i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
história

Irmã Maurina: a história da freira presa sem provas e torturada pela ditadura

O caso de Maurina, que morreu há exatos sete anos, se tornou símbolo da facilidade com que o regime militar violava direitos civis e humanos: até o fim, baseada em uma acusação tênue e sem direito a defesa, a freira foi considerada criminosa e associada à “subversão”

  • PorMauricio Brum, especial para a Gazeta do Povo
  • 05/03/2018 18:52
Além das alegações dos militares, não havia qualquer prova de que Maurina soubesse das atividades políticas clandestinas do grupo para o qual cedia uma sala no prédio do orfanato |
Além das alegações dos militares, não havia qualquer prova de que Maurina soubesse das atividades políticas clandestinas do grupo para o qual cedia uma sala no prédio do orfanato| Foto:

No final de outubro de 1969, sob a acusação de acolher e acobertar a atuação de militantes da luta armada, uma freira foi presa pela ditadura em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Maurina Borges da Silveira, que na época dirigia um orfanato na cidade, costumava ceder parte do espaço no prédio para associações cristãs de jovens se reunirem – um desses grupos, porém, era disfarce para uma organização armada. Quando o aparelho extremista foi desbaratado, as suspeitas imediatamente recaíram sobre a religiosa.

Maurina sempre negou ter qualquer conhecimento das atividades reais do grupo, e o governo militar jamais apresentou provas concretas de seu envolvimento. Nada disso, porém, impediu sua prisão, tortura e exílio forçado por 14 anos. Maurina tornou-se criminosa sem provas formais e, nas décadas desde então, tornou-se um dos maiores símbolos das arbitrariedades do regime militar. Até hoje, não se sabe a dimensão exata das violências sofridas pela freira no cárcere – algumas versões dizem que, além das torturas brutais, ela teria sido vítima de estupro e engravidado, passando posteriormente por um aborto.

Célula comunista no orfanato

Quando veio à tona, o caso parecia explosivo e escandaloso: uma freira ligada à resistência armada. Segundo as notícias da época, a irmã Maurina havia sido presa por consentir com as atividades subversivas das chamadas Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN). Sobre ela, que era diretora do orfanato Lar Santana, em Ribeirão Preto, pesavam as acusações de ter cedido espaço no prédio a Mário Lorenzato, membro das FALN. Naquela sala, Lorenzato e seus correligionários teriam iniciado as operações de um aparelho subversivo, discutindo estratégias de ação e imprimindo material de oposição ao governo. O choque do episódio aumentava porque, além de Maurina, também havia sido presa uma “freira guerrilheira” – Áurea Moretti, integrante das FALN que, no momento da prisão, vestia um hábito, embora não tivesse relação com a Igreja.

A realidade, porém, era mais nuançada do que a imprensa sob censura tinha acesso – e do que o governo ditatorial deixava transparecer. Além das alegações dos militares, não havia qualquer prova de que Maurina soubesse das atividades políticas clandestinas de Lorenzato ou de seus colegas com anterioridade à prisão deles. Até onde a freira tinha conhecimento, a sala estava cedida, desde antes de ela assumir a direção do orfanato, para um grupo ligado ao Movimento Ecumênico de Jovens, o MEJ. “[Eu] não sabia de nada. Só sabia do MEJ, mas nada da guerrilha. Nem desconfiava. Um dia, o pessoal do MEJ me pediu para fazer uma palestra sobre amor... Então, nem dá para imaginar que gente de um grupo guerrilheiro se interesse por palestra de uma freira sobre amor”, contou a religiosa, hoje já falecida, em uma entrevista concedida em 1998 ao jornal Folha de São Paulo.

Nossa convicção: A dignidade da pessoa humana

A ausência de provas por parte das autoridades não impediu que irmã Maurina se tornasse uma nova vítima do estado de exceção: primeiro, teve sua entrada no orfanato proibida, acusada de destruir documentos que a incriminariam; depois, foi conduzida a uma delegacia de Ribeirão Preto, onde iniciaria sua longa jornada de prisão e sevícias cuja dimensão é até hoje desconhecida. O caso de Maurina se tornou simbólico da facilidade com que o regime violava direitos civis e humanos: até o fim, baseada em uma acusação tênue e sem direito a defesa, a freira foi considerada criminosa e associada à “subversão”. 

Mesmo sua liberdade não viria por ser julgada formalmente inocente: ao contrário, em meio às torturas, foi obrigada a assinar uma confissão em que “revelava” ter um amante e ser comunista. Em uma nova humilhação, ela só recuperaria a liberdade em uma troca de prisioneiros típica daqueles tempos: foi libertada em 1970 ainda como “guerrilheira comunista”, como parte do acordo pela soltura do cônsul japonês Nobuo Okuchi, que havia sido sequestrado por outro grupo de extrema-esquerda, a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

Jamais inocentada pelo regime, irmã Maurina foi forçada a se exilar no México. “No avião, os homens da polícia viajaram o tempo todo armados. No México, queriam que descêssemos algemados, mas o cônsul brasileiro impediu. Saímos do avião sem algemas. E os policiais brasileiros queriam descer no México, mas as autoridades não deixaram”, relatou, na entrevista de duas décadas atrás. Nos anos seguintes, ela teria seus pedidos de regresso ao Brasil negados pelo governo – só voltaria 14 anos mais tarde, em meio à reabertura democrática.

Boatos e incertezas

Quando recuperou a liberdade, Maurina passou a conviver com uma nova rotina traumática: os boatos constantes sobre o que efetivamente havia ocorrido na prisão. Em Combates nas Trevas, livro publicado no fim dos anos 80, o historiador e militante comunista Jacob Gorender se baseou em depoimentos de membros da FALN que também haviam sido presos para afirmar que a freira havia sido vítima de estupro na prisão. 

A versão não era novidade àquela altura: desde a soltura da freira já se comentava a respeito e, com o tempo, outros boatos também começaram a surgir. Os mais elaborados diziam que Maurina teria engravidado em função das violações sofridas – algumas versões chegavam a afirmar que o pai seria o próprio delegado Sérgio Paranhos Fleury, recordado como um dos torturadores mais violentos do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo. Os que defendiam essa variante da história também contavam que, já no México, a freira teria realizado um aborto.

Tanto a irmã Maurina quanto outros representantes da Igreja passaram as décadas seguintes negando a existência de uma relação sexual forçada. No entanto, muitas versões coincidem em que algum tipo de violência íntima efetivamente ocorreu. Um dos depoimentos nesse sentido foi o do frei Manoel Borges da Silveira, à Comissão da Verdade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto, em 2014: “ela confidenciou a uma cunhada que os torturadores ficaram nus e rasgaram a sua blusa”, afirmou Silveira. Ainda de acordo com o Frei, Maurina – já falecida no momento do depoimento – relatou ter sido torturada com choques elétricos nos seios, e que um delegado (acredita-se que Fleury) “passava a mão nas pernas dela e dizia que estava há muito tempo longe da mulher dele”. A conjunção carnal em si, no entanto, não teria ocorrido.

Embora tenha permanecido reservada até o final da vida sobre o que de fato ocorreu na prisão, sempre negando publicamente o estupro e a gravidez, há pelo menos um registro de que a freira teria confirmado parcialmente o fato: em uma conversa com a jornalista Denise Assis, autora do livro Imaculada, inspirado na história da religiosa. Em depoimento à Comissão da Verdade de São Paulo, em 2014, Assis indicou que a Igreja teria buscado minimizar os acontecimentos e silenciar a versão real, que diz ter ouvido de Maurina. Segundo ela, esta seria a real razão das constantes negativas da freira quando questionada sobre o episódio.

Em seu relato, Denise Assis afirmou que foi apenas com muito custo que conseguiu ouvir Maurina descrever os fatos de maneira diferente do habitual. Quando conseguiu fazer com que a freira se abrisse, a jornalista diz ter feito a pergunta sobre o estupro e a gravidez. “Ela fez uma pausa e disse: ‘isso aconteceu, mas eu pedi muito a Deus, na hora, que não tivesse consequências’”, relatou Assis à Comissão, recordando o diálogo que manteve por telefone com a freira nos anos 90. “Eu falei: então a senhora confirma o estupro? Ela disse ‘sim, mas não a gravidez’”. 

Irmã Maurina faleceu em 2011, aos 84 anos de idade. Sofria de Alzheimer e nunca chegou a confirmar publicamente a versão defendida por Denise Assis.

Leia também:

61 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 61 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Paulo César de Castro Silveira

    ± 5 horas

    E logo no dia da Intentona Comunista a difamação. Eu pago e exijo a demissão deste articulista quem vem com infâmias contra o regime militar. A GAZETA pretende conseguir assinatura de esquerdistas postando estas infâmias?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Celito Medeiros

      ± 5 horas

      Está no youtube: A Entrevista legendada com o General Russo Anatholy Navashki, dá uma declaração durante o Governo Dilma. Sobre os Crimes que culparam o Governo Militar e todas as estratégias da Mãe Rússia com os Guerrilheiros. Fala sobre os atentados, sequestros, roubos e chama os Militares Brasileiros de ingênuos. https://www.youtube.com/watch?v=Sh8b5h4jSxM

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • O

        Omar Dias

        ± 7 horas

        O período de LUTA ARMADA NO BRASIL (exército contra guerrilheiros terroristas bancados pela antiga URSS, via Cuba) durou de 1968 a 1972, motivo pelo qual foi editado o AI5, restringindo liberdades. Ocorre que no período foram morto 129 militares, muitos ainda bem jovens. Falar dos excessos cometidos pelos militares, principalmente quando as críticas sao feitas por simpatizantes da esquerda, é como ressaltar os assassinatos dos prisioneiros alemães (crime de guerra) pelos aliados durante a II G.G. e esquecer das razões que levaram à guerra e seus benefícios para a sociedade mundial. Os militares são os heróis nacionais, não bandidos, como insistem as narrativas da esquerda.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Divonzir

          ± 7 horas

          Ditaduras. Nenhuma novidade de esquerfa ou de direita. Por isso, fujam de pensamentos extremos. Vc pode se tornar a vítima a curto prazo e sem diretos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gilberto Nascimento

            ± 8 horas

            Extrema imprensa como sempre divulgando BOLSONARO 2022.!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Renato Hoffmann Schmidt

              ± 9 horas

              Muitos excessos houveram dos dois lados, mas se não fossem as Forças Armadas estaríamos como a Venezuela ou cuba. (90 % da população passando fome e 10% milionários). "Mauricio tendencioso".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Gerson Diniz Junior

                ± 12 horas

                Livro escrito por comunista!Aff!Mentiroso ,assim como Stalin.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Wilson de Paula ramiro

                  12/03/2019 12:08:58

                  Ela não sabia que o grupo era subversivo. Interessante!?!? Segundo consta, muita gente ligada com a resistência armada foi presa e torturada na época, sofreram muito na prisão e muitos vieram a morrer, (segundo relatos da "busca pela verdade"). Interessante que tenham gasto uma poltrona do avião com alguém que não tinha nenhum interesse na luta armada e só ajudou pela falta de inteligência, e se assim não fosse seria frontalmente contra pela formação católica. Interessante!?!?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    APJr

                    12/03/2019 12:08:58

                    Já tenho alguma idade e, como adolescente, durante o período do governo militar, frequentei uma dessas associações cristãs de jovens, patrocinada pela igreja católica, e que se auto denominava "Movimento Familiar Cristão". À época, os mais espertos já falavam que se tratavam de células de doutrinação política. Me livrei de boa, pois meus interesses eram outros e nunca lhes dei ouvidos. Hoje, mais maduro e experiente, com tranquilidade posso afirmar que, de fato, esta que frequentei era sem dúvida uma célula de doutrinação marxista, muitíssimo mal intencionada e que, NENHUM DOS SEUS LÍDERES ERA INOCENTE !!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Da-lhe Furação

                      12/03/2019 12:08:58

                      Esse freira é um exemplo vivo de como agiu a ditadura brasileira, torturava e condenava sem provas, com a cobertura do judiciário e da elite brasileira. Qdo a elite é a mesma a historia se repete.VOLTAR ATRÁS NUNCA MAIS!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • C

                        CADASTRO INVÁLIDO.

                        12/03/2019 12:11:08

                        E o Da-lhe Furacão é um exemplo vivo de quem assimila qualquer informação (que lhe seja conveniente) sem filtrar a fonte. Belo exemplo de sabedoria...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • H

                        H M

                        12/03/2019 12:11:08

                        Toda história tem dois lados. Pergunte às pessoas mais velhas de sua família, pessoas íntegras, trabalhadoras e de boa índole, se foram perseguidos pelo Regime Militar... Vc vai entender melhor que, pessoas que sobreviveram às torturas, hoje são as mesmas que levam este país ao caos, sem futuro, indigno à qualquer família decente. Dilma que o diga.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                      12/03/2019 12:08:58

                      Conta outra, ela não sabia de nada, precursora do Lula corrup-to e condenado.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOSIVANIA DOS REIS FERREIRA

                        12/03/2019 12:08:58

                        Quanto mimimi.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Gilmar Francisco Pertile

                          12/03/2019 12:08:58

                          "inocente" não tinha nada. esta conversa fiada. Lula também é inocente jornalista de terceira

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Reginaldo Pereira

                            12/03/2019 12:08:58

                            Ei, Maurício Brum! Que tal agora escrever e publicar algo sobre os religiosos, padres e freiras perseguidos, torturados e mortos pela ditadura de Fidel? Ou sendo bem atual, padres e freiras perseguidos, torturados e não duvido que alguns "desaparecidos" pela ditadura de Maduro e pela "ação" de Evo??? Ah, sim... Vai dizer que isso nunca existiu e nem existe...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            4 Respostas
                            • B

                              Benhur Favero

                              12/03/2019 12:11:08

                              Anderson: Hummmm, sobre a desculpa de ser socialista? kkkkkkkkkk, mal intencionado o senhor né?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JONES ROSSI

                              12/03/2019 12:11:08

                              Tem mais essa também = http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/venezuelano-perdeu-87-quilos-no-ultimo-ano-tres-refeicoes-virou-luxo-cugioe7q1ab6341us3rjg3opn

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JONES ROSSI

                              12/03/2019 12:11:08

                              Oi, Reginaldo, está aqui = http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/17-crimes-contra-a-humanidade-cometidos-pela-uniao-sovietica-72k8knzyrinebrvkcngrxya1u

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Anderson

                              12/03/2019 12:11:08

                              Devem existir de montes também, nenhuma ditadura é boazinha, seja em regime capitalista ou sobre a desculpa de ser socialista

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Decio mango

                            12/03/2019 12:08:58

                            A ditamole deixou muita bostia escapar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Matheus Santos

                              12/03/2019 12:08:58

                              Esquerda guerrilheira ou ditadura militar: nao sei qual é o pior

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              5 Respostas
                              • C

                                CADASTRO INVÁLIDO.

                                12/03/2019 12:11:08

                                Benhur Favero: Nas fontes onde o Anderson busca informações ele não encontrará respostas para sua pergunta.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Benhur Favero

                                12/03/2019 12:11:08

                                Anderson: E o que tínhamos de infra estrutura antes de 1964? Pesquisa aí...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Anderson

                                12/03/2019 12:11:08

                                Até parece que éramos um Chile quando acabou a d1tadura, mas estávamos mais próximos de ser uma VenezueIa mesmo, tamanho era o problema deixado pelos m4rajá2 digo militares, que diga se de passagem continuaram com as mord-0mias e ainda conseguiram outras. Olhe os dados econômicos do pais entre 1980 e 1984, lembra se que só tínhamos 4 industrias de carros no pais com preços caros e outras não podiam entrar pq eram taxadas com valores proibitivos para a operação? Foi isso que os militares fizeram pelo nosso país, esse foi o resultado do regime autor1tár1o que tivemos

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Anderson

                                12/03/2019 12:11:08

                                InfIação nas alturas, moeda fraca, indústria atrasada devido ao protecionsmo, isso é endireitar?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Dinart Bittencourt

                                12/03/2019 12:11:08

                                Matheus, você não deve ter vivido no tempo dos governos militares, senão não os trataria como ditadura. Já ouviu falar de alguma ditadura militar que tenha endireitado um País e depois devolvido, democraticamente, o poder aos civis ? Se você provar isso, posso até repensar os meus conceitos. Procure saber o que os militares fizeram por nosso País. Vai saber que a grande maioria da infra-estrutura sócio-econômica existente hoje, é herança dos militares. Se instrua homem, se instrua !

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jorge

                              12/03/2019 12:08:58

                              Ahammmmm...claro...claro...a "ditadura"...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jorge Dias

                                12/03/2019 12:08:58

                                Eu não conheço ninguém que foi preso pelo regime militar; talvez porque eles se ocupavam com a própria vida, e não com a ideologia comunista; mas lógico que isso é apenas um TALVEZ.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Benhur Favero: Esquerdista não possui argumentos, apenas frases feitas e discurso ensaiado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Benhur Favero

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  John Winston Lennon: Argumente!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  John Winston Lennon

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  vc finge ser **** ou é realmente assim ?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Anderson

                                12/03/2019 12:08:58

                                Engraçado que vai ter um monte de "estudiosos" do período que vão falar que ela tinha culpa, não duvido que vou ver um "mereceu", pois o pessoal tenta achar algo bom no período de ditatura militar no pais, tentam justificar todas as ações erradas que foram cometidas, pois já estão tão bit0lados com essa ideia que qualquer coisa que seja colocada contra, e automaticamente colocado como mentira, ou lnvenção da mídia para prejudicar a imagem dos Santos militares, e depois falam que a esquerda que é bitoIada e aIienada..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                6 Respostas
                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: E quem é que apresenta tais números e dados? Deus? Meu caro, acreditar em números e dados sem se preocupar com a fonte e suas posições políticas não é ingenuidade? E ainda tem a petulância de dizer que meu conceito de ingênuo é bem deturpado? Sobre o período militar, eu acredito no que dizem as pessoas que viveram a época e não no que dizem os livros escritos por comunistas. Bom, se você não acredita em Esquerda e Direita, suas palavras sobre política não possuem muita credibilidade, não acha?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anderson

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  The Exorcist: Eu não acredito em esquerda ou direita, acredito em algo chamado numeros e dados do periodo, conhece eles? A inflação exorbitante, a taxa de analfabetismo, a miseria, os dados economicos, se vc acha isso ingenuidade, sinto muito, mas seus conceito de ingenuidade é bem deturpado. Engraçado que tem uns aqui que acreditam qeu a ditatura era realmente um mundo de unicornios e arco-iris mesmo, eles ignoram completamente as informações do periodo e se baseiam em meia duzia de relatos de militares para tentar provar alguma coisa. Estudem o periodo, olhem os dados e vejam que o pais era uma venezuela

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: "tenta achar algo bom" no período do REGIME militar? O Regime militar em si foi necessário. E conversando com quem viveu aquela época, jamais conheci 1 sequer que tenha sofrido. Só penou quem era comunista. Não me venha com conversa fiada. Se você acredita no que diz a Esquerda, o manipulado é você. Não queira que o restante seja ingênuo como você.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Benhur Favero

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: Me diga UM regime no mundo que não teve pontos negativos!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anderson

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Dinart: Então conte-nos o Sabia mente "estudiosa" do período militar

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Dinart Bittencourt

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Sabe nada, coitado !

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • V

                                VOTO IMPRESSO JÁ

                                12/03/2019 12:08:58

                                Tinha culpa por intenção ou por ignorância. Nada ficou provado, nem o envolvimento da freira nem do hipotético estupro.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                7 Respostas
                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: O que é bolsolixo e MBL? São livros de história? E o Google também é fonte confiável de informação? Anderson, por favor, não me faça vomitar. Eu estudei história com professores esquerdistas. Aprendi que Che Guevara foi um herói e que quem lutava contra a "ditadura" no Brasil lutava pela liberdade. Sim. Eu fui doutrinado. Comecei a descobrir a farsa conversando com pessoas normais que viveram o período. Posteriormente, a própria incoerência que permeia a Esquerda me fez conhecer a verdade. Anderson, eu conheço a história pelo exemplo de quem a viveu. Então, meu caro, você não está falando com um pré-adolescente que usa palavras como "bolsolixo". Cresça, apareça e depois volte aqui.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anderson

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  The exorcist, estudou aonde o periodo militar na pagina do bolsolixo ou na cartilha do MBL? Da uma olhadinha no google tem muitas paginas com informações do periodo, e nem sao com vies ideologico, sao informações historicas, ou para vc a historia e uma mentira, pois dai iria ruir esse seu castelinho de cartas que vc se apoia para acreditar na por do sol com unicornios e arco-iris que acha que foi o periodo. E nao existe lugar melhor para aprender algo que a propria historia, so para te lembrar, qual eram as marcas de carros no pais nos anos 80? Quando foi que as politicas de reserva de mercado acabaram? Pesquise e volte aqui, caso contrario, vai parecer apenas gritos histericos mesmo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: Estudou o período militar brasileiro na Carta Capital?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Anderson: Estudou o período militar brasileiro na Carta Capital?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anderson

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Wilton, eles deixaram o pais como uma Venezuela ou a hiperinflação, reserva de mercado, indústria defasada devido a o protecionismo, analfabetismo em torno de 70% nos fazia melhor que uma Venezuela? Lembra-se das filas para comprar leite? de ter que ir no mercado e fazer a compra para o mes inteiro (ate mais) e no dia do pagamento, pois se vc fosse um dia depois, vc teria o risco de nao conseguir comprar nem metade dos itens necessários?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  WILTON

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  assim mesmo Anderson, e agradeço aos militares por você não morar em uma "Venezuela" hoje...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Anderson

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Então ela não deveria ter sido presa para começo de conversa, não sei se conhece, mas todos são inocentes ate que se prove ao contrario, mas na ditatura não era isso, era assim "todos são culpados ate que se prove a inocência, mas não tenha esperança, pois inventamos algo para te culpar mesmo assim"

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celito Medeiros

                                12/03/2019 12:08:58

                                1. Muitas histórias e estórias são contadas sobre os tempos do Governo Militar. As ações de Religiosos precisam ser compreendidas, seja da religiosa Irmã Maurina, do Cardeal Arns ou que qualquer outro em qualquer religião. É um dever destes religiosos abrigarem quaisquer pessoas que sejam perseguidas, ultrajadas, dominadas, sofridas... Sim, eu penso que muitos religiosos ajudaram guerrilheiros, comunistas prostitutas e o raio...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • C

                                  CADASTRO INVÁLIDO.

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Carlinhos: E tua resposta mostra que és exatamente um perfeito cavalheiro? Se deu um tiro no pé. De novo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Carlinhos

                                  12/03/2019 12:11:08

                                  Tu só pode ser um iiddiootta.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Celito Medeiros

                                12/03/2019 12:08:58

                                2. Não julgo a história pelas estórias que leio ou ouço. Tive duas tias freiras neste período, Irmã Maurina (não esta) e Irmã Constância. Ambas sofreram suas partes, ambas deixaram suas funções, infelizmente uma delas com problemas de saúde mental. O inverso também é verdadeiro com os Guerrilheiros e Comunistas. A Lei da Anistia deveria ter sido válida para todos. A ‘Comissão da Verdade’, algumas mentiras, poderá ser revertido, incluindo indenizações e aposentadorias indevidas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Renato Fonseca do Amaral

                                  12/03/2019 12:08:58

                                  Pena que os esquerdistas não quiseram defender a freira, que não sabia de nada. Bastava uma declaração mencionando isto, mas como todo bom comunista, só pensaram em si, e deixaram a freira passar o que passou. Infelizmente este discuso igual ao de Lula, de não saber de nada não cola e no passado também não colou

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alexandre

                                    12/03/2019 12:08:58

                                    "A brutalidade da Ditadura relembra as masmorras medievais da Inquisição." Mauricio Brum, nasceu na década de 90 e toma toddynho todos os dias

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • J

                                      JONES ROSSI

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/17-crimes-contra-a-humanidade-cometidos-pela-uniao-sovietica-72k8knzyrinebrvkcngrxya1u

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JONES ROSSI

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/venezuelano-perdeu-87-quilos-no-ultimo-ano-tres-refeicoes-virou-luxo-cugioe7q1ab6341us3rjg3opn

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alexandre

                                    12/03/2019 12:08:58

                                    "A Ditadura militar foi o período mais sombrio de toda a história do universo." Mauricio Brum, nasceu na década de 90 e mora com a mamãe

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    5 Respostas
                                    • C

                                      CADASTRO INVÁLIDO.

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      Anderson: Sim. Realmente lembro bem desse episódio. Lembro também que com o salário que recebiam, era possível fazer a compra do mês sem comprometer o resto do mês. Hoje nem sonho em fazer compra do mês. Meus pais sequer cursaram faculdade e nem eu. Só devo lembrar-te que existia Brasil antes do período militar e que a inflação não nasceu por conta de irresponsabilidade dos militares.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Anderson

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      The exorcist, entao vc viu o resultado da ditatura, sua familia nao tinha que fazer comprar para o mes inteiro devido a hiperinflação? Que tinha que pegar o salario e ir para o mercado pois senão nao dava para comprar muita coisa pq o preço aumentava absuradamente em questao de dias (as vezes horas) Seus pais conseguiram estudar e se formar na universidade, se conseguiram eram de uma classe exclusiva pois 70p da população era analfabeta no fim do regime militar

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CADASTRO INVÁLIDO.

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      Anderson: Eu nasci em 1981. Meus pais nasceram na década de 50. E nenhuma das pessoas que conheci em toda minha vida sofreram nas mãos dos militares. Claro, nenhuma destas pessoas lutavam pelo comunismo no Brasil.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JONES ROSSI

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/17-crimes-contra-a-humanidade-cometidos-pela-uniao-sovietica-72k8knzyrinebrvkcngrxya1u

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Anderson

                                      12/03/2019 12:11:08

                                      Vc nasceu quando mesmo ?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.