• Carregando...
Politicamente correto: “Galáxias Siamesas” serão chamadas pelo nome técnico
Politicamente correto: “Galáxias Siamesas” serão chamadas pelo nome técnico| Foto: Johannes Schedler/Nasa

A Agência Espacial Nacional Americana (NASA) anunciou na última quarta-feira (5) que vai revisar o nome de corpos celestes - como estrelas, planetas e galáxias - que contenham apelidos considerados preconceituosos.

"Conforme a comunidade científica trabalha para identificar e abordar a discriminação e a desigualdade sistêmica em todos os aspectos do campo, tornou-se claro que certos apelidos cósmicos não são apenas insensíveis, mas podem ser ativamente prejudiciais. A NASA está examinando seu uso de terminologia não oficial para objetos cósmicos como parte de seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão", afirma o órgão, em nota oficial.

O primeiro objeto a ter seu nome alterado será a NGC 2392, os restos de uma estrela parecida com o Sol, conhecida como "Nebulosa Esquimó". A justificativa dada pela NASA é a de que a palavra "esquimó" é "amplamente visto como um termo colonial com histórico racista, imposto aos povos indígenas das regiões árticas". Segundo a agência, a maioria dos documentos oficiais já deixou de usá-lo.

Também perderão seus apelidos as galáxias espirais NGC4567 e NGC4568, que pertencem à ao cluster de Virgem e são conhecidas como "Galáxias Siamesas". A partir de agora, a NASA vai tratá-las apenas por seus códigos oficiais.

"Os apelidos geralmente são mais acessíveis ao público do que os nomes oficiais de objetos cósmicos, como Barnard 33, cujo apelido 'Nebulosa da Cabeça de Cavalo' invoca sua aparência. Mas, frequentemente, apelidos aparentemente inócuos podem ser prejudiciais e prejudicar a ciência", explicou o administrador-associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa em Washington, Thomas Zurbuchen.

"Nosso objetivo é que todos os nomes estejam alinhados com nossos valores de diversidade e inclusão, e trabalharemos proativamente com a comunidade científica para ajudar a garantir isso”, ressaltou.

"Esses apelidos e termos podem ter conotações históricas ou culturais que são objetáveis ou indesejáveis, e a NASA está fortemente comprometida em resolvê-los", declarou Stephen T. Shih, administrador associado de diversidade e igualdade de oportunidades na sede da NASA.

A agência informou ainda que contará com uma equipe de consultores em equidade nas ciências astronômicas e físicas para fornecer orientação e recomendações para outros apelidos e termos para revisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]