• Carregando...
Painel em Atlanta (EUA) mostra o reverendo Martin Luther Jr. (1929-1968).
Painel em Atlanta (EUA) mostra o reverendo Martin Luther Jr. (1929-1968).| Foto: Marcelo Wheelock/EFE

Este ano, 2024, marca o 60º aniversário da assinatura da histórica Lei dos Direitos Civis de 1964.

Em breve, será comemorado o dia nacional designado para homenagear o líder do movimento que levou à promulgação dessa lei: o Reverendo Dr. Martin Luther King Jr.

Devemos perguntar como, após 60 anos, com vastas mudanças no mundo, com desenvolvimentos tecnológicos inimagináveis há 60 anos, ainda permanecemos obcecados com a questão racial. Como é que alegações de racismo, injustiça e desigualdade persistem como se nada tivesse acontecido?

De fato, dados sugerem que os afro-americanos, em média, ainda estão economicamente atrasados.

O Federal Reserve publicou recentemente sua Pesquisa de Finanças do Consumidor, mostrando que a renda média das famílias negras é 43% daquela das famílias brancas. Em 1989, era 42%.

O patrimônio líquido médio dos lares negros agora é 15,6% daquele dos lares brancos. Em 1989, era 17,8%.

A deterioração dos valores religiosos tradicionais no país afetou todas as famílias americanas, mas proporcionalmente mais as famílias negras.

Segundo o Departamento de Justiça, Escritório de Justiça Juvenil e Prevenção à Delinquência, em 2022, 43% das crianças negras viviam em um lar com ambos os pais — uma queda de 26,5% desde 1970. Entre as crianças brancas, 75,6% viviam em um lar com ambos os pais, uma queda de 15,5% desde 1970.

A América de hoje é um país muito diferente daquele onde King liderou o movimento pelos direitos civis.

A linguagem que King usou para liderar e animar seu movimento foi a linguagem da Bíblia. Ele falava como um pastor.

Mas, em 1965, de acordo com a Gallup, 70% dos americanos disseram que a religião é "muito importante" em suas vidas.

Em 2023, 45% dos americanos dizem que a religião é "muito importante" em suas vidas.

No último discurso de sua vida, em Memphis, Tennessee, King em 1968 falou sobre "injustiça", que "somos filhos de Deus".

King falou sobre não ter medo da morte, dizendo: "Eu só quero fazer a vontade de Deus". Ele então pronunciou aquelas palavras famosas de que ele tinha "estado no topo da montanha" e que tinha visto "a terra prometida".

"Não estou preocupado com nada. Não temo homem algum. Meus olhos viram a glória da vinda do Senhor."

Alguém consegue imaginar um líder de um grande movimento político ou social falando assim hoje?

Ao longo desses 60 anos desde que a Lei dos Direitos Civis se tornou lei, os tribunais tiraram a Bíblia e a oração das escolas públicas, legalizaram o aborto e alteraram nossa compreensão legal do que define o casamento.

O socialismo sem Deus da diversidade, equidade e inclusão (DEI) substituiu o bem e o mal como nossa perspectiva de justiça social.

Ao purgarmos a religião e substituí-la pela política, perdemos o cerne de uma visão de mundo religiosa. Existe o bem e o mal, e o Criador deu livre escolha e responsabilidade pessoal para escolher a cada indivíduo.

Sem isso, a liberdade pela qual supostamente nos importamos tanto tem pouco significado.

O governo se tornou a nossa nova religião. Em 1964, os gastos federais representavam 17,3% do nosso produto interno bruto. Hoje, representam 24,4%. Em 1964, a dívida federal bruta equivalia a 46,2% do nosso PIB. Hoje, equivale a 119,8%.

É uma peculiaridade infeliz da história que o movimento pelos direitos civis, liderado por um pastor cristão negro, atingiu o auge no momento em que os americanos decidiram começar a banir a Bíblia de nossa cultura.

Um movimento informado pelo bem e pelo mal e pela responsabilidade pessoal foi substituído por política, grupos de interesse e vitimização.

A comunidade mais prejudicada pela purga da responsabilidade pessoal que define a liberdade individual é aquela que começou como a mais fraca e a maior vítima de nossas falhas morais.

Sem um novo renascimento da fé, com certeza não teremos um novo nascimento da liberdade nos EUA.

A nação inteira e o futuro dela estão em perigo. E os mais fracos, aqueles com os quais os socialistas afirmam mais se importar, sofrerão mais.

Star Parker é presidente do Center for Urban Renewal and Education. [Centro para Renovação Urbana e Educação]

©2024 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: A Nation Dr. King Wouldn’t Recognize
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]