. Apenas nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam suas vidas devido à violência intencional no Brasil (mais do que o número de mortos na guerra da Síria).

Os colunistas Rodrigo Constantino e Paulo Cruz e o escritor Martin Vasques da Cunha discutem o que levou o país a chegar a número tão escabrosos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.